Portal IBGE
Com ferramenta de tradução, portal do IBGE está acessível em mais de 100 idiomas
28/03/2024 10h15 | Atualizado em 28/03/2024 11h48
Está disponível no portal e em duas páginas do IBGE desde segunda-feira (25), uma ferramenta de tradução que torna possível acessar as informações do instituto em 101 idiomas. Esta é mais uma iniciativa que visa ampliar o papel do IBGE no cenário internacional da produção de estatísticas públicas, e seu lançamento aconteceu durante a coletiva de imprensa para correspondentes internacionais concedida pelo presidente do instituto, Marcio Pochmann, e realizada na Casa G20, em Ipanema, no Rio de Janeiro.
O seletor de idiomas para a tradução automática está disponível, em um primeiro momento, em três sites do instituto: no portal do IBGE, na Agência IBGE Notícias e no hotsite do Censo Demográfico 2022.
O coordenador de Experiência e Serviços Online do IBGE, Leandro Albertini, mostrou como funciona a ferramenta. “Hoje o conteúdo do portal já é traduzido para o inglês por tradutores da casa. O que estamos implementando agora é uma tradução automática, baseada no uso da tecnologia. Mais especificamente, é uma ferramenta que utiliza a tradução automática do Google Translate”, explicou.
Nos portais, no canto superior direito, é possível escolher o idioma das páginas clicando na bandeira do Brasil ou na do Reino Unido, indicando português ou inglês. Com o lançamento da ferramenta, os portais ganharam uma nova opção de seleção intitulada “Outros Idiomas”, que apresenta uma lista de 101 idiomas para que o usuário possa escolher. Ao clicar em um idioma, a ferramenta irá traduzir automaticamente as páginas e as informações para a linguagem selecionada.
“De certa forma, essas traduções automáticas já seriam possíveis quando, por exemplo, um usuário em outro país tentasse acessar as páginas do IBGE. O próprio navegador, em certos casos, ofereceria uma opção do tipo “Traduzir esta página?”. Mas essa opção só seria oferecida caso o navegador do usuário estivesse configurado com o idioma diferente do português, tentando acessar um portal do Instituto, que é hospedado no Brasil. O nosso objetivo foi disponibilizar essa opção incorporada à página, de forma permanente, oferecendo ao usuário a possibilidade de visualização em mais 101 idiomas sem a necessidade do uso de outras ferramentas", destacou o coordenador.
Avaliando a ótica da ampliação do papel do instituto no cenário internacional, o gerente de Relações Internacionais do IBGE, Roberto Sant'Anna, frisou a importância de tornar os portais do instituto mais facilmente acessíveis para mais pessoas ao redor do mundo.
“Essa implantação é fundamental pois ela ajuda a romper com a barreira do idioma. Pessoas ao redor do mundo poderão acessar de forma mais fácil o IBGE e seus produtos e com isso conhecer melhor nossa sociedade em seus diversos aspectos, sejam econômicas, sociais ou ambientais. É um grande ganho para o IBGE, para o país e para o mundo”, conclui Sant’Anna.
Após a implantação nos três portais do instituto e um período de avaliação dos impactos da iniciativa e seus resultados, a equipe pretende expandir esse projeto e incorporá-lo em outras páginas do IBGE em um futuro próximo.