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Retail sales close 2024 with an increase of 4.7%

February 13, 2025 09h00 AM | Last Updated: February 13, 2025 03h38 PM

In December 2024, volume of retail trade sales changed by -0.1% from November, in the seasonally adjusted series. The quarterly moving average had a null change (0.0%).

In the seasonally adjusted series, against December 2023, retail trade increased by 2.0%, with a cumulative rise of 4.7% in 2024.

Considering extended retail trade, which includes vehicles, motorcycles, parts and pieces; construction material; and wholsesale of food products, beverages and tobacco, volume of sales dropped 1.1% in December, in the seasonally adjusted series. The quarterly moving average changed by -0.7%.

Against 2023, extended retail trade increased 1.4%, whereas, in 2024, there was a cumulative increase of 4.1%.

Period Retail trade Extended Retail Trade
Volume of sales Nominal revenue Volume of sales Nominal revenue
December / November* -0.1 0.6 -1.1 -0.7
Quarterly moving average* 0.0 0.6 -0.7 -0.1
December 2024 / December 2023 2.0 7.7 1.4 6.5
Cumulative in 2024 4.7 8.9 4.1 7.5
Cumulative in 12 months 4,7 8,9 4,1 7,5
*Seasonally adjusted series    
Source: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas
 

In the year, the increase of 4.7% represents a performance above those in preceding years since 2012, when the result was 8.4%. Increase in 2024 also caused the series in the fixed-base index with seasonal adjustment to reach new successive records, which had not taken place since 2020, and reached its peak in October. 

From November to December 2024, there was a change of -0.1%, second result with a change between +0.5% and -0.5%, whihch is considered stable. 

Tabela 1 - BRASIL - INDICADORES DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:
 December 2024
ACTIVITIES MONTH/PREVIOUS MONTH (1) MONTH/SAME MONTH A YEAR AGO CUMULATIVE
Chnge rate (%) Change rate (%) Change rate (%)
OCT NOV DEC OCT NOV DEC IN THE YEAR 12 MONTHS
RETAIL TRADE (2) 0.4 -0.2 -0.1 6.7 5.2 2.0 4.7 4,7
1 - Fuels and lubricants 1.1 2.6 -3.1 2.0 3.0 -1.7 -1.5 -1.5
2 - Hyper and supermarkets, food products, beverages and tobacco  0.2 -0.2 -0.4 5.6 5.4 -0.8 4.6 4.6
       2.1 - Super and hypermarkets 0.0 -0.1 -0.4 6.1 6.2 -0.4 5.2 5.2
3 - Fabric, wearing apparel and footwear 1.8 1.3 -1.7 7.9 8.1 3.4 2.8 2.8
4 - Furniture and household appliances 7.6 -1.9 0.7 9.9 0.5 10.2 4.2 4.2
       4.1 - Furniture - - - 9.8 5.9 4.9 5.9 5.9
       4.2 - Household appliances - - - 9.6 -1.0 11.5 3.7 3.7
5 - Pharmaceuticals, medical and orthopedic articles and toiletries -1.7 -0.3 -3.3 16.1 12.8 9.6 14.2 14.2
6 - Books, newspapers, magazines and stationery 0.5 -1.4 0.8 -9.3 -11.1 -3.9 -7.7 -7.7
7 - Office, computer and communication material and equipment  1.9 3.0 -5.0 6.3 -4.0 -2.2 0.7 0.7
8 - Other personal and household articles  -0.4 -0.8 0.6 7.3 3.9 9.7 7.1 7.1
EXTENDED RETAIL TRADE (3) 0.5 -1.4 -1.1 7.8 2.4 1.4 4.1 4.1
9 - Vehicles and motorcycles, parts and pieces 8.8 -8.6 -0.8 20.7 4.1 6.8 11.7 11.7
10 - Construction material  0.3 -1.8 -2.8 12.2 3.5 2.0 4.7 4.7
11- Whosale of food products, beverages and tobacco       -5.3 -11.4 -8.1 -7.1 -7.1
Source: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas       (1) Seasonally adjusted series.   (2) The retail trade indicator is formed by the results of activities 1 to 8.   (3) The extended retail trade is formed by the activites 1 to 10.                 

