Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

RBG

Ferramenta de busca facilita acesso ao acervo da Revista Brasileira de Geografia

Editoria: Geociências | Umberlândia Cabral

26/05/2022 10h00 | Atualizado em 26/05/2022 15h24

Antes da ferramenta, as edições antigas só podiam ser consultadas na íntegra - Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

A partir de hoje (26), os leitores da Revista Brasileira de Geografia (RBG) podem acessar os números antigos da publicação por meio de uma ferramenta de busca. Todos os conteúdos das edições publicadas entre 1939 e 2006, época em que a revista era impressa, podem ser consultados a partir de palavras-chave, nome do autor ou título do trabalho. A ferramenta de busca já está disponível na página da publicação.

Para encontrar um trabalho publicado na RBG antes de 2016, era preciso consultar os índices e baixar a edição na íntegra. “O trabalho que empreendemos vai garantir o acesso imediato aos conteúdos desejados de forma muito mais rápida e fácil, agilizando a busca de artigos individuais, sem necessidade de download de edições anteriores completas”, explica a editora executiva da revista, Maria Lucia Vilarinhos.

De maneira mais fácil, os leitores podem acessar hoje artigos clássicos de grandes nomes da geografia brasileira e internacional como Aziz Ab’Saber, Orlando Valverde, Lysia e Nilo Bernardes, Fábio de Macedo Soares, Milton Santos, Bertha Becker, Roberto Lobato Corrêa, Leo Waibel, Preston James, Francis Ruelan, Emmanuel de Martonne e tantos outros que marcaram a formação do campo de estudos geográficos no Brasil.

No acervo da revista também há artigos de áreas correlatas à geografia como Geomorfologia, Climatologia, Geodésia, Cartografia e Toponímia.

“É possível encontrar facilmente os inconfundíveis desenhos a bico de pena de Percy Lau, na seção Tipos e aspectos do Brasil, para a qual ele produziu seus trabalhos, desde a 4ª edição do volume 1, em 1939, até 1965”, diz Vilarinhos. Ao ler as edições antigas, também há a possibilidade de acompanhar a evolução das legislações relativas ao território brasileiro e conhecer as notícias que retrataram eventos científicos internacionais.

De acordo com a editora, a divulgação desses eventos pela RBG foi de grande relevância para várias áreas do conhecimento e exercia um papel estratégico para as comunidades técnica e acadêmica nacionais e para a administração pública brasileira. “Os artigos, notícias, comentários e ilustrações estarão bem mais à mão a partir de agora, e não podemos deixar de mencionar o valioso acervo de fotos e mapas que acompanham artigos clássicos acerca das mais variadas regiões e paisagens nacionais”, destaca.

Sobre a RBG

Editada pelo IBGE, a Revista Brasileira de Geografia (RBG) é uma das mais antigas e respeitadas publicações técnico-científicas brasileiras, na área de Geografia e ciências afins. Com pequenas interrupções, a RBG foi publicada quadrimestralmente, por quase 70 anos, entre 1939 e 2006, sendo considerado um periódico de referência. Muitos de seus artigos abriram importantes fronteiras de conhecimento, tornando-se clássicos, tanto no país quanto no exterior. Desde 2016 o Instituto voltou a publicar a revista em novo formato – como edição eletrônica semestral.