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Retail sales change by -0.3% in July

September 11, 2025 09h00 AM | Last Updated: September 11, 2025 12h19 PM

In July 2025, volume of retail trade sales changed by -0.3%, from June, in the seasonally adjusted series, with a fourth negative resut in a row. The quarterly moving average was the same as a month ago (-0,3%). From July 2024, volume of trde sales increased 1.0%, the fourth consecutive increase. In the year, retail sales increased by 1.7%. The cumulative index in 12 months was 2.5%.

Period Retail trade (%) Extended retail trade (%)
Volume of sales Nominal revenue Volume of sales Nominal revenue
July / June* -0.3 0.1 1.3 1.7
Quarterly moving average* -0.3 0.0 -0.6 -0.4
July 2025 / July 2024 1.0 6.1 -2.5 1.6
Cumuative in 2025 1.7 7.4 -0.2 4.4
Cumulative in 12 months 2.5 8.0 1.1 5.6
*Seasonally adjusted series

As for extended retail trade, which includes Vehicles, motorcycles, parts and pieces, Construction material, and Wholesale of food products, beverages, and tobacco, sales volume grew 1.3% from June to July. The moving average showed a decrease of 0.6%. Against July 2024, there was a decrease of 2.5%. For the year, extended retail sales are down -0.2%. The 12-month cumulative sales volume was 1.1%. 

The remainder is temporarily in Portuguese. 

Houve equilíbrio entre taxas negativas e positivas na passagem de junho para julho de 2025, na série com ajuste sazonal, nas atividades do comércio varejista. As quedas foram registradas em Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-3,1%), Tecidos, vestuário e calçados (-2,9%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,6%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%). Já as altas ficaram por conta de Móveis e eletrodomésticos (1,5%), Livros, jornais, revistas e papelaria (1,0%), Combustíveis e lubrificantes (0,7%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,6%).

No comércio varejista ampliado, Veículos e motos, partes e peças teve alta de 1,8% enquanto Material de construção variou 0,4%. Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo não possui divulgação nessa comparação por não apresentar número suficiente de meses para ser submetida à modelagem de ajuste sazonal.

BRASIL - INDICADORES DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:
 Julho 2025
ATIVIDADES MÊS/MÊS ANTERIOR (1) MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%)
MAI JUN JUL MAI JUN JUL NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) -0,4 -0,1 -0,3 1,7 0,4 1,0 1,7 2,5
1 - Combustíveis e lubrificantes -1,5 0,2 0,7 -0,4 -1,5 1,0 0,3 -0,1
2 - Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo -0,1 -0,5 -0,3 0,5 -0,3 0,4 1,2 2,1
       2.1 - Super e hipermercados 0,0 -0,6 -0,1 0,8 0,3 0,8 1,7 2,7
3 - Tecidos, vest. e calçados 0,7 0,2 -2,9 6,7 6,3 -1,5 4,4 4,9
4 - Móveis e eletrodomésticos 2,0 -0,9 1,5 7,1 -0,4 3,2 3,9 4,4
       4.1 - Móveis - - - -0,5 -9,6 -6,8 -3,9 0,7
       4.2 - Eletrodomésticos - - - 9,3 2,6 6,5 6,3 5,4
5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria 1,6 -0,8 0,6 5,5 2,1 3,8 3,5 4,7
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria -1,9 -1,3 1,0 3,1 -1,2 3,4 -1,9 -4,4
7 - Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação 2,9 -3,0 -3,1 4,7 0,6 -4,7 -1,3 -1,5
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico -2,2 1,0 -0,6 -0,3 2,0 1,5 2,0 3,6
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) -0,1 -3,1 1,3 0,9 -4,1 -2,5 -0,2 1,1
9 - Veículos e motos, partes e peças -1,7 -3,8 1,8 1,5 -12,4 -9,0 -2,1 2,6
10- Material de construção -1,0 -2,5 0,4 5,0 -3,8 -2,6 1,8 3,8
11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo       -5,1 -10,9 -7,5 -6,7 -7,7

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas  
(1) Séries com ajuste sazonal.
(2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8.
(3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 11

Seis das oito atividades tiveram resultados positivos frente a julho de 2024

Na comparação com igual mês do ano anterior, o crescimento de 1,0% no varejo foi acompanhado por seis das oito atividades: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,8%), Livros, jornais, revistas e papelaria (3,4%), Móveis e eletrodomésticos (3,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,5%), Combustíveis e lubrificantes (1,0%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,4%). As duas atividades em queda nessa comparação foram Tecidos, vestuário e calçados (-1,5%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,7%).

