CONFEST/CONFEGE 2025
IBGE lança proposta histórica para governança de dados na Conferência Nacional na Bahia
01/12/2025 18h32 | Atualizado em 01/12/2025 18h56

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se prepara para um marco histórico: a apresentação da proposta do Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) 2026–2030, durante a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE), que ocorrerá de 3 a 5 de dezembro de 2025, em Salvador (BA), nas instalações do SENAI Cimatec e do SESI, com apoio da FIEB e do governo estadual.
Esta será a primeira vez que a conferência, organizada pelo IBGE desde 1968, acontecerá fora do Rio de Janeiro, refletindo a estratégia de descentralização e inclusão regional em um momento em que o Brasil e o mundo vivem uma transformação profunda na base da inovação. Se na Era Industrial a cadeia automotiva foi o eixo estruturante, na Era Digital a produção e governança de dados se consolidam como vetor de desenvolvimento econômico e social, com potencial para reduzir desigualdades e gerar oportunidades, especialmente para a juventude.
O Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) 2026–2030 estabelece as informações estatísticas e geográficas essenciais ao planejamento econômico-social e ambiental do País, bem como à segurança e à soberania de dados no Brasil. Foi instituído pelo Decreto-Lei nº 161, de 13 de fevereiro de 1967, que também criou a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na Era Digital, o PGIEG orienta as ações que serão executadas pelo IBGE ao longo de um ciclo de cinco anos, alinhando prioridades, padrões de qualidade e diretrizes de inovação.
Desde então, o PGIEG foi mencionado em diversas legislações, especialmente naquelas que tratam do estatuto e das competências do IBGE. Em diferentes momentos, reafirmou-se que as informações previstas no PGIEG são de responsabilidade institucional do IBGE, que pode, para garantir sua exatidão, continuidade e regularidade, avocar a produção de informações cuja coordenação técnica lhe compete.
Segundo o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, “o PGIEG 2026–2030 é decisivo para o país porque orienta, de forma integrada e de longo prazo, a produção de dados essenciais ao planejamento, aos investimentos públicos e privados e às políticas sociais e territoriais. Ao definir prioridades, metodologias, padrões de qualidade, governança de dados e estratégias de inovação — incluindo avanços em geotecnologias, proteção de dados, interoperabilidade e parcerias internacionais — o plano garante que o Brasil disponha de informações confiáveis, tempestivas e comparáveis na Era Digital”.
Para Luis Vitagliano, assessor da presidência do IBGE, “o PGIEG é um plano que vai além do IBGE, é uma proposta para orientar e dar racionalidade às estatísticas e geográficas oficiais brasileiras. Permite coordenar uma série de iniciativas que olha para o Brasil de forma minuciosa. Entregar o PGIEG à sociedade pode ser uma contribuição decisiva do IBGE”.
A conferência também marca a consolidação do SINGED (Sistema Nacional de Geografia, Estatística e Dados), em parceria com o Serpro, por meio do Programa Nacional de Inteligência e Governança Estatística e Geocientífica, que propõe uma abordagem inovadora para antecipação de cenários futuros e formulação de políticas públicas preditivas.
Download do Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) 2026–2030
Serviço:
Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE)
Tema: Uma proposta de Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) para o Desenvolvimento do Brasil na Era Digital, no período entre 2026 e 2030.
Data: 3 a 5 de dezembro, em Salvador (BA)
Local: Instalações do SENAI Cimatec e do SESI
Endereço: Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã.
Inscrições gratuitas pelo link:
https://loja.ibge.gov.br/conferencia-nacional-dos-agentes-produtores-e-usuarios-de-dados-confest-confege.html
Organizada pelo IBGE, com apoio do Governo do Estado da Bahia, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do Senai Cimatec, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da União dos Municípios da Bahia (UPB), a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE) tem patrocínio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB).
Confira a programação e as inscrições pelo seguinte link: https://eventos.ibge.gov.br/conferencia-soberania-nacional/inicio