The remainder is temporarily in Portuguese.

Cinco das oito atividades ficaram no campo negativo, na série com ajuste sazonal 

A variação de -0,1% no volume de vendas do comércio varejista, de novembro para dezembro de 2024, teve predominância de taxas negativas, atingindo cinco das oito atividades pesquisadas: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5,0%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-3,3%), Combustíveis e lubrificantes (-3,1%), Tecidos, vestuário e calçados (-1,7%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,4%).

Apenas três dos oito grupamentos pesquisados não registraram taxa negativa: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,6%), Móveis e eletrodomésticos (0,7%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (0,8%). Já no varejo ampliado, Veículos e motos, partes e peças e Material de construção caíram: -0,8% e -2,8%, respectivamente.

Quatro atividades do varejo avançaram na comparação com dezembro de 2023 

Frente a dezembro de 2023, quatro atividades do varejo (2,0%) também tiveram variações no campo positivo: Móveis e eletrodomésticos (10,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (9,6%) e Tecidos, vestuário e calçados (3,4%).

Os setores que ficaram no campo negativo foram: Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%), Combustíveis e lubrificantes (-1,7%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,2%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-3,9%).

No varejo ampliado, Veículos e motos, partes e peças teve alta de 6,8%, Material de construção cresceu 2,0% e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo caiu 8,1%.

Tabela 2 - BRASIL - INDICADORES DA RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:
Dezembro 2024
ATIVIDADES MÊS/MÊS ANTERIOR (1) MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%)
OUT NOV DEZ OUT NOV DEZ NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) 1,0 0,3 0,6 12,1 10,9 7,7 8,9 8,9
1 - Combustíveis e lubrificantes 0,1 1,0 -0,9 4,8 5,9 3,5 3,6 3,6
2 - Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo 1,0 0,9 0,2 12,4 13,1 6,4 9,0 9,0
       2.1 - Super e hipermercados 1,0 1,0 -0,3 12,8 13,8 6,8 9,6 9,6
3 - Tecidos, vest. e calçados 2,1 1,5 0,5 9,4 9,9 5,6 4,8 4,8
4 - Móveis e eletrodomésticos 7,1 -1,7 0,6 10,8 1,4 10,3 3,9 3,9
       4.1 - Móveis - - - 11,5 8,3 7,6 7,3 7,3
       4.2 - Eletrodomésticos - - - 10,6 -0,7 11,1 2,7 2,7
5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria -1,2 -0,4 -2,2 22,9 18,5 15,6 20,4 20,4
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria 0,8 -0,5 2,8 -1,7 -4,0 2,8 0,2 0,2
7 - Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação 1,6 3,3 -4,7 5,0 -4,5 -2,0 -1,6 -1,6
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico -0,2 -0,6 0,8 10,7 7,5 13,5 10,2 10,2
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) 0,8 -0,4 -0,7 12,5 7,3 6,5 7,5 7,5
9 - Veículos e motos, partes e peças 9,4 -8,4 -0,5 21,2 4,9 8,2 11,3 11,3
10- Material de construção 0,7 -1,4 -2,8 13,7 5,6 3,6 4,7 4,7
11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo       3,3 -2,8 0,0 -0,5 -0,5
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas       (1) Séries com ajuste sazonal.         

O grupamento de Móveis e eletrodomésticos registrou alta de 10,2% nas vendas frente a dezembro de 2023, seguindo trajetória positiva dos dois meses anteriores (9,9% em outubro e 0,5% em novembro). O setor registrou a terceira maior influência no indicador geral do varejo, contribuindo com 0,7 p.p. para a composição da taxa total de 2,0%. No acumulado do ano de 2024, o resultado foi de ganhos: 4,2% na comparação com 2023, superando o resultado do ano anterior (2,1%). Deve-se salientar que o desempenho positivo de 2024 e 2023 vem depois da atividade apresentar perdas de 6,7% em 2022 em relação a 2021.

