Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Rio de Janeiro tem maior crescimento industrial de setembro

08/11/2017 09h00 | Atualizado em 08/11/2017 10h00

Em setembro, a produção industrial do Rio de Janeiro (8,7%) registrou o maior crescimento regional, entre as 14 localidades pesquisadas pelo IBGE, frente a agosto. A indústria fluminense também se destacou na comparação entre os meses de setembro de 2017 e de 2016, ficando atrás somente do Pará, com taxas de crescimento de 11,3% e 13,2%, respectivamente.

#PraCegoVer gráfico com a evolução da Produção Industrial de janeiro à setembro com destaque pra julho com -0,2% e setembro com 11,3%

Em relação a agosto, os resultados positivos alcançados pelo Rio de Janeiro foram alavancados pelo setor de derivados do petróleo e biocombustíveis. Já na comparação com setembro do ano passado, além dos derivados do petróleo, os veículos automotores também contribuíram para o avanço.

Segundo o pesquisador do IBGE, Rodrigo Lobo, as atividades extrativas e os derivados de petróleo representam em torno de 60% da estrutura industrial fluminense. “Porém, vale destacar que os veículos automotores cresceram 60,5% na comparação com setembro do ano passado”, ressalta.

No acumulado do ano, o Rio de Janeiro cresceu 2,8%, ocupando o quarto lugar na produção industrial brasileira.

Texto: Marcelo Benedicto
Gráfico: Helena Pontes

Imagem: Wikipedia - Mario Roberto Durán Ortiz