Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Produtos farmacêuticos têm maior alta da indústria em outubro

05/12/2017 09h00 | Atualizado em 05/12/2017 09h01

Com variação positiva de 0,2% em outubro frente a setembro, o setor industrial foi influenciado, principalmente, pelos farmoquímicos/farmacêuticos e pelas bebidas, que aumentaram a produção em, respectivamente, 20,3% e 4,8%. As duas atividades estão na categoria de bens de consumo semiduráveis e não duráveis, que tem peso de 25% na Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada hoje pelo IBGE.


De acordo com o gerente da pesquisa, André Macedo, é preciso relativizar o crescimento dos farmoquímicos e farmacêuticos, que têm apresentado um comportamento oscilante: “A produção farmacêutica está entre as atividades que mais influenciaram negativamente a indústria. No acumulado do ano, ela caiu 7,4% e, em setembro, a queda foi de 19,7%”.

A PIM destacou ainda que a indústria acumulou uma alta na produção de 1,9% em 2017 e de 1,5% nos últimos 12 meses. Na comparação com outubro do ano passado, a indústria nacional cresceu 5,3%, o sexto crescimento consecutivo e o mais elevado desde abril de 2013 (9,8%).

Apesar de a variação de 0,2% ser inferior à divulgada no mês anterior (revisado em 0,3%), houve crescimento mais disseminado, com aumento na produção de 15 das 24 atividades, enquanto em setembro foram apenas oito, na comparação com o mês anterior. “O positivo desse resultado é percebermos que o crescimento da indústria está menos concentrado em setores específicos”, concluiu o gerente.

Texto: Pedro Renaux
Imagem: Pixabay
Arte: J.C. Rodrigues