Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE participa da 49ª sessão da Comissão Estatística das Nações Unidas

Editoria: IBGE | Diana Paula Souza

08/03/2018 16h00 | Atualizado em 10/04/2018 08h50

O presidente do IBGE, Roberto Olinto Ramos, representou o Instituto como palestrante nas conferências relacionadas aos dez anos do Sistema de Contas Nacionais 2008, na 49ª sessão da Comissão Estatística das Nações Unidas (UNSC). Realizado em Nova York (EUA) entre os dias 06 e 09 de março, o evento discute o tema “Melhores dados, melhores vidas”, em tradução livre.

Além do presidente, a delegação do IBGE é formada pelo diretor de Pesquisas, Claudio Crespo, o diretor adjunto de Geociências, João Bosco de Azevedo, e o assessor de Relações Internacionais, Roberto Sant’Anna. Crespo falou, junto com Olinto, sobre os indicadores de saneamento básico para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

#praCegoVer Plenária da 49ª sessão da Comissão Estatística das Nações Unidas
Plenária da 49ª sessão da Comissão Estatística das Nações Unidas

Além da participação nas sessões plenárias, o IBGE organizou três eventos paralelos. O Uso de tecnologias na operação do Censo Agropecuário, em parceria com o National Bureau of Statistic of China (NBS), e o Modelo genérico de negócios de Geoinformação, com o Instituto Nacional de Estadística y Geografía (INEGI) do México, foram os temas apresentados por Bosco. O evento sobre o Instituto Interamericano de Estatística (IASI) foi realizado em parceria com Argentina, México e Panamá.

O presidente e o assessor de Relações Internacionais participaram, também, de uma reunião com representantes da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), visando a definição de um plano de trabalho conjunto para viabilizar o acesso do Brasil à organização.

A reunião com representantes do instituto oficial de estatísticas da União Europeia, o Eurostat, teve como objetivo definir um acordo de cooperação para abranger, prioritariamente, temas como big data, capacitação, uso de registros administrativos e integração estatística e geografia.

Olinto e Sant’Anna participaram, ainda, de encontros sobre cooperação técnica com representantes da própria UNSC, para a área de contas ambientais, e com a United Nations Population Found (UNFPA), para o Censo Demográfico.