Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Alterações toponímicas

IBGE atualiza lista dos nomes dos municípios utilizada em bases geográficas e estatísticas

Editoria: Geociências | Vinícius Britto

14/03/2023 10h00 | Atualizado em 13/04/2023 10h06

Santo Antônio de Leverger (MT) foi o único município a sofrer alteração em seu nome em 2022 - Foto: Prefeitura de Santo Antônio de Leverger

O IBGE divulgou hoje (14) o produto Alterações Toponímicas Municipais, com a atualização da lista dos municípios que tiveram seus nomes alterados legalmente, refletindo nas bases geográficas e estatísticas do instituto, como a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) e o Banco de Tabelas Estatísticas (SIDRA). A edição atual traz a atualização do nome do município mato-grossense de “Santo Antônio do Leverger” para “Santo Antônio de Leverger”, ocorrida no ano de 2022.

Além da mudança no nome desse município, o produto traz o histórico de alterações ocorridas em versões anteriores: 131 mudanças ao todo, contendo o nome antigo do município, o nome atual, o motivo da alteração e a data em que a denominação foi alterada no cadastro do IBGE.

Os topônimos refletem e perpetuam um pouco da história e cultura local, ao remeter a um fato ou pessoa de relevância durante o processo de ocupação, ou ao retratar o sentimento de pertencimento e identidade com o território. A nova denominação passa a integrar todos os documentos geográficos e estatísticos elaborados pelo IBGE.

Mais sobre Santo Antônio de Leverger

Distrito criado com a denominação de Santo Antônio do Rio Abaixo em 1835, suas origens se ligam às da cidade de Cuiabá, por meio de excursões de exploração de minas de ouro no rio de mesmo nome. Em uma das expedições, um barco de mineradores ficou preso em um banco de areia e só conseguiu seguir viagem após a sugestão de um canoeiro de desembarcar uma imagem de Santo Antônio que estava sendo transportada.

Em 1943, o já município de Santo Antônio passa a se chamar Leverger, em referência a Augusto João Manoel Leverger, o Barão de Melgaço, francês de nascimento, que dedicou grande parte de sua vida às causas de Mato Grosso e foi presidente da província por diversas vezes. Em 1948, o município de Leverger tomou a denominação de Santo Antônio do Leverger. Mais informações podem ser acessadas no portal Cidades do IBGE.