Posse dos Conselhos Curador e Fiscal da Fundação IBGE+
24/10/2024 15h31 | Atualizado em 24/10/2024 15h37
Foi realizada nesta quarta-feira, 23, de modo presencial e virtual, a cerimônia de posse dos membros dos Conselhos Curador e Fiscal da Fundação de Apoio à Inovação Científica e Tecnológica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE +.
Como conselheiros titulares do Conselho Curador da IBGE +, o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, em conformidade com o artigo 10, parágrafo nono do Estatuto da Fundação IBGE+, deu posse a Walid Nemer Damous Sobrinho, Gerente de Relações Institucionais do IBGE; Francisco Garrido Barcia, Superintendente Estadual do IBGE em São Paulo e Sonia Val Dias, Chefe de Gabinete do Presidente do IBGE, e para as respectivas suplências, Edson Chun-Ichi Ebara, Gerente de Relações Institucionais substituto do IBGE; Rose Mary Rodrigues, Diretora-Executiva substituta do IBGE, e Antonio Tadeu Ribeiro de Oliveira, servidor aposentado do IBGE.
Como representantes indicados pelo Conselho Curador do IBGE na forma do artigo 10, inciso II, do Estatuto da Fundação IBGE+, Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, doutor pela UNICAMP, economista e professor, tendo por sua suplente Liana Maria da Frota Carleial, doutora pela USP, economista e professora.
Indicados como representantes eleitos pelos servidores ativos do IBGE na forma do artigo 10, inciso III, Clician do Couto Oliveira, Tecnologista da Gerência de Indicadores Sociais da Coordenação de População e Indicadores Sociais da Diretoria de Pesquisas do IBGE, tendo como suplente Paulo Roberto Gaudio de Almeida, Chefe da Agência do IBGE em Guarulhos (SP). Walid Nemer Damous Sobrinho foi indicado Presidente do Conselho Curador.
Como representante titular indicado pelo Conselho Diretor do IBGE para o Conselho Fiscal da Fundação IBGE +, Gabriel Correa Teles de Assis, contador do IBGE, tendo por suplente Eurico de Souza Gomes Filho, servidor aposentado. Como representante do Conselho Curador do IBGE no Conselho Fiscal da Fundação IBGE+, foi indicado Nelio Ferreira Machado, Corregedor do IBGE, tendo por suplente Millane Chaves da Silva, Superintendente Estadual do IBGE em Mato Grosso. Eleitos pelos servidores ativos, a conselheira Rosinadja Batista dos Santos Morato, Chefe da Seção de Pesquisas Estruturais no IBGE em Sergipe, tendo como suplente Paulo Henrique Schroder, Assistente Técnico do IBGE em Santa Catarina. Gabriel Correa Teles de Assis foi indicado Presidente do Conselho Fiscal.
Em sua fala de abertura da cerimônia, Pochmann reiterou a satisfação em dar posse aos conselheiros e conselheiras, ressaltado ser este “um passo importante para o fortalecimento do IBGE como instituição de vanguarda científica e tecnológica”, e um “marco fundamental para o IBGE, que avança na sua modernização em meio às demandas da transformação digital.”
“A Fundação IBGE+ preserva a independência técnica do IBGE e será regida por um Conselho Curador e um Conselho Fiscal, que hoje tomam posse, compostos, em sua maioria, por servidores estáveis com mais de dez anos de experiência no Instituto. Com a posse dos membros destes Conselhos, temos a certeza de que as iniciativas da Fundação estarão alinhadas com a Política de Inovação do IBGE e com seus objetivos estratégicos”, o presidente do IBGE.
Os conselheiros e conselheiras, por sua vez, agradeceram a nomeação e ressaltaram seus compromissos com o IBGE e com o desenvolvimento científico e tecnológico da instituição frente aos desafios colocados.
Após a cerimônia de posse, o Conselho Curador realizou sua primeira reunião com composição completa. Na reunião, foram indicados Licio da Costa Raimundo como Diretor Financeiro, José de Menezes da Gama Malcher, Diretor de Inovação Técnico-Científica, e Marise Maria Ferreira como Diretora Administrativa da Fundação IBGE +.