Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

CONFEST/CONFEGE

IBGE realiza na UERJ o lançamento oficial da Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados

Editoria: IBGE

02/05/2024 17h19 | Atualizado em 02/05/2024 17h23

Marcio Pochmann e a reitora da Uerj reuniram-se para o lançamento da Confege/Confest - Foto: Marina Salves

O IBGE lançou de maneira oficial a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados - Soberania Nacional em Geociências, Estatísticas e Dados: riscos e oportunidades do Brasil na Era Digital na última segunda-feira, 29, em evento na Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), localizada no Campus Maracanã, zona norte da capital fluminense, sendo transmitido também de maneira remota via IBGE Digital e redes sociais do Instituto.

A Conferência reunirá agentes produtores e usuários de dados entre os dias 29 de julho e 2 de agosto na UERJ, no Campus Maracanã, Rua São Francisco Xavier, 524, na cidade do Rio de Janeiro. Este evento faz parte da série histórica CONFEST (Conferência Nacional de Estatística) e CONFEGE (Conferência Nacional de Geografia) e tem como objetivo discutir os riscos e oportunidades que acompanham a nova Era Digital e tratar da consolidação do Sistema Nacional de Geociências, Estatística e Dados (SINGED). As inscrições para a participação presencial ou remota da Conferência se iniciam no dia 13 de maio no site do IBGE.

O lançamento na UERJ consolidou também a logomarca do evento, com o Brasil no centro do mundo do debate sobre a Era Digital, assim como ocorreu na nona edição do Atlas Geográfico Escolar.

Em sua fala, o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, destacou a importância da conferência para a sociedade brasileira. “Este evento marca o papel do IBGE na busca da reconstituição estatística do país, num processo que passará pelo Congresso Nacional e pela sociedade brasileira como um todo, com as universidades, como institutos de pesquisa e com os ministérios. E nada melhor que realizar esta conferência na UERJ, numa parceria com uma das universidades do país. A constituição do SINGED oferecerá à sociedade a possibilidade de expor dados melhores para tomadas de decisão. Os dados são tão importantes quanto o petróleo foi no passado, pois é a forma como um país se reafirma no mundo como um território soberano”, disse Pochmann.

A Era Digital, acrescentou, “estabelece, como modelo de negócio a acumulação de dados por meio de nossas redes sociais, na medida que o acesso a essas redes se dá pela aceitação da política de publicidade das grandes empresas, as big techs. Em função desta realidade, o IBGE vem patrocinando um debate com a sociedade brasileira em relação à necessidade de reorganizar as estatísticas e os dados, uma vez que o Instituto já foi o principal coordenador de dados no Brasil”, afirmou o presidente do IBGE.

Gulnar Azevedo e Silva, reitora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ressaltou a parceria com o IBGE e a importância do vínculo do Instituto com o ambiente acadêmico. “Entendo que o Brasil passa por um momento de dificuldade, mas também um momento de aperfeiçoar nossos dados e fazer com que estes dados se tornem objeto direto para a construção de políticas públicas. O papel das universidades, junto com o IBGE, é de modificar essa realidade e fazer com que nossos dados sejam objetivos e muito fundamentados para transformar. É preciso reconstruir o Brasil, mas com uma base sólida. Base essa que o IBGE vem construindo ao longo dos anos”, disse a reitora da UERJ.

Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados - Soberania Nacional em Geociências, Estatísticas e Dados: riscos e oportunidades do Brasil na Era Digital

Data: De 29/07/2024 a 02/08/2024
Local: UERJ - Campus Maracanã - Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro – RJ
Inscrições: a partir de 13 de maio
Hotsite: https://eventos.ibge.gov.br/conferencia-soberania-nacional/apresentacao/