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In May, retail trade sales increased by 1.2%

July 11, 2024 09h00 AM | Last Updated: July 11, 2024 10h18 PM

In May 2024, volume of retail trade sales increased by 1.2% from April, in the seasonally adjusted series, and reached the fifth consecutive month of positive changes. In the previous month, the change had been of 0.9%. The quarterly moving changed by 0.8% in the quarter ended May.

Period Retail trade Extended retail trade
Volume of sales Nominal revenue Volume of sales Nominal revenue
May / April* 1.2 1.3 0.8 1.7
Quarterly moving average* 0.8 1.0 0.1 -0.1
May 2024 / May 2023 8.1 11.7 5.0 7.8
Cumulative in 2024 5.6 8.2 4.8 6.9
Cumulative in 12 months 3.4 5.3 3.7 5.4
*Seasonally adjusted series    
Source: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas      

In the non-adjusted series, retail trade increased by 8.1% from May 2023, 12th consecutive positive rate. The cumulative index in the year reached 5.6% whereas that in the last 12 months stood at 3.4%.

As for extended retail trade, which encompasses vehicles, motorcycles, parts and pieces, construction material and wholesale trade of food products, volume of sales increased by 0.8% in the series with seasonal adjustment. The quarterly moving average changed by 0.1%. In the non-adjusted series, extended retail trade increased by 5.0%, with acumulative increase in the year of 4.8% against the same period in 2023 and of 3.7% em in 12 months.

The remainder is temporarily in Portuguese.

Cinco das oito atividades avançam na série com ajuste sazonal

Em maio, o comércio varejista brasileiro cresceu 1,2% na comparação com o mês anterior, após o crescimento registrado em abril (0,9%). O setor registrou taxas positivas em todos os meses deste ano e, com esse resultado, o maior nível da série histórica, que se encontrava em abril de 2024, foi deslocado para maio. Ainda na série com ajuste sazonal, houve taxas positivas em cinco das oito atividades: Tecidos, vestuário e calçados (2,0%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%), Hiper, supermercados, produtos  alimentícios, bebidas e fumo (0,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,2%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (0,2%).

Tabela 1 - BRASIL - INDICADORES DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:
Maio 2024
ATIVIDADES MÊS/MÊS ANTERIOR (1) MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%)
MAR ABR MAI MAR ABR MAI NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) 0,3 0,9 1,2 5,7 2,1 8,1 5,6 3,4
1 - Combustíveis e lubrificantes -0,6 2,1 -2,5 -4,9 1,8 -3,2 -1,2 -2,1
2 - Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo -0,1 1,8 0,7 8,6 -1,3 10,5 6,6 5,3
       2.1 - Super e hipermercados -1,3 3,0 0,7 9,5 -1,1 11,6 7,2 5,7
3 - Tecidos, vest. e calçados -0,4 -1,4 2,0 -0,9 -3,7 2,0 -0,5 -1,1
4 - Móveis e eletrodomésticos -1,8 2,4 -1,2 -4,4 7,9 2,1 1,7 2,0
       4.1 - Móveis - - - -3,6 10,0 5,9 2,8 -1,0
       4.2 - Eletrodomésticos - - - -4,4 7,6 1,3 1,8 4,2
5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria 1,4 0,6 0,2 11,4 19,0 13,6 13,8 9,5
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria -0,4 -0,3 0,2 -14,6 2,4 -8,9 -7,5 -8,2
7 - Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação -9,3 13,4 -8,5 -12,0 16,2 -0,2 2,8 2,8
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico 0,6 0,4 1,6 13,1 4,4 14,5 7,8 -2,9
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) 0,5 -0,8 0,8 -1,4 5,0 5,0 4,8 3,7
9 - Veículos e motos, partes e peças -1,4 1,5 -2,3 1,8 29,0 10,6 13,4 12,4
10- Material de construção -0,4 2,8 -3,5 -9,5 16,6 -1,5 1,6 0,4
11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo       -22,6 -12,6 -8,2 -5,5 0,1
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas   (1) Séries com ajuste sazonal.  (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8.   (3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10        

Por outro lado, as outras três atividades ficaram no campo negativo: Móveis e eletrodomésticos (-1,2%), Combustíveis e lubrificantes (-2,5%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-8,5%).

No comércio varejista ampliado, a atividade de Veículos e motos, partes e peças caiu 2,3%, enquanto a de Material de Construção teve queda de 3,5%.

Cinco atividades do varejo avançam na comparação com maio de 2023

Em relação a maio de 2023, cinco dos oito setores investigados avançaram: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (14,5%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (13,6%),  Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (10,5%), Móveis e eletrodomésticos (2,1%) e Tecidos, vestuário e calçados (2,0%).

Os demais ficaram no campo negativo na mesma comparação: Livros, jornais, revistas e papelaria (-8,9%), Combustíveis e lubrificantes (-3,2%) e Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-0,2%).

