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Retail trade increases 1.75% in volume of sales and 2.44% in nominal receipt

May 12, 2005 09h00 AM | Last Updated: October 31, 2019 02h25 PM

The Monthly Survey of Trade starts in this month, the publication of the indicators month /previous month, in the series without seasonal influence. The change in retail trade in the country in the month of March, compared to February, was 1.75% for the volume of sales and 2.44% concerning the nominal receipt, both without the influence of seasonal factors. Regarding the comparison with the month of March of the previous year, the changes were 8.61% and 16.11% for the volume of sales and nominal receipt, respectively. In the year, the change was of 5.87% in the volume of sales and 12.79% in the nominal receipt. In the accumulated index of the last twelve months, the changes were 8.85% and 13.64%, for the volume and for the nominal receipt, respectively. Regarding the extended retail trade, which includes the activities of vehicles, motorcycles, parts and pieces and construction material, the rates of the monthly change in relation to March 2004 were 6.26% for the volume of sales and 15.38% for the nominal receipt. Regarding the accumulated index in the first quarter, the rates were 5.00% for the volume of sales and 14.36% for the nominal receipt (Tables 1 and 2). See the entire release below (in Portuguese): Os resultados para o comércio varejista mostram alta em relação às taxas apresentadas em fevereiro de 2005, que foram de 2,51% para o volume de vendas e 9,00% para a receita nominal, em razão de o período de Páscoa ter ocorrido em março, neste ano e não em abril, como em 2004. As três atividades que mais influenciaram positivamente o comércio varejista, neste mês de março, foram, em volume de vendas: Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo com variação de 10,94%, em relação ao igual mês do ano anterior; Móveis e eletrodomésticos com 17,99% e Outros artigos de uso pessoal e doméstico com variação de 27,60%. Sendo que a primeira e terceira atividades tiveram suas variações influenciadas pelas vendas da Páscoa e, a segunda ainda influenciada pelo crédito em consignação em folha e aumento nos prazos de pagamentos das prestações. A atividade que mais influenciou negativamente na composição do índice geral de volume do comércio varejista foi Combustíveis e lubrificantes, com variação