Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Relações internacionais

IBGE e Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde avançam na cooperação técnica

Editoria: IBGE | Jana Peters

25/11/2025 15h18 | Atualizado em 25/11/2025 15h19

 width=
IBGE recebe equipe do INE Cabo Verde para troca de experiências em gestão - Foto: Jana Peters/CCS

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está recebendo, entre os dias 24 e 28 de novembro, uma delegação do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde para uma visita técnica voltada à troca de experiências nas áreas de gestão de recursos humanos, administrativa e financeira. A iniciativa integra a Cooperação Sul-Sul, reforçando o compromisso das duas instituições com a modernização e a eficiência na produção estatística.

O objetivo da missão é identificar boas práticas que possam ser adaptadas à realidade cabo-verdiana, especialmente no que diz respeito à mobilização de equipes de coleta, mecanismos de formação e acompanhamento, modelos contratuais, além de processos administrativos e financeiros que garantam transparência e qualidade.

Durante cinco dias, as representantes do INE Cabo Verde Ernestina Tavares Monteiro (Coordenadora da Divisão Administrativa e Financeira) e Isis Maria Silva Rodrigues (Coordenadora da Divisão de Recursos Humanos) participam de apresentações, reuniões técnicas e visitas guiadas.

A programação contempla temas como gestão de recursos humanos, abordando práticas de mobilização e contratação de agentes de pesquisa, estrutura de treinamentos, avaliação de desempenho e estratégias para garantir estabilidade e qualidade nas operações estatísticas. Também inclui gestão administrativa e financeira, com ferramentas de planejamento orçamentário, execução financeira, mecanismos de controle interno e auditoria, além de boas práticas de eficiência e transparência. Está prevista ainda uma visita institucional à Casa Brasil IBGE.

A visita técnica reforça a cooperação entre Brasil e Cabo Verde, permitindo que experiências consolidadas do IBGE contribuam para o aprimoramento dos processos internos do INE. Ao término da missão, será elaborado um relatório conjunto com recomendações e um plano de ação, consolidando os aprendizados e definindo medidas práticas para implementação.