Censo Agropecuário
Bacabal, no Maranhão, inicia pré-teste do Censo Agropecuário com treinamento das equipes
05/12/2025 12h00 | Atualizado em 09/12/2025 12h01
Na quarta-feira (3/12) foi realizado, na cidade de Bacabal (MA), o treinamento dos agentes que participarão do pré-teste do 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola. Esse treinamento faz parte da capacitação dos recenseadores que atuarão na coleta dos dados.
O papel dos recenseadores será exercido por Agentes de Pesquisa e Mapeamento (APMs) em cada município ou unidade da federação selecionada.
O APM Márcio Gomes, que atuará no Censo no Maranhão, destacou os pontos abordados no treinamento. “Pudemos entender melhor o questionário que será aplicado, como utilizar o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), que apresenta novas funções, como o sistema de rotas e a geolocalização”, afirmou.
Márcio acrescentou ainda o aprendizado sobre como proceder à coleta em áreas de Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs), pois essas áreas terão maior relevância no Censo Agropecuário previsto para ocorrer em 2027.
Pré-teste no Maranhão
No projeto básico do 12º Censo Agropecuário, estão previstos quatro testes: 1) prova piloto I; 2) prova piloto II; 3) censo experimental e 4) teste de implantação/homologação.
Portanto, a Prova Piloto I é um dos testes realizado dentro do 12º Censo Agropecuário. Trata-se de uma etapa crucial para avaliar a validade e a eficácia dos instrumentos de capacitação, das tecnologias e das abordagens incorporadas no novo projeto censitário. É também fundamental para testar o questionário e os protocolos, além de auxiliar no desenvolvimento do aplicativo do questionário e dos sistemas gerenciais.
No Maranhão, especificamente na cidade de Bacabal, ocorrerá a Prova Piloto I somente para os Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs), como explica o coordenador operacional do teste, Gustavo Pereira:
“Nós trabalharemos apenas em áreas PCTs. Ontem, dia 3/12, realizamos o treinamento dos recenseadores e hoje, 4/12, começamos o trabalho de campo, que se estenderá até o dia 12 de dezembro”, afirmou.
Ainda de acordo com o coordenador, o objetivo do pré-teste é verificar, na prática, o que precisa ser aperfeiçoado para o Censo Agropecuário. “O objetivo é realizar testes tanto nos equipamentos, no sistema do DMC, nos softwares desenvolvidos para o Censo, quanto nos questionários. Faremos visitas apenas em alguns setores pré-selecionados, sem o objetivo de finalizá-los, mas procurando obter o máximo de entrevistas possível durante esse período de testes”, pontuou.
L