Cartography
IBGE releases updated cartographic base with adjustments of borders and municipal meshes
November 26, 2025 10h00 AM | Last Updated: November 26, 2025 04h34 PM
Highlights
- The base includes adjustments in terms of the municipal meshes and the country's northern border.
- The new municipality of Boa Esperança do Norte (MT) has been added.
- The Transportation and Hydrography systems have undergone significant updates.
- Approximately 44,000 geographic names have been validated.
The IBGE launched this Wednesday (26) the seventh edition of the Continuous Vector Cartographic Base of Brazil, BC250, updated every two years since 2013. Produced at a scale of 1:250,000, the base brings together essential information for the planning, monitoring and management of the national territory.
The remainder is temporarily in Portuguese.
A nova versão, que traz a inclusão do novo município de Boa Esperança do Norte (MT), foi elaborada a partir de imagens de satélite que cobrem todo o país, de dados de pesquisas do IBGE e de informações fornecidas por órgãos parceiros. Esses insumos possibilitaram revisar e ampliar um conjunto expressivo de dados em relação à edição anterior, divulgada em 2023.
Segundo Rafael Balbi, analista de geoprocessamento e gerente de Bases Contínuas do IBGE, a BC250 “compreende um conjunto de dados geoespaciais de referência que fornece a geometria, a toponímia e a classificação necessárias para estudos centrados no território, oferecendo uma visão de conjunto que subsidia ações de planejamento e gestão. Por ser contínua e padronizada, a base permite a representação de aspectos gerais e temáticos do território, possibilitando o mapeamento de população, geologia, vegetação, solos, recursos naturais e ambientais, entre outros.”
A BC250 reúne 70 classes de feições, distribuídas em 13 categorias que incluem Energia e Comunicações, Hidrografia, Limites e Localidades, Relevo e Sistema de Transporte, além de contar com o Índice dos Nomes, ferramenta que permite localizar, por coordenadas geográficas, todos os nomes de feições registrados na base.
Desde 2014, a BC250 integra o Programa de Atualização Permanente (PAP), que garante melhorias metodológicas, inspeções de qualidade e incorporação contínua de novos insumos. Por ser a maior base cartográfica contínua em escala nacional, tornou-se referência para usuários de SIG e bancos de dados geográficos. O Sistema de Transporte da BC250 também é a referência geoespacial brasileira no Projeto Observatorio de Infraestructura de América del Sur , que reúne 12 países sob coordenação do Instituto Latino Americano de Avaliação Tecnológica (ILAT).
O que há de novo nesta versão:
- Atualização da malha municipal, incluindo o novo município de Boa Esperança do Norte (MT), e revisão da fronteira norte do Brasil com a Guiana Francesa, Guiana, Suriname Venezuela, Colômbia e Peru;
- Ampliação e aprimoramento do Sistema de Transporte, com atualizações mais abrangentes nos subsistemas rodoviário, ferroviário, hidroviário e aeroportuário;
- Melhoria da consistência topológica das feições de Hidrografia;
- Validação de cerca de 44 mil nomes de feições da base, sendo 7.384 de Localidades, 33.720 de Hidrografia e 2.292 de Relevo.
A nova BC250 segue as normas do Sistema Cartográfico Nacional, atende aos padrões da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) e está estruturada segundo a ET-EDGV 3.0.
A versão 2025 da BC250 está disponível em formatos abertos (shapefile, geopackage e dump do PostGIS) e pode ser acessada:
- Pelo site do IBGE;
- Pela Plataforma Geográfica Interativa- PGI ;
- Pelo Geoportal da INDE;
