Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Em formato digital

IBGE lança nova edição do Brasil em Números ilustrada com obras do Museu da Natureza

Editoria: IBGE | Caio Belandi

29/09/2023 10h00 | Atualizado em 29/09/2023 10h00

  • Destaques

  • Publicação anual reúne mais de 30 autores em quase 500 páginas.
  • São 23 capítulos com análises baseadas em estatísticas e informações do IBGE e de instituições parceiras sobre Educação, Saúde, Habitação, Trabalho, Meio Ambiente, entre outros temas.
  • Todo ano, obras de algum museu ilustram a publicação. Em 2023, o escolhido foi o Museu da Natureza, situado na região do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí.
  • O e-book destina-se a toda à sociedade e está disponível em português e inglês.
Edição do Brasil em Números de 2023 é ilustrada com obras do Museu da Natureza, localizado no Piauí - Foto: Arte sobre mockup Pexels

O IBGE lança hoje (29) a 31ª edição do Brasil em Números, publicação anual com informações e análises de múltiplos aspectos da realidade brasileira. A obra é escrita por mais de 30 autores, entre historiadores, geógrafos, demógrafos, economistas e outros acadêmicos, em quase 500 páginas de textos com gráficos, tabelas e fotografias. Ao todo, o Brasil em Números aborda 23 capítulos divididos em temas como mercado de trabalho, educação, saúde, meio ambiente, finanças públicas e participação política, entre outros. A publicação está disponível online, no formato e-book, tanto em português quanto em inglês.

Todo ano, obras de um museu escolhido ilustram a edição. Em 2023, o Brasil em Números é ilustrado com obras do Museu da Natureza, situado no Parque Nacional Serra da Capivara, na região sudeste do Piauí, que também receberá o lançamento da publicação, hoje, às 16h. Construído numa região de grande concentração de sítios arqueológicos, o Museu da Natureza propõe ao visitante uma viagem multissensorial, através de uma narrativa apresentada no decorrer da exposição, que mostra a criação do universo e os impactos climáticos nas constantes transformações da fauna e da flora.

Ainda como parte do lançamento da publicação, o IBGE realizou o Seminário Brasil em Números no auditório da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), em São Raimundo Nonato, no Piauí. Diversos autores e pensadores da comunidade acadêmica e representantes do IBGE participaram de discussões sobre os principais temas abordados na obra.

“Com o Brasil em Números, o IBGE pretende retratar o Brasil através do uso de estatísticas, conhecimento acadêmico e arte”, afirma a coordenadora executiva do projeto, Isabela Torres. “A publicação se destina a toda a sociedade brasileira e também internacional, já que é bilíngue”, finaliza.

O Brasil em Números é publicado continuamente desde 1992. Além das informações produzidas e fornecidas pelo IBGE, os autores utilizam dados originários de instituições como Banco Central, agências reguladoras, Ministérios Federais e outros órgãos públicos.