Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Caravana Federativa

IBGE realiza 35 atendimentos no primeiro dia da Caravana Federativa no Pará

Editoria: IBGE

04/07/2024 19h11 | Atualizado em 04/07/2024 19h14

IBGE realiza atendimentos no primeiro dia da Caravana Federativa realizada em Belém, capital do Pará.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou nesta quinta-feira, 4, os primeiros atendimentos na Caravana Federativa do Piauí, realizada no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, no bairro de Marco. O evento conta com a participação de mais de 30 ministérios, autarquias e órgãos do governo federal, e tem o objetivo de discutir programas, políticas e serviço públicos, a prefeitos, secretários, assessores, gestores públicos, comunidade acadêmica e movimentos sociais paraenses.

Dos 144 municípios paraenses, 141 estão representados nesta edição da Caravana. Com o tema “União e reconstrução por uma nova relação federativa”, o evento chega a sua décima primeira edição, após passar por Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Palmas (TO), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Recife (PE), São Luís (MA), Macapá (AP) e Teresina (PI). O Instituto, por meio as Superintendência do IBGE no Pará (SES-PA), realizou 35 atendimentos no primeiro dia do evento, que seguirá até esta sexta-feira, 5, na capital paraense.

Servidores do IBGE realizam atendimentos a gestores públicos paraenses no estande do Instituto na Caravana Federativa do Pará.

Os gestores que visitaram o estande do instituto receberam orientações sobre as pesquisas e estudos do IBGE, e materiais informativos de produtos como o mapa-múndi com o Brasil no centro do mundo, a PAM (Produção Agrícola Municipal), Informativo PPM (Pesquisa de Pecuária Municipal), Informativo Estatísticas do Registro Civil, Informativo PIB dos Municípios, Informativos PEVS (Pesquisa da Extração Vegetal e Silvicultura), Folder Quilombola, Folder Indígenas, entre outros materiais.

Renata Novaes, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município de Marituba solicitou dados populacionais e sobre as unidades de conservação de seu município

Entre eles, Renata Novaes que é titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) do município de Marituba, localizados na Região Metropolitana de Belém. Ela solicitou dados populacionais e sobre as unidades de conservação de seu município. “Precisamos obter dados de zoneamento econômico e ecológico de Marituba com vistas a novos projetos”, disse ela.

Servidores da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) visitaram o espaço do IBGE na Caravana em busca de dados sobre a população dos municípios paraenses

Servidores da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) também visitando o espaço do IBGE na Caravana, em busca de dados sobre a população dos municípios paraenses.

Solenidade de abertura

Na abertura, o ministro Alexandre Padilha, anfitrião do evento e titular da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, esteve ao lado do Governador Helder Barbalho e dos ministros Jáder Filho, André Fufuca e Celso Sabino, das Cidades, dos Esportes e do Turismo, respectivamente, além do prefeito de Belém Edmilson Rodrigues e vários parlamentares.

O ministro Alexandre Padilha (SRI) e Juliana Carneiro, chefe da Secretaria Especial de Assuntos Federativos da SRI, com o superintendente do IBGE, Rony Cordeiro, no estande do IBGE na Caravana

“Quando o presidente Lula me pôs à frente das Relações Institucionais, pediu que eu recriasse a relação com os estados e municípios, e é nessa perspectiva que criamos a Caravana Federativa que chega hoje ao 11º estado brasileiro”, disse o ministro, que visitou o estande do IBGE no evento, e ressaltou que Caravana Federativa objetiva aproximar os ministérios e demais órgãos do Governo Federal dos estados e municípios.

A abertura da Caravana contou com a participação dos ministros Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República), Jáder Filho (Cidades), André Fufuca (Esportes) e Celso Sabino (Turismo), do governador Helder Barbalho, do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, além de parlamentares e autoridades paraenses

“A Caravana é mais uma oportunidade de podermos apresentar os resultados do trabalho realizado, e divulgarmos o IBGE e suas pesquisas e estudos para os 144 municípios do Estado do Pará. Ao mesmo tempo, aproveitamos para divulgar a Munic 2024, que se inicia em agosto, e tem relação direta com as prefeituras”, afirmou Rony Cordeiro, superintendente do IBGE no estado.

No Pará, o evento tem o apoio da Federação das Associações dos Municípios do Pará (Famep), representada no evento pelo prefeito de Inhangapi (PA), Egilasio Feitosa. Ele manifestou sua satisfação em fazer parte do evento que, em sua opinião, “renderá muitos frutos para o municipalismo brasileiro e paraense”.

Ao ressaltar a importância da Caravana como “símbolo do compromisso do Governo Federal com a democracia e o fortalecimento das relações entre os entes federativos”, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, citou em sua fala na abertura os dados do Censo 2022 sobre Alfabetização no Brasil, divulgados pelo IBGE no mês de maio.

Caravana Federativa

Em sua décima primeira edição, a Caravana Federativa é uma iniciativa do Governo Federal por meio da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com foco em aproximar o governo com estados e municípios, por meio da troca de informações e articulação de ações conjuntas com os gestores públicos.