Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Caravana Federativa

IBGE encerra participação em Caravana Federativa no Tocantins com 130 atendimentos

Editoria: IBGE | Wendy Becker/SDDI-TO

10/11/2023 18h23 | Atualizado em 13/11/2023 07h47

Equipe do IBGE realiza atendimento durante a Caravana Federativa do Tocantins, em Palmas - Foto: Wualisson Chaves/SSDI-TO

O IBGE concluiu com sucesso sua participação na Caravana Federativa no Tocantins, nesta sexta-feira, 10, somando 130 atendimentos. Prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e estaduais, parlamentares, gestores, representantes de organizações da sociedade civil e público em geral compareceram no estande do Instituto durante os dois dias de evento e puderam conhecer os produtos e serviços do órgão, além de esclarecer dúvidas sobre os dados do Censo Demográfico 2022 e demais pesquisas do Instituto.

O evento teve como objetivo principal promover maior engajamento institucional entre os governos federal, estadual e municipal, para estabelecer a cooperação das ações entre os entes federados. Participaram da Caravana, além do IBGE, 33 ministérios; 3 autarquias (INSS, FNDE e Funasa); 3 bancos (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNDES) e 3 empresas (Serpro, Correios e Energisa), disponibilizando serviços e atendimento técnico para as 139 prefeituras tocantinenses e gestores estaduais.

Na solenidade de encerramento, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, recebeu o Título de Cidadão Tocantinense e agradeceu o esforço e o envolvimento dos órgãos federais na realização do evento. “Esta é a quarta [Caravana Federativa], mas é a maior de todas, na qualidade e participação de

prefeitos, com mais de 2 mil atendimentos. Então, essa Caravana é um marco de reconstrução das relações federativas”, afirmou.

O secretário de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal, André Luiz Ceciliano, apresentou um balanço da Caravana e frisou que ela foi “perfeita”. “O balanço é superpositivo. As outras caravanas foram para o aprendizado. Sempre dá um probleminha aqui ou ali, mas essa foi perfeita. Não tem nenhum ajuste a ser feito”, avaliou. De acordo com o gestor, foram cerca de 2.100 atendimentos, participação de 109 prefeitos e mais de 30 vice-prefeitos, além da participação de parlamentares federais e estaduais.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, classificou a Caravana em Tocantins como um marco na reconstrução das relações federativas - Wualisson Chaves/SDDI-TO
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, classificou a Caravana em Tocantins como um marco na reconstrução das relações federativas - Wualisson Chaves/SDDI-TO
O secretário Sergislei Moura, da Secretaria Estadual do Planejamento e Orçamento e o superintendente do IBGE em Tocantins, Paulo Ricardo Amaral, no estande do Instituto na Caravana Federativa - Wualisson Chaves/SDDI-TO

Na avaliação do superintendente do IBGE em Tocantins, Paulo Ricardo Amaral, a presença do Instituto no evento foi bastante proveitosa e produtiva. “O IBGE retrata e está presente em muitos municípios brasileiros, e todo trabalho que esteja ligado ao planejamento municipal necessita de informações de qualidade, e essa é nossa missão e a nossa meta. Portanto, foi fundamental a participação da nossa instituição”, ressaltou.
O secretário Sergislei Moura, da Secretaria Estadual do Planejamento e Orçamento,parceira do IBGE no Censo e demais pesquisas, procurou o estande do IBGE em busca de dados de população urbana e rural, para desenvolvimento de projeto da Agricultura Familiar. Ele reforçou a importância da parceria com o Instituto e disse que pretende trabalhar em conjunto com a Base Territorial do órgão na divisão das regiões e microrregiões do Estado.

Os visitantes do estande ganharam bolsa com bloco, caneta, mapa calendário e folders de pesquisas: Informativos da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS), Estatísticas do Registro Civil, PIB dos Municípios, filipetas do Censo 2022, e do curso do Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA).

Caravanas federativas

Com o tema: “União e reconstrução por uma nova relação federativa”, em agosto, Salvador (BA) foi a primeira Capital a receber a iniciativa. Em setembro, foi a vez do Rio de Janeiro (RJ) e, em outubro, Porto Alegre (RS) teve a oportunidade de sediar o evento. Neste ano serão realizadas as Caravanas no Maranhão, dias 23 e 24 de novembro; no Ceará, dias 7 e 8 de dezembro, e o IBGE estará presente nos dois momentos.