IBGE promove evento para divulgar informações ambientais
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza, de segunda a quarta-feira da próxima semana (2, 3 e 4 de junho), uma Mostra de Meio Ambiente. ...
30/05/2008 07h01 | Atualizado em 30/05/2008 07h01
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza, de segunda a quarta-feira da próxima semana (2, 3 e 4 de junho), uma Mostra de Meio Ambiente. O objetivo é divulgar informações ambientais produzidas ou compiladas pelo instituto, visando subsidiar a formulação de políticas públicas e ações sobre o território e o meio ambiente, bem como estimular e reforçar a consciência ambiental da sociedade em geral, além de ações voltadas à proteção e à educação ambientais.
Durante a mostra, haverá lançamentos de produtos inéditos, exposição de mapas, painéis e fotografias temáticas, além de apresentações e discussões sobre os principais estudos e trabalhos ambientais concluídos ou em andamento.
O evento, que ocorrerá no Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE (CDDI), na rua General Canabarro, 706, Maracanã, Rio de Janeiro, é aberto ao público, de forma gratuita.
O IBGE detém um significativo acervo de informações de grande valia na gestão do território e na avaliação da qualidade ambiental, que vem sendo enriquecido ao longo do tempo. Além de produzir dados básicos, o instituto também compila, organiza e divulga informações sobre o meio ambiente produzidas por outras instituições públicas e privadas.
Entre os destaques da Mostra de Meio Ambiente do IBGE estão os lançamentos dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2008 (IDS 2008), do Mapa de Insetos e Outros Invertebrados Terrestres Ameaçados de Extinção, de uma Estimativa do Potencial de Poluição Industrial do Ar no Estado do Rio de Janeiro e de um Banco de Dados sobre a Vegetação da Amazônia Legal. Também estará disponibilizando um sistema Web para permuta de informações sobre coleções científicas botânicas e zoológicas.
Abaixo, a programação diária detalhada.