Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

90 anos

IBGE lança capacitação inédita para prevenir desastres: saiba como participar

Aberta a gestores públicos e privados, a primeira turma será dia 20/07, das 9h às 12h.Gratuita, a primeira capacitação atenderá até mil participantes, com inscrições abertas de 01/07 até dia 15/07.

Editoria: IBGE

01/07/2026 15h19 | Atualizado em 01/07/2026 15h19

Página do SINGED Lab Desastres reunirá dados cartográficos, estatísticos e geocientíficos do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados (SINGED). - Foto: CEON/IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre hoje, 1º de julho, as inscrições para a primeira turma do SINGED Lab Desastres, iniciativa de capacitação voltada a gestores públicos (de órgãos e instituições públicas), gestores privados (de instituições privadas e entidades da sociedade civil) e participantes autônomos que atuam na prevenção, mitigação e reconstrução de áreas afetadas por desastres ambientais.

A primeira capacitação será realizada no dia 20 de julho, das 9h às 12h, com participação gratuita e vagas para até mil participantes. As inscrições seguem abertas até 15 de julho, pelo site: https://www.ibge.gov.br/singedlab-desastres.

Durante a capacitação, os participantes terão acesso às ferramentas do IBGE e serão capacitados para utilizá-las em situações reais, desde ações preventivas até estratégias de médio e longo prazo para adaptação climática.

Ao fim da capacitação, os participantes habilitados receberão certificado emitido pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE) e poderão integrar grupos que irão compor as Comissões de Prevenção de Desastres no Brasil (CPDB-IBGE).

Ministrados por técnicos do IBGE, o programa foi estruturado para qualificar profissionais que atuam diretamente na gestão de riscos e emergências climáticas, fortalecendo a tomada de decisão com base em dados e evidências. A proposta prevê a formação de até oito gestores públicos por município e, no mínimo, cinco representantes por empresa privada, incentivando a atuação integrada entre diferentes setores.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, destaca que a iniciativa representa um avanço no papel do Estado: “O SINGED Lab Desastres inaugura uma nova fronteira para o Estado brasileiro: usar inteligência territorial e estatística não apenas para contar perdas, mas para evitar que elas aconteçam.”.

Inteligência territorial para antecipar desastres

A página do SINGED Lab Desastres reunirá dados cartográficos, estatísticos e geocientíficos do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados (SINGED) para oferecer suporte mais ágil e qualificado às ações em campo, auxiliando na resposta a eventos climáticos extremos. Neste primeiro momento, o foco estará na estratégia nacional de atenção ao El Niño, fenômeno cuja probabilidade de ocorrência tende a aumentar ao longo de 2026.

A plataforma centraliza o manancial técnico no Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados (SINGED) e, futuramente, disponibilizará um ambiente virtual para fóruns permanentes de discussão munidos por inteligência artificial. Para além das fronteiras brasileiras, o modelo servirá de base em uma cooperação internacional com a CEPAL (Nações Unidas) na primeira quinzena de julho de 2026, com o intuito de estruturar uma nova geração de estatísticas públicas e compartilhamento de metodologias de mitigação para toda a América Latina e Caribe.

A iniciativa integra a série de ações e comemorações dos 90 anos do IBGE.  A programação completa dos 90 anos do IBGE pode ser acompanhada no portal comemorativo: IBGE 90 anos.

Serviço

Primeira capacitação do SINGED Lab Desastres
Data: 20/07/2026
Horário: 9h às 12h
Inscrições: 01/07 até dia 15/07 pelo formulário de cadastro disponível no site: https://www.ibge.gov.br/singedlab-desastres.