IBGE comemora 89 anos na Reserva Ecológica em Brasília
29/05/2025 11h28 | Atualizado em 29/05/2025 17h58

Nesta quinta-feira, 29 de maio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) completa 89 anos de história e relevância para o desenvolvimento do Brasil. A comemoração será na Reserva Ecológica do IBGE (Recor), em Brasília (DF), a partir das 17h, e contará com a presença de servidores e convidados. A data também marca o dia do Geógrafo e o dia do Estatístico, além de dar início aos preparativos para a comemoração dos 90 anos do Instituto, em 2026.
O evento terá transmissão pelo IBGE Digital e pelas redes sociais do Instituto. Os interessados em participar da comemoração podem confirmar pelo e-mail eventos@ibge.gov.br ou comparecer no credenciamento no local.

Concomitantemente ao aniversário do Instituto, acontece o 3° Encontro Nacional de Servidores (ENS). Diversos grupos discutem, durante os dias 28 e 29, temas centrais para o IBGE, como a implementação do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados (Singed), um novo modelo de governança para a produção estatística, geocientífica e de dados do Brasil.
O 1º Encontro Nacional de Servidores foi realizado, nos dias 16 e 17 de novembro de 2023, na Unidade de Parada de Lucas, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Já o 2º Encontro ocorreu nos dias 27 e 28 de maio, no Palácio da Fazenda, no Centro do Rio.
Uma trajetória de quase nove décadas
O IBGE foi criado em 29 de maio de 1936, durante o governo de Getúlio Vargas, inicialmente com o nome de Instituto Nacional de Estatística (INE). Seu fundador, Mário Augusto Teixeira de Freitas, tinha como visão a criação de um sistema estatístico nacional articulado, que possibilitasse um diagnóstico preciso da realidade brasileira. Em 1938, o nome foi alterado para Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ampliando suas competências para incluir a produção de informações geográficas, cartográficas e ambientais.
Já a Reserva Ecológica do IBGE, palco da comemoração dos 89 anos, foi criada em 1975 e desempenha um papel central nas atividades de pesquisa ambiental e monitoramento da biodiversidade do Cerrado brasileiro. Com cerca de 1.400 hectares, a reserva abriga centenas de espécies nativas de fauna e flora e serve como referência para estudos ecológicos de longo prazo. Além de sua função científica, o espaço representa o compromisso do IBGE com a sustentabilidade e a integração entre conhecimento geográfico e preservação ambiental, alinhando ciência e conservação.