Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

CONFEST/CONFEGE 2025

IBGE convoca os participantes da conferência na Bahia a fazerem sua inscrição na abertura, dia 03/12

Editoria: IBGE

21/11/2025 09h00 | Atualizado em 21/11/2025 12h24

Em função da lotação do espaço, as inscrições para participação presencial na abertura do evento, que será das 8h às 10h, devem ser feitas por meio de formulário disponível na página da Conferência, no Portal do IBGE. (https://eventos.ibge.gov.br/conferencia-soberania-nacional/inicio).

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 27 de novembro, mas, considerando a lotação das mesas, grupos temáticos e oficinas, entre outras atividades, mais da metade das vagas já está esgotada.

A conferência acontece de 3 a 5 de dezembro, na cidade de Salvador (BA), nas instalações do SENAI Cimatec e do SESI. Endereço: Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã. Tema: Uma proposta de Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) para o Desenvolvimento do Brasil na Era Digital, no período entre 2026 e 2030.

Entrando na reta final de divulgação, o IBGE prepara uma grande abertura para a sua mais importante conferência, que, pela primeira vez, ocorre na Bahia, em Salvador. Mais de 60 autoridades já estão confirmadas.

Como anfitriões e apoiadores, já estão confirmados: Marcio Pochmann, Presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; Jerônimo Rodrigues, Governador do Estado da Bahia; Carlos Henrique Passos, Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB; e Walter Pinheiro, Diretor de Relações Institucionais do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – CIMATEC.

Como parceiros do evento, estão confirmados: Wilson Paes Cardoso, Presidente da União dos Municípios da Bahia – UPB; e Francisco Ferreira Alexandre, Superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE.

Na área internacional, estão confirmados os chefes de estatística dos Institutos Nacionais de Estatística da Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, além de representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A organização também aguarda a confirmação de ministros e do presidente da República, entre outras autoridades de órgãos de governo (União, estado e municípios), autarquias, entidades, academia e sociedade em geral, do Brasil e do exterior.

Organização + apoios

Organizada pelo IBGE, com apoio do Governo do Estado da Bahia, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), do Senai Cimatec, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da União dos Municípios da Bahia (UPB), a Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE) segue para os últimos 10 dias de inscrições, com a metade das atividades esgotadas (mesas, grupos temáticos e oficinas). Além da programação, a conferência tem uma agenda que começa dias 1 e 2/12, com evento voltado à preparação do pré-teste do próximo Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, também reuniões fechadas entre o IBGE e os parceiros locais, nacionais e internacionais.

A conferência terá uma agenda oficial internacional

A conferência receberá a Reunião Especializada de Estatísticas do Mercosul (REES), que será realizada em Salvador e integra a agenda oficial da presidência do Mercosul, atualmente ocupada pelo Brasil. Na ocasião, estarão reunidas chefes de estatística dos Institutos Nacionais de Estatística da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Também faz parte da programação a mesa Bioma Amazônia, que reunirá representantes dos institutos de estatística da Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, além do Brasil.

Haverá uma agenda especial de atividades do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

As mesas internacionais terão tradução.

Participação do Brasil e do exterior

Com mais de dois mil participantes presenciais confirmados, entre convidados nacionais e internacionais, a conferência ainda tem mesas, grupos temáticos e oficinas abertas — especialmente as atividades organizadas com parcerias locais no estado, com foco no debate de temas estratégicos de interesse da Bahia.

Quem pode participar?

A conferência é aberta a todos os agentes produtores e usuários de dados, às autoridades, aos gestores públicos e privados, aos pesquisadores, acadêmicos, estudantes, professores e à sociedade em geral.

Abertura e encerramento

A organização da conferência alerta para a necessidade de inscrição dos participantes que desejam acompanhar presencialmente a abertura e o encerramento.

É necessário realizar a inscrição o mais breve possível, em função da quase lotação dos dois espaços.

Pela primeira vez na Bahia

A conferência acontece de 3 a 5 de dezembro, na cidade de Salvador (BA), nas instalações do SENAI Cimatec e do SESI. Endereço: Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã.

Pela primeira vez, a conferência mais importante do IBGE — organizada desde 1968 — será realizada fora do Rio de Janeiro, em um momento em que o Brasil e o mundo passam por uma mudança nas bases da inovação.

Essa retomada faz parte de uma série de ações transversais de reposicionamento do IBGE como protagonista da governança das geociências e estatísticas, além da interface com os desafios do Estado e da iniciativa privada na busca por informações oficiais históricas, do presente e capazes de antecipar o futuro.

Serviço:
Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados (CONFEST/CONFEGE)
Tema:
Uma proposta de Plano Geral de Informações Estatísticas e Geográficas (PGIEG) para o Desenvolvimento do Brasil na Era Digital, no período entre 2026 e 2030.
Data: 3 a 5 de dezembro, em Salvador (BA)
Local: Instalações do SENAI Cimatec e do SESI
Endereço: Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã.

Inscrições gratuitas pelo link:
https://loja.ibge.gov.br/conferencia-nacional-dos-agentes-produtores-e-usuarios-de-dados-confest-confege.html

Organização: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Apoio: Governo do Estado da Bahia, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Senai Cimatec, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e União dos Municípios da Bahia (UPB)

Confira a programação e as inscrições pelo seguinte link: https://eventos.ibge.gov.br/conferencia-soberania-nacional/inicio