Em parceria com UFPR,USP e UFF, o IBGE prorroga prazo para submissão de resumos para o IV SBIDE
26/07/2024 14h38 | Atualizado em 29/07/2024 09h42
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prorrogou até 4 de agosto o prazo para submissão de resumos para o IV Simpósio Brasileiro de Infraestrutura de Dados Espaciais (IV SBIDE). Em comemoração aos 16 anos de instituição da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), o evento, promovido pelo IBGE em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com a Universidade Federal Fluminense (UFF), será realizado entre os dias 15 e 18 de outubro com o tema “IDEs Inteligentes para governança e políticas públicas”.
O evento reunirá produtores e usuários de dados e informações geoespaciais de instituições públicas e privadas, a academia e interessados que trabalham ou têm interesse em Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE). O IV SBIDE visa trazer novidades de ferramentas e tecnologias de infraestrutura de dados espaciais, incentivar a adoção de padrões abertos e a interoperabilidade entre sistemas, debater sobre a gestão e compartilhamento de dados espaciais e incluir questões de privacidade, segurança e acesso a informações.
Os resumos deverão ser enviados pelo link disponível aqui. Nesta edição, serão recebidos resumos em português, inglês ou espanhol, entre 800 e 1000 palavras (excluindo título, autores, contatos e referências) e até duas figuras de no máximo 300 kb cada, ou duas tabelas ou uma figura e uma tabela. Os resumos serão avaliados, podendo ser selecionados para apresentação oral, com duração de 15 minutos. A divulgação da avaliação dos resumos será no dia 02 de setembro. Confira todos os detalhes do IV SBIDE no site oficial do evento.
Rogério Luiz, gerente do Diretório Brasileiro de Dados Geoespaciais (DBDG) da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), destaca que o IV SBIDE é um evento de grande importância para o desenvolvimento e a integração de dados geoespaciais no Brasil e proporciona um espaço para a interação entre pesquisadores, profissionais, gestores e usuários de dados espaciais de diversas áreas, como cartografia, geografia, engenharia, ciências ambientais, entre outras.
O IV SBIDE tem como objetivo apresentar, discutir e promover a troca de conhecimento e experiências em questões tecnológicas, o estado da arte da implementação de IDEs, normas e padrões estabelecidos nacionais e internacionais, e instruções para adesão à INDE. Os quatro subtemas para essa edição do evento são: Governança e Integração; Qualidade, Segurança e Interoperabilidade; IDEs em ação; e Inovação e Tecnologia.
“Com a participação de especialistas, o simpósio é uma oportunidade para a troca de conhecimentos sobre novas tecnologias, padrões e metodologias em infraestrutura de dados espaciais (IDE). Espera-se um fortalecimento das redes de colaboração entre instituições acadêmicas, governamentais e privadas, tanto nacionais quanto internacionais.”, explicou Rogério Luiz, gerente do DBDG da INDE.
A INDE é um conjunto integrado de tecnologias, políticas, mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento, padrões e acordos, para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso de dados geoespaciais, por cidadãos e organizações públicas e privadas, que possibilita o processamento de geoinformações, oferecendo suporte ao planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas.
“O IV SBIDE é, portanto, um evento chave para o avanço da infraestrutura de dados espaciais no Brasil, promovendo a inovação, a colaboração e o desenvolvimento sustentável através do uso de geoinformação”, concluiu Rogério Luiz.