No varejo ampliado, as três atividades adicionais ficaram no campo negativo: Veículos e motos, partes e peças (-9,0%), Material de construção (-2,6%), Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo (-7,5%).

BRASIL - INDICADORES DA RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:
Julho 2025
ATIVIDADES MÊS/MÊS ANTERIOR (1) MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%)
MAI JUN JUL MAI JUN JUL NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) -0,4 0,2 0,1 7,5 5,5 6,1 7,4 8,0
1 - Combustíveis e lubrificantes -1,9 -0,2 0,2 5,6 3,4 3,0 6,9 5,6
2 - Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo 0,1 -0,1 0,3 7,3 5,5 7,1 8,0 8,7
       2.1 - Super e hipermercados 0,2 -0,2 0,3 7,6 6,0 7,4 8,4 9,2
3 - Tecidos, vest. e calçados 1,6 0,4 -2,1 10,2 10,4 1,8 7,5 7,5
4 - Móveis e eletrodomésticos 1,8 -1,1 1,1 8,6 0,8 3,7 4,7 5,2
       4.1 - Móveis - - - 3,2 -5,9 -3,0 -0,8 3,3
       4.2 - Eletrodomésticos - - - 10,5 3,2 6,1 6,6 5,8
5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria 2,1 -0,3 0,8 10,4 6,5 8,5 8,3 10,0
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria -0,2 -0,7 1,3 9,8 4,9 9,3 4,1 2,2
7 - Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação 2,0 -1,9 -3,5 6,4 3,0 -3,1 0,1 -1,0
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico -1,5 1,4 -0,1 4,8 6,9 6,2 6,5 7,6
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) 0,2 -3,1 1,7 5,7 0,1 1,6 4,4 5,6
9 - Veículos e motos, partes e peças -1,3 -7,0 4,8 4,3 -9,7 -6,5 0,4 4,2
10- Material de construção -1,1 -1,9 0,5 7,5 -1,3 0,3 4,1 5,5
11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo       -0,5 -7,7 -4,4 -1,9 -1,6
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas
(1) Séries com ajuste sazonal.
        

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria cresceu 3,8% frente a julho de 2024, alcançando o 29º mês consecutivo de alta (fevereiro de 2023 apresentou -0,5% em relação a fevereiro de 2022). A atividade foi a que mais contribuiu para o indicador interanual, somando 0,4 p.p. ao total de 1,0% do varejo. O acumulado no ano e em 12 meses é de, respectivamente, 3,5% e 4,7%.

Livros, jornais, revistas e papelaria teve alta de 3,4% frente a julho de 2024, após queda de 1,2% em junho. No ano, a atividade vem reduzindo as perdas nos últimos meses, saindo de -3,9% até abril para -1,9% até julho. Nos últimos 12 meses, o cenário é o mesmo, reduzindo as perdas desde abril (-6,4%) até julho (-4,4%) de 2025.

Móveis e eletrodomésticos subiu 3,2% frente a julho de 2024, após variar -0,4% em junho. O resultado interanual do setor representou a segunda maior contribuição positiva, somando 0,3 p.p. ao total de 1,0% do varejo. No acumulado no ano, ao crescer 3,9%, a atividade mantém o ritmo de crescimento. Em 12 meses, o resultado veio abaixo dos dois meses anteriores, ficando em 4,4%.

Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que contempla lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, etc., cresceu 1,5% frente julho de 2024. É a segunda alta consecutiva na comparação interanual. No ano, o setor acumula ganhos de 2,0%. Já em 12 meses, há redução nos ganhos, mas ainda com resultados positivos (3,6%).

Combustíveis e lubrificantes teve alta de 1,0% frente a julho de 2024, primeira no campo positivo após três meses de resultados negativos. No ano e em 12 meses, o setor acumula 0,3% e -0,1%, respectivamente.

Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 0,4% frente a julho de 2024, invertendo o sinal em relação a junho (-0,3%). O acumulado no ano indica desaceleração (1,2%), assim como em 12 meses (2,1%), com a menor taxa desde abril de 2023.

Tecidos, vestuário e calçados, apresentou queda de 1,5% frente a julho de 2024, primeiro resultado negativo desde abril de 2024 (-3,7%). A atividade foi uma das duas a contribuir negativamente para o indicador global: -0,1 p.p. No ano, o setor desacelerou o ritmo de ganhos pela primeira vez desde março, ficando em 4,4%. Em 12 meses, o resultado também mostra desaceleração (4,9%).

Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação recuou 4,7% frente a julho de 2024, primeiro resultado no campo negativo após dois meses de altas. Houve também contribuição negativa na formação da taxa global: -0,1 p.p. No ano e em 12 meses, o setor segue com quedas de, 1,3% e 1,5%, respectivamente.

No varejo ampliado, Veículos e motos, partes e peças caiu 9,0% frente a julho de 2024, a segunda queda consecutiva. Dos último cinco meses, o único crescimento interanual foi em maio (1,5%). O setor foi também o que mais contribuiu negativamente para a taxa interanual, somando -1,8 p.p. ao total de -2,5% do ampliado. O acumulado do ano registra perdas pelo segundo mês consecutivo (-2,1%). Em 12 meses também há desaceleração, mas ainda com ganhos (2,6%).

Material de construção recuou 2,6% frente a julho de 2024, segunda consecutiva. No ano e em 12 meses, houve redução no ritmo de ganhos: 1,8% e 3,8%, respectivamente.

Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o indicador interanual caiu 7,5% em julho de 2025, 12º resultado consecutivo no campo negativo. O setor exerceu a segunda maior influência no campo negativo, contribuindo com -1,0 p.p. ao total de -2,5% do varejo ampliado. No ano, o acumulado é de -6,7%. Em 12 meses, o resultado também é negativo (-7,7%).

Comércio varejista tem taxas negativas em 16 das 27 unidades da federação

Na passagem de junho para julho de 2025, na série com ajuste sazonal, o varejo teve resultados negativos em 16 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Rondônia (-2,2%), Minas Gerais (-1,1%) e Paraíba (-1,0%). Pelo lado positivo, figuram 8 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Amapá (3,9%), Distrito Federal (0,9%) e Sergipe (0,8%). Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul ficaram estáveis (0,0%).

No comércio varejista ampliado, a variação entre junho e julho de 2025 teve resultados positivos em 22 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Mato Grosso (7,1%), Amapá (4,4%) e Distrito Federal (4,2%). Pressionando negativamente, figuram cinco Unidades da Federação, com destaque para Espírito Santo (-2,6%), Roraima (-2,1%) e Mato Grosso do Sul (-0,7%).

Frente a julho de 2024, o comércio varejista foi predominantemente positivo, alcançando 20 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amapá (8,5%), Santa Catarina (5,4%) e Mato Grosso (4,9%). No lado negativo, figuram sete Unidades da Federação, com destaque para Tocantins (-11,8%), Rio de Janeiro (-1,7%) e Goiás (-1,3%).

No varejo ampliado, a variação entre julho de 2025 e julho de 2024 também teve predominância de resultados positivos, atingindo 17 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Mato Grosso (9,7%), Amapá (8,9%) e Roraima (4,8%). Já dez Unidades da Federação ficaram no campo negativo, com destaque para São Paulo (-7,5%), Goiás (-5,0%) e Rio Grande do Sul (-4,2%).