ENCE
ENCE de Portas Abertas recebe mais de 200 alunos de seis escolas
12/06/2026 14h59 | Atualizado em 12/06/2026 15h14
Durante toda a semana, a programação do ENCE de Portas Abertas (EPA) recebeu cerca de 250 estudantes de seis escolas diferentes do Rio de Janeiro-RJ. O evento, organizado pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), teve palestras, minicursos online e oficinas presenciais iniciou na segunda-feira (08) e terminou nesta sexta-feira (12).
As atividades do EPA, que já está na 5ª edição, visaram encurtar os laços da instituição de ensino superior do IBGE com estudantes, professores e pesquisadores, além do público em geral. Toda a programação é gratuita, mediante inscrição prévia.
Rômulo Freitas se formou na turma de estatística de 2003 da ENCE. Ele se inscreveu para participar do EPA deste ano para trocar conhecimento entre pessoas de diferentes perfis acadêmicos. “Ter essa sinergia, entre os alunos mais experientes e os ex-alunos, que já estão no mercado, que têm uma certa experiência, essa troca aí eu acho muito rica”, afirmou.
O EPA é organizado em três momentos, distribuídos pelos cinco dias da semana. Cada um ligado às atividades desenvolvidas pela ENCE e pelo IBGE. Como o Censo Demográfico de 2022 que mostrou como as mulheres são maioria da população no Brasil, 104,5 milhões ao todo.
“Mas o que mais o levantamento aponta sobre a realidade das mulheres no nosso país?”. Debates em torno dessa pergunta abriram o primeiro momento do evento, o EPA Conexões, encontro pensado para fortalecer o diálogo entre a ENCE, outras instituições e a sociedade.
Aluna do curso de estatística da ENCE, Valéria Percia participou duas vezes como voluntária do EPA e já faz planos para uma nova edição. “Eu tenho um carinho especial com o evento e eu acho muito legal ver a ENCE receber gente de fora, a ENCE fica alegre”, comentou.
O segundo momento do EPA foi composto por cinco atividades online e gratuitas para quem busca explorar a estatística para além da teoria. Da demografia às apostas esportivas, da lógica atuarial à análise de microdados públicos, os temas mostraram como os dados ajudam a compreender decisões, comportamentos e transformações da sociedade.
Para o terceiro e último momento, o EPA promoveu oficinas voltadas ao público escolar, estudantes do ensino regular, EJA, famílias e pessoas interessadas em explorar ciência e dados de forma interativa. A programação reuniu jogos, experimentos e dinâmicas sobre estatística, matemática, geociências e demografia para mostrar como os dados ajudam a compreender o cotidiano, os territórios e a sociedade.
Novidade para o Ensino Fundamental I
A grande novidade desta edição foi o EPA Oficininhas, uma atividade especial desenhada exclusivamente para estudantes do Ensino Fundamental I. Realizada em formato fechado, com duas escolas previamente convidadas, a programação buscou plantar a semente do pensamento científico e espacial desde os primeiros anos escolares.
"Além de divulgar a nossa escola, nossa instituição, a gente divulga a estatística, o IBGE como um todo. Então, promover eventos assim e, principalmente, trabalhando muito no entorno da ENCE, com o ensino básico, a gente dá possibilidade de os alunos visualizarem que é uma possibilidade de carreira, uma possibilidade que eles podem estudar e está muito perto deles”, explica Renata Bueno, presidente da Comissão Organizadora do evento e professora da graduação e pós-graduação da ENCE.
Dúvidas e sugestões sobre novas edições do ENCE de Portas Abertas podem ser enviadas para o e-mail [email protected].
Canal do IBGE no Whatsapp
Participe do canal oficial do IBGE no WhatsApp e fique por dentro de todas as informações do IBGE. Acesse aqui!
