RBG

Nova edição comemora 80 anos da Revista Brasileira de Geografia

Editoria: Geociências | Marília Loschi

03/09/2019 09h00 | Última Atualização: 03/09/2019 10h11

Revista Brasileira de Geografia comemora 80 anos - Capa da edição nº 64

O IBGE lançou hoje o volume 64 da Revista Brasileira de Geografia (RBG), que está comemorando 80 anos do lançamento de sua primeira edição, em 1939. Na sua estreia, a RBG caminhou lado a lado com a realização do primeiro Censo Demográfico do IBGE, em 1940, apresentando os marcos geodésicos para a definição dos recortes territoriais em que os questionários seriam aplicados.

Para a técnica do IBGE, Maria Lúcia Vilarinhos, um ponto de destaque é a ampliação do alcance da revista, seja por fatores tecnológicos, seja pela expansão da participação de autores. “Para mim, é muito gratificante constatar que, de lá para cá, nos adaptamos às novas atribuições que a realidade nos foi dando. A modernização tecnológica proporcionou trabalharmos como um periódico eletrônico, o que aumenta a visibilidade dos trabalhos e as possibilidades de representação, através de mapas, imagens, diagramas, fotos”, explica.

Segundo Maria Lúcia, a revista é um veículo que se consolidou na divulgação de trabalhos acadêmicos de ampla utilização de informações e pesquisas do IBGE. “É muito evidente que os autores buscam publicar na RBG porque reconhecem a importância dos nossos projetos, das nossas pesquisas. E isso está muito presente nesse número comemorativo”, comenta. “E é muito gratificante receber esse retorno da comunidade acadêmica/científica”.

Esta edição traz ainda uma homenagem especial a um dos autores, José Manuel Mateo Rodriguez, geógrafo cubano com expressiva produção nas áreas de educação em geografia, geografia ambiental e geografia cultural, que faleceu pouco antes do lançamento da RBG no semestre.  

Com edição do IBGE, a RBG é uma publicação científica digital e realiza dois lançamentos ao ano. A submissão de trabalhos é contínua e está aberta a pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, inclusive do próprio IBGE. Para acessar o conteúdo completo ou submeter trabalhos, visite o portal da RBG.


Palavras-chave: RBG, Geografia, Geociências, 80 anos.