No comércio varejista ampliado, o setor de Veículos e motos, partes e peças cresceu 10,6%, o de Material de Construção caiu 1,5% e o Atacado de produtos alimentícios, bebida e fumo recuou 8,2%.

Tabela 2 - BRASIL - INDICADORES DA RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:
Maio 2024
ATIVIDADES MÊS/MÊS ANTERIOR (1) MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de
Variação (%)
Taxa de
Variação (%)
Taxa de
Variação (%)
MAR ABR MAI MAR ABR MAI NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) 1,3 0,4 1,3 8,5 4,5 11,7 8,2 5,3
1 - Combustíveis e lubrificantes -1,1 0,9 -0,7 -4,3 5,0 4,9 1,2 -4,3
2 - Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo -0,4 2,6 2,4 11,2 1,0 13,6 8,9 7,0
       2.1 - Super e hipermercados -0,3 2,7 2,5 12,1 1,2 14,6 9,5 7,5
3 - Tecidos, vest. e calçados 0,1 -1,0 2,4 1,3 -1,9 4,0 1,7 3,2
4 - Móveis e eletrodomésticos -1,8 1,9 -1,3 -5,7 6,1 0,6 0,2 0,0
       4.1 - Móveis - - - -2,1 11,5 6,5 4,2 1,9
       4.2 - Eletrodomésticos - - - -6,8 4,3 -1,3 -1,0 0,1
5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria 1,8 0,4 1,0 17,9 25,2 18,9 20,1 16,2
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria -2,3 0,9 -1,1 -7,1 11,1 -1,5 0,8 0,1
7 - Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação -7,7 9,3 -7,8 -14,6 10,7 -4,4 -1,5 -3,4
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico 0,6 0,8 1,1 16,1 6,8 16,8 10,7 0,8
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) -1,2 -0,8 1,7 0,7 7,0 7,8 6,9 5,4
9 - Veículos e motos, partes e peças -1,3 2,0 -2,6 0,8 27,3 9,5 12,2 12,4
10- Material de construção -0,8 2,1 -2,9 -9,9 15,2 -2,1 0,9 0,1
11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo       -17,7 -7,0 -2,9 -0,3 3,8
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas    (1) Séries com ajuste sazonal.         

O grupo de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos etc., apresentou alta de 14,5% nas vendas frente a maio de 2023, quarto resultado positivo para o indicador interanual. O setor vem de recuperação após ter sido afetado pela redução de lojas físicas de grandes cadeias ao longo de 2023. Em relação ao acumulado no ano até maio, ao passar de 6,1% até abril para 7,8% no mês de referência, a atividade mostra aumento no ritmo de ganhos. Os resultados do acumulado nos últimos 12 meses, por sua vez, registram perdas decrescentes nos últimos meses: -7,2% até março, -5,5% até abril e -2,9% até maio.

O grupamento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria apresentou aumento de 13,6% nas vendas frente a maio de 2023, contabilizando 15 meses consecutivos de resultados positivos. Adicionalmente, o setor representou a segunda maior influência no campo positivo, somando 1,4 p.p. no total de 8,1% do varejo. No ano, até maio, o setor acumula 13,8%, patamar similar ao acumulado até abril (13,9%), indicando manutenção do ritmo de crescimento do setor. Nos últimos 12 meses, o acumulado até maio fechou em 9,5%, acima dos dois últimos levantamentos (7,7% até março e 9,0% até abril).

O setor de Hiper, supermercados, produtos  alimentícios, bebidas e fumo cresceu 10,5% nas vendas frente a maio de 2023, contra queda de 1,3% em abril de 2024,  no indicador interanual. Em maio, o setor exerceu a principal influência, no campo positivo, das oito atividades pesquisadas, contribuindo com 5,6 p.p. na composição da taxa total de 8,1% do varejo. Ainda sobre o indicador interanual, nos últimos 22 meses, o único a registrar valores negativos na comparação mês contra mesmo mês do ano anterior foi abril de 2024 (-1,3%). Em relação ao acumulado no ano até maio, ao passar de 5,6% até abril para 6,6% no mês de referência, a atividade mostra aceleração no ritmo de ganhos em 2024. Em termos de resultado acumulado nos últimos 12 meses, o ritmo também cresce: de  4,6% até abril para 5,3% até maio.

A atividade de Móveis e eletrodomésticos cresceu 2,1% nas vendas frente a maio de 2023, segundo resultado seguido de alta no indicador interanual (7,9% em abril). Em relação ao acumulado no ano, os dois últimos resultados se mantém em patamar similar de crescimento: 1,6% até abril e 1,7% até maio. No acumulado nos últimos 12 meses, o resultado até maio foi de 2,0%, 11º consecutivo a registrar ganhos (junho de 2023 foi o último a mostrar perdas: -1,3%).

