Revista Retratos
A arte e a estatística dos alimentos
30/10/2017 09h00 | Atualizado em 12/07/2019 11h22
A natureza-morta é um gênero artístico que relaciona objetos do cotidiano com temáticas contemporâneas, a fim de promover a reflexão, seja pela estética, seja pela significação. Apesar de métodos e de motivações extremamente diferentes, é possível encontrar semelhanças entre os campos da arte e da estatística.
Assim como as obras de arte, as pesquisas do IBGE, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), contemplam objetos do dia a dia que levam a análises e reflexões sobre os comportamentos da sociedade. A partir dessa analogia, a edição de outubro da revista Retratos apresentou algumas particularidades dos hábitos alimentares da população brasileira.
![#PraCegoVer Alguns dos produtos que mais pesaram no orçamento das famílias em 2017, de acordo com o IPCA: pão francês, queijo, leite longa vida, café moído, biscoito, arroz, frango inteiro e refrigerante e água mineral](/images/agenciadenoticias/revista_retratos/Revista4_out2017/not_IPCA.jpg)