Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Posicionamento por Ponto Preciso

IBGE atualiza manual de aplicativo web gratuito para usuários de GPS

Editoria: Geociências | Carlos Alberto Guimarães

16/09/2020 10h00 | Atualizado em 13/10/2020 12h26

  • Destaques

  • Novo manual traz estatísticas de uso do serviço online de Posicionamento por Ponto Preciso (IBGE-PPP).
  • O aplicativo web realizou mais de dois milhões de processamentos desde que foi lançado, em 2009.
  • O app web permite que usuários de equipamentos de navegação por satélite, como o GPS, obtenham coordenadas de alta precisão.
  • Resultados com detalhamento milimétrico são enviados em poucos minutos e de acordo com o sistema oficial (SIRGAS2000).
  • Brasil é o único país da América Latina com esse serviço de processamento de dados online e gratuito.

O IBGE lança hoje (16) nova edição do manual do serviço online de Posicionamento por Ponto Preciso (PPP), um aplicativo web gratuito que fornece coordenadas de latitude, longitude e altitude de qualquer ponto do planeta. O app web processa dados gerados em equipamentos que coletam sinais de sistemas de navegação por satélite, como o GPS topográfico e geodésico – utilizados por profissionais de engenharia e agrimensura. Todas as coordenadas indicadas pelo app estão de acordo com o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS2000), oficialmente adotado no país.

O manual passou a contar com um capítulo sobre estatísticas de uso do aplicativo. Ele mostra, por exemplo, que o serviço já realizou mais de dois milhões de processamentos de cerca de 60 mil usuários no Brasil e no exterior desde 2009, ano de seu lançamento. A nova edição traz também uma visão geral sobre o perfil dos usuários quanto ao tipo de equipamento utilizado no levantamento, ao modo de processamento (estático ou cinemático) e ao tempo de coleta dos dados.

Georreferenciamento Online

Na avaliação do diretor de Geociências do IBGE, João Bosco, da mesma forma que o Instituto coordena o Sistema Estatístico Nacional, também é responsável pela gestão do Sistema Geodésico Brasileiro, segundo o disposto em Decreto-Lei de 1967. “Nosso desafio é justamente acompanhar a evolução tecnológica para atender as demandas da sociedade. A constante atualização de nossas ferramentas demonstra nosso comprometimento”, acrescenta.

“A praticidade, a precisão milimétrica e a gratuidade são as principais vantagens do sistema”, afirma a gerente de Geodésia do IBGE, Sonia Maria Alves da Costa, que lembra que o Brasil é o único país da América Latina a oferecer gratuitamente este tipo de serviço de georreferenciamento. As ferramentas disponibilizadas no portal do Instituto, segundo Sonia, são importantes e necessárias para obras de infraestrutura, ordenamento territorial e demarcação de imóveis rurais, entre outras atividades no âmbito da engenharia.

O serviço também demonstrou sua relevância após o rompimento da barragem de Brumadinho (MG), em janeiro de 2019. “Acreditamos que nosso serviço foi útil no dimensionamento da tragédia e até no resgate de vítimas”, comenta o supervisor de Processamento GNSS do IBGE, Alberto Luís da Silva.

Equipamentos de georreferenciamento, como o GPS, estão espalhados por todo o território nacional - Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

Equipamentos compatíveis e modo de usar

Atualmente existem três categorias de equipamentos GPS em uso: o recreacional (ou navegador), o topográfico e o geodésico. Para os dois últimos, é necessário processar as informações obtidas antes de usá-las. Para que o tratamento seja feito sem custo através do sistema oferecido pelo IBGE, é necessário apenas o envio de poucas informações, como os dados GPS ou GNSS (preferencialmente comprimidos, para reduzir o tempo de recebimento das informações pelo sistema) e o tipo e valor da altura da antena utilizada no levantamento.

Os resultados são enviados em poucos minutos após a submissão dos dados, através do e-mail fornecido pelo usuário. O software para processamento das coordenadas está acessível no link www.ppp.ibge.gov.br.

O mapa abaixo apresenta em vermelho a localização de cada ponto processado entre abril de 2009 e agosto de 2020. Nas regiões Sul e Sudeste do país, a cobertura de pontos é densa, evidenciando a grande procura do serviço nas atividades de georreferenciamento.

Cada ponto vermelho representa uma consulta de coordenada processada pelo app web
Cada ponto vermelho representa uma consulta de coordenada processada pelo app web
Cada ponto vermelho representa uma consulta de coordenada processada pelo app web
Cada ponto vermelho representa uma consulta de coordenada processada pelo app web
Cada ponto vermelho representa uma consulta de coordenada processada pelo app web
Cada ponto vermelho representa uma consulta de coordenada processada pelo app web

A primeira versão do aplicativo foi disponibilizada ao público em abril de 2009. O sistema faz uso do aplicativo de processamento CSRS-PPP, desenvolvido pela Divisão de Geodésia do NRCan (Natural Resources of Canada). A licença de uso do sistema foi oferecida ao IBGE para uso em território nacional, através do Projeto de Infraestrutura Geoespacial Nacional (PIGN), fruto da cooperação entre o Instituto e a Universidade de New Brunswick, no Canadá, apoiado pela Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (CIDA) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

O que é o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS)

Em 25 de fevereiro de 2005, o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS2000), compatível com o GPS, foi oficialmente adotado como a nova referência para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) e para o Sistema Cartográfico Nacional (SCN).

Desde 2015, após um período de dez anos de transição, são consideradas oficiais apenas as informações produzidas tendo o SIRGAS2000 como sistema geodésico. Essa decisão foi tomada no âmbito do Projeto Mudança do Referencial Geodésico (PMRG), criado em 2000, coordenado pelo IBGE e constituído por grupos de trabalho com representantes de instituições governamentais e privadas, universidades e usuários que lidam com informações georreferenciadas.

Um sistema geodésico de referência é um sistema coordenado, utilizado para representar características terrestres, sejam elas geométricas ou físicas. Na prática, serve para a obtenção de coordenadas (latitude, longitude e altitude), que possibilitam a representação e localização em mapa de qualquer elemento da superfície do planeta.

A diferença fundamental entre o SIRGAS2000 e os antigos referenciais utilizados no Brasil é que estes são de orientação topocêntrica, ou seja, o ponto de origem e orientação dos sistemas está na superfície da Terra. Já o SIRGAS2000 é de orientação geocêntrica, isto é, toma como origem do referencial um ponto localizado no centro da Terra.

Ao adotar o referencial geocêntrico, é possível fazer uso direto da tecnologia de GPS, ferramenta mais adequada para a atualização de mapas, controle de frota de empresas transportadoras, navegação aérea, marítima e terrestre em tempo real. Entre as coordenadas produzidas pelos antigos referenciais e o SIRGAS2000 existe um deslocamento espacial de dezenas de metros, dependendo do local onde se está.