O setor de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos etc., apresentou alta de 9,7% nas vendas frente a dezembro de 2023, décimo primeiro resultado positivo consecutivo, o que representa uma inversão após uma série de 21 meses de quedas. Em termos da composição absoluta da taxa interanual do varejo, o setor registrou a maior influência (junto com o setor farmacêutico), contabilizando 0,8 p.p. ao total de 2,0%. Nesse contexto, 2024 acumulou ganhos de 7,1% enquanto o resultado de 2023 foi de perdas (-10,8%). 

O grupo de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria apresentou alta de 9,6% nas vendas frente a dezembro de 2023. O segmento vem registrando taxas positivas, no indicador interanual, desde março de 2023, quando apresentou 7,1% de crescimento. A atividade também teve influência na composição da taxa global, contribuindo com 0,8 p.p. Em 2024, o acumulado foi de 14,2%, completando assim oito anos consecutivos de ganhos. Em relação a 2023, inclusive, o resultado de 2024 foi superior, já que o fechamento de 2023 ficou em 4,6%.

Em dezembro de 2024, o grupamento de Tecidos, vestuário e calçados teve um desempenho, em volume, 3,4% superior a dezembro de 2023, oitavo valor não negativo consecutivo. O ano de 2024 representou uma retomada de crescimento, com ganhos de 2,8% após dois anos de perdas (-4,6% em 2023 e -0,5% em 2022). O desempenho positivo de 2024 começou a se consolidar a partir de julho, quando o acumulado do ano passa a registrar ganhos de 0,6%, com incrementos até dezembro.

O grupo de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou queda de 0,8% em dezembro de 2024 em relação ao mesmo mês de 2023, primeiro mês no campo negativo após sete meses ininterruptos de crescimento no indicador interanual. Com isso, o setor fecha o ano de 2024 com ganhos 4,6% maiores que 2023, terceiro ano consecutivo com indicadores positivos e o maior deles: 1,4% em 2022 e 3,7% em 2023.    

Já a atividade de Combustíveis e lubrificantes registrou decréscimo de 1,7% em dezembro de 2024 em relação ao mesmo mês de 2023, resultado que rompe com uma série de duas taxas positivas no indicador interanual: 2,0% em outubro e 3,0% em novembro. Com isso, a contribuição para a composição da taxa global foi negativa: -0,2% p.p. para o total de 2,0%. O setor fecha 2024 com perdas acumuladas de -1,5%, primeiro ponto negativo após três anos consecutivos com desempenho positivo em relação ao ano anterior:  0,3% em 2021, 16,6% em 2022 e 3,9% em 2023.

O grupo de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação registrou queda de 2,2% em dezembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo mês consecutivo de queda (-4,0% em novembro). No indicador acumulado do ano em 2024, o setor chegou a registrar ganhos de 3,6% até abril, perdendo força à medida que novos meses eram contabilizados, fechando o ano positivo em 0,7%, abaixo do registrado nos anos anteriores: 2,0% em 2023 e 1,7% em 2024. Vale lembrar que o setor é influenciado pela variação do dólar frente ao real e, ao longo do ano, houve desvalorização da moeda brasileira.

Em dezembro de 2024, a atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria caiu 3,9%, em volume nas vendas frente a dezembro de 2023, contabilizando oito meses seguidos de resultados negativos. De fato, desde fevereiro de 2023 o setor vem experienciando taxas negativas no indicador com exceção de um único mês: abril de 2024 (+2,4%). Com isso, o setor volta a acumular perdas no ano de 2024 (-7,7%), uma vez que o resultado de 2023 também havia sido negativo (-4,6%). Vale destacar que o ano de 2022 rompeu uma sequência de oito anos de perdas, de 2014 a 2021, reverberando a migração do consumo de produtos ofertados por empresas dessa atividade (livros físicos) para outras formas de comercialização (plataformas digitais).

No âmbito do comércio varejista ampliado, a atividade de revenda de Veículos e motos, partes e peças apresentou crescimento de 6,8% nas vendas frente a dezembro de 2023, vigésimo consecutivo, fazendo com que o ano de 2024 fechasse com ganhos acumulados de 11,7% no volume, em relação ao ano de 2023.  O resultado anual é o segundo no campo positivo (8,4% em 2023) após perdas de 1,7% em 2022. O setor também exerceu a maior contribuição na composição do indicador interanual, somando 1,1 p.p, ao total de 1,4%.

Já as empresas de Material de construção apresentaram alta de 2,0% no volume de vendas frente a dezembro de 2023. Nessa comparação interanual, o setor registrou variações positivas ao longo de todo o segundo semestre de 2024, indicando retomada após 2023, ano com resultados predominantemente negativos. Assim, o segmento fechou 2024 acumulando ganhos de 4,7% em relação ao ano anterior, invertendo trajetória de perdas acumuladas em 2023 (-1,8%).

O setor de Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo teve queda de 8,1% em dezembro de 2024 em relação a dezembro de 2023. Nessa comparação interanual, a atividade concentrou resultados negativos durante todo o ano, em especial no segundo semestre, com quedas de 11,6% em agosto, 9,1% em setembro, 5,3% em outubro e 11,4% em novembro. O setor foi o que mais contribuiu negativamente para a composição da taxa global do varejo ampliado, somando -1,0 p.p. ao total de +1,4% do indicador interanual. Com isso, o acumulado de 2024 foi de -7,1%, perdas superiores ao registrado em 2023 (-0,1%).

Varejo avança 4,7% em 2024, oitavo ano consecutivo de resultados positivos 

O comércio varejista acumulou crescimento de 4,7% em 2024, fechando o oitavo ano consecutivo com ganhos e o maior da série de crescimento, uma vez que o maior valor do período tinha sido de 2,3% em 2018. O resultado de 2024 remete, em termos de amplitude, a 2013 (4,3%), sendo superado apenas por 2012 (8,4%).

No varejo ampliado, o resultado foi positivo em 4,1%, seguindo trajetória positiva de 2023 (2,3%).  Setorialmente, oito das onze atividades acumularam ganhos em 2024: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (14,2%), Veículos e motos, partes e peças (11,7%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,1%), Material de construção (4,7%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,6%), Móveis e eletrodomésticos (4,2%), Tecidos, vestuário e calçados (2,8%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,7%).

Três atividades terminaram 2024 com perdas em relação a 2023: Combustíveis e lubrificantes (-1,5%), Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (-7,1%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-7,7%).

Vendas diminuem em 20 unidades da federação em relação a novembro 

Na passagem de novembro para dezembro de 2024, o volume de vendas no comércio varejista mostrou recuo em 20 das 27 unidades da federação, com destaque para Amapá (-9,3%), Espírito Santo (-6,2%) e Roraima (-5,5%). Por outro lado, pressionando positivamente, figuram 7 das 27 unidades da federação, com destaque para Distrito Federal (4,5%), Rio de Janeiro (2,9%) e Pernambuco (1,4%).

Para a mesma comparação, no comércio varejista ampliado, a variação entre novembro e dezembro teve resultados negativos em 19 das 27 unidades da federação, com destaque para Amapá (-12,6%), Mato Grosso (-6,5%) e Espírito Santo (-4,7%). Por outro lado, pressionando positivamente, figuram 8 das 27 unidades da federação, com destaque para Distrito Federal (3,1%), Bahia (1,9%) e Sergipe (1,7%).

Na comparação anual, vendas sobem em 23 das 27 unidades da federação 

Frente a dezembro de 2023, a variação das vendas no comércio varejista foi de 2,0%, com resultados positivos em 23 das 27 unidades da federação, com destaque para Rio Grande do Sul (8,1%), Pernambuco (6,3%) e Distrito Federal (6,3%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 4 das 27 unidades da federação, com destaque para Amapá (-7,1%), Mato Grosso (-6,3%) e Maranhão (-3,3%).

Já no comércio varejista ampliado, a variação entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024 teve predomínio de resultados no campo positivo: 20 das 27 unidades da federação, com destaque para Rio Grande do Sul (10,8%), Paraíba (7,2%) e Piauí (7,1%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 6 das 27 unidades da federação, com destaque para Mato Grosso (-2,5%), Amapá (-1,7%) e São Paulo (-1,1%). Minas Gerais apresentou estabilidade (0,0%) na comparação interanual.