IBGE's Gender Commission participates in two international events on equality, environment and time use
December 03, 2025 09h00 AM | Last Updated: December 03, 2025 01h37 PM

Between November 4 and 8, the coordinator of the IBGE's Thematic Commission on Gender, Daléa Soares Antunes, participated in the 22nd International Experts Meeting on Time Use and Unpaid Work and the 26th International Meeting on Gender Statistics (EIEG), both held in Mexico City and promoted by the Economic Commission for Latin America and the Caribbean (ECLAC), UN Women, the Mexican National Institute of Statistics and Geography (INEGI), and other regional partners.
The remainder is temporarily in Portuguese.
A 22ª Reunião Internacional de Especialistas em Informações sobre Uso do Tempo e Trabalho Não Remunerado foi realizada em 4 de novembro de 2025, no marco do XXVI Encontro Internacional de Estatísticas de Gênero. Ao longo das últimas duas décadas, a América Latina e o Caribe vêm consolidando o estudo do uso do tempo como um campo essencial para compreender as dinâmicas sociais e econômicas da região, bem como para evidenciar a divisão sexual do trabalho e a desigual organização social do cuidado entre mulheres e homens, reconhecidos pela CEPAL como um dos nós estruturais da desigualdade de gênero, conforme definido na Estratégia de Montevidéu (2016).
Nesse contexto, a coordenadora da Comissão Temática de Gênero do IBGE apresentou os avanços recentes na coleta de informações sobre uso do tempo no Brasil, destacando os aperfeiçoamentos metodológicos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e o teste do diário leve da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), que busca aprimorar a mensuração das atividades diárias de trabalho remunerado e não remunerado no País. Durante o evento, também foi anunciado que o Uruguai ficará responsável por coordenar a próxima atualização da CAUTAL, a Classificação de Atividades de Uso do Tempo da CEPAL, referência fundamental para a comparabilidade internacional dos dados sobre uso do tempo e trabalho de cuidados na América Latina e no Caribe.
Daléa Antunes explica que “o IBGE está empenhado em transversalizar a perspectiva das mulheres em toda a produção da Casa. Nesse sentido, a iniciativa da Divisão de Gênero da CEPAL de desenvolver uma caixa de ferramentas que sistematize documentos e produções com sensibilidade ao sexo em toda a região é fundamental. Esse esforço nos oferece referências sólidas e boas práticas que irão fortalecer o nosso trabalho e apoiar o papel estratégico que a construção de gênero tem dentro do Instituto.”

Já no EIEG, duas exposições foram apresentadas pela coordenadora: uma sobre o tema “Mulheres, meio ambiente e estatísticas”, e outra sobre a transversalização de gênero na produção estatística do IBGE, ressaltando as ações desenvolvidas para incorporar a perspectiva de gênero de forma ampla e integrada nas estatísticas oficiais. “Esses encontros são fundamentais para que o IBGE continue alinhado às boas práticas internacionais e fortaleça a produção de estatísticas sensíveis ao gênero, ao território e à diversidade. São espaços de cooperação técnica, inovação e reconhecimento do papel do Instituto na agenda regional de igualdade”, destacou Daléa.
Durante os eventos, foram discutidos temas centrais como valoração econômica do trabalho doméstico e de cuidados, integração de dados interseccionais e geográficos, violência política e digital contra mulheres e iniciativas de inovação em dados e igualdade de gênero, incluindo datathons e parcerias entre institutos nacionais de estatística, ministérios e mecanismos das mulheres.
Pelo Brasil, ainda estavam presentes Camila Firmino, responsável pelo RASEAM e pelo Observatório de Informações de Gênero (OBIG) e a Secretária Executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Barbosa Rodrigues Naves.
A participação do IBGE reforça o compromisso da instituição em produzir e disseminar informações estatísticas e geocientíficas que contribuam para a formulação de políticas públicas mais equitativas e sustentáveis, além de fortalecer a cooperação com organismos internacionais da América Latina e Caribe.