O setor de Tecidos, vestuário e calçados apresentou alta de 2,0% nas vendas frente a maio de 2023, primeiro resultado positivo após três meses em queda. No ano, o setor acumula perdas de 0,5%, até maio, patamar reduzido em relação ao acumulado até abril (-1,2%). Redução na intensidade de crescimento também acontece no indicador acumulado dos últimos 12 meses: -3,1% até abril para -1,1% até maio.

Após o crescimento de abril, que quebrou uma sequência de 14 meses de resultado negativos, a atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria volta a apresentar redução no volume de vendas (-8,9%) em maio de 2024, na comparação com maio de 2023. Com isso, as perdas acumuladas no ano, que tinham se reduzido (de -9,0% até março para -7,3% até abril), mantém o patamar até maio (-7,5%). Em termos de resultado acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de -8,0% até abril para -8,2% em maio, o setor também mostrou manutenção na intensidade de perda.

O volume de vendas da atividade de Combustíveis e lubrificantes caiu 3,2% nas vendas frente a maio de 2023, invertendo trajetória registrada no mês anterior (1,8%). O resultado setorial de maio foi também a única influência negativa no indicador interanual, somando -0,4 p.p à composição total de 8,1% da taxa. No ano, até maio, o setor acumula perdas de 1,2%, mais intensas do que até abril (-0,7%). Similarmente, em termos de resultado acumulado nos últimos 12 meses, o patamar de perdas se intensifica: -1,0% até abril para -2,1% até maio.

Em maio de 2024, o volume de vendas do setor de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação variou -0,2% frente a maio de 2023, após crescimento de 16,2% em abril. Ao longo do ano de 2024, o indicador interanual registrou três meses com resultados positivos e dois no campo negativo: 4,3% em janeiro, 10,7% em fevereiro, -12,0% em março, 16,2% em abril e -0,2% em maio, com relação ao mesmo mês do ano anterior. No ano, o setor apresenta redução no ritmo de ganhos: de 3,6% até abril para 2,8% até maio. O mesmo não é observado no acumulado dos últimos 12 meses: de 2,4% até abril para 2,8% até maio.

No varejo ampliado, o grupo Veículos e motos, partes e peças apresentou alta pelo 13º mês consecutivo (10,6% em maio) na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O resultado posiciona o setor como o segundo em termos de influência para o indicador interanual, contabilizando 1,8 p.p. ao total de 5,0% de todas as 11 atividades. Em relação ao acumulado no ano até maio, ao passar de 14,1% até abril para 13,4% no mês de referência, a atividade mostra diminuição no ritmo de crescimento. Em termos de resultado acumulado nos últimos 12 meses, há pouca variação no ritmo de ganhos nos últimos dois meses: 11,6% até abril e 12,4% até maio).

A atividade de Material de construção caiu 1,5% em volume em relação às vendas frente a maio de 2023, primeira queda após resultado de 16,6% em abril.  No ano, o resultado é de 1,6% até maio, menor do que o acumulado até abril (2,5%). No acumulado do ano, o setor deixa de registrar perdas desde abril (0,3%), mantendo o ritmo em maio (0,4%).

No caso do Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, a comparação com o mesmo mês do ano anterior teve resultado negativo pelo terceiro mês consecutivo: -22,6% frente a março; -12,6% em abril; e -8,2% em maio. No ano, o setor acumula perdas de 5,5% até maio, resultado superior ao acumulado até abril (-4,7%). No acumulado dos últimos 12 meses, o setor apresenta estabilidade: 0,1% até maio de 2024. 

Vendas crescem em 16 unidades da Federação em relação a abril

Na passagem de abril para maio de 2024, na série com ajuste sazonal, a variação no volume de vendas do comércio varejista foi de 1,2% com resultados positivos em 16 das 27 unidades da federação, com destaque para: Amapá (3,4%), Mato Grosso (3,0%) e Maranhão (2,2%). Por outro lado, com variações negativas, figuram 11 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Roraima (-5,9%), Espírito Santo (-2,6%) e Acre (-1,7%).

Na mesma comparação, no comércio varejista ampliado, a variação entre abril e maio de 2024 foi de 0,8%, com resultados positivos em 13 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Ceará (5,3%), Amapá (3,0%) e Tocantins (2,9%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 14 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Roraima (-5,5%), Rondônia (-3,2%) e Rio Grande do Sul (-2,8%).

Na comparação anual, vendas sobem em todas as unidades da federação

Na comparação com  maio  de 2023, a variação das vendas no comércio varejista foi de 8,1% com resultados positivos em todas as 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amapá (29,4%), Paraíba (14,9%) e Bahia (12,2%). Já no comércio varejista ampliado, na mesma comparação, houve crescimento de 5,0%, com resultados positivos em 25 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amapá (26,9%), Goiás (19,9%) e Maranhão (17,6%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 2 das 27 Unidades da Federação: Pará (-3,3%), e Mato Grosso (-0,2%).