Triplo Fórum
Triplo Fórum no Ceará: IBGE estende as inscrições presenciais
09/06/2025 13h20 | Atualizado em 09/06/2025 13h20
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estendeu as inscrições presenciais para participar do evento Triplo Fórum Internacional de Governança do Sul Global no site do evento. Quem ainda não fez sua inscrição pode acessar: (https://loja.ibge.gov.br/triplo-forum-internacional-da-governanca-do-sul-global-novos-indicadores-e-temas-estrategicos-para-o-desenvolvimento-e-a-sustentabilidade-na-era-digital.html). As inscrições poderão ser feitas, também, nos dias 11, 12 e 13, no próprio local evento (Centro de Eventos do Ceará - Av. Washington Soares, 999, em Fortaleza (CE)
Conheça mais sobre o Triplo Fórum
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em coorganização com o Governo do Estado do Ceará e apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), do Ceará Sem Fome, da Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará S/A - Ceará Par, da Secretaria de Turismo do Ceará, da Secretaria Nacional de Juventude - Secretaria Geral da Presidência da República, e demais parceiros, realizará de 11 a 13 de junho o Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global - Novos indicadores e temas estratégicos para o desenvolvimento e a sustentabilidade na Era Digital, em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999).
Durante três dias de evento, Fortaleza receberá o maior grupo de representantes de institutos de estatísticas do Sul Global, com as seguintes delegações já confirmadas: Angola, África do Sul, Colômbia, China, Egito, Emirados Árabes, Etiópia, Equador, Indonésia, Moçambique, Rússia e Uruguai. Além das delegações oficiais, Triplo Fórum já tem participantes confirmados de mais de 30 países. E mais de 100 palestrantes.
Fórum reunirá em Fortaleza participantes dos BRICS, MERCOSUL e CPLP, em ano de debates da COP 30 no Brasil, o que envolverá os países do bioma amazônico.
As inscrições no Triplo Fórum para os participantes presenciais é aberta a autoridades, gestores públicos e privados, acadêmicos, pesquisadores, profissionais e estudantes, além de entidades da sociedade em geral.
Além de mesas internacionais e temáticas, com tradução simultânea, o Triplo Fórum oferecerá oficinas de tecnologia, entre elas: "Políticas públicas na era digital: Dominando os dados do IBGE". A participação terá certificado oficial do IBGE.
Triplo Fórum organizará debate técnico
O Triplo Fórum tem como objetivo organizar um debate técnico (presencial e remoto), com a oportunidade de reunir os chefes dos Institutos Nacionais de Estatística, autoridades, parlamentares, gestores públicos e privados, universidades, entidades da sociedade civil, jovens pesquisadores, estudantes, entre outros, em torno dos desafios da Governança internacional na Era Digital e seus impactos para as economias do Sul Global.
Somado a isso, destaca-se o fato de que, em 2025, o Brasil preside o BRICS e o MERCOSUL, tendo o IBGE como o representante brasileiro dos institutos de estatísticas desses países. E o Brasil terá agenda especial dedicada a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Serão três fóruns estratégicos para avançar em propostas e ações de novos indicadores soberanos e refletir sobre temas essenciais para o desenvolvimento e a sustentabilidade, em ano de realização no Brasil da COP 30 - 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), no que envolverá a participação dos países do bioma amazônico.
Serviço
Organização: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
Coorganização: Governo do Estado do Ceará;
Apoios: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Banco do Nordeste do Brasil (BNB); Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); Ceará Sem Fome; Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará S/A - Ceará Par; Secretaria de Turismo do Ceará; Secretaria Nacional de Juventude - Secretaria Geral da Presidência da República, e demais parceiros,
A programação detalhada já está disponível no site do Triplo Fórum, dentro do portal do IBGE, com as inscrições gratuitas para todos os interessados dentro e fora do Brasil.
O número de vagas é limitado e por ordem de inscrição.
Todos os participantes receberão certificado.
Mais informações eventos@ibge.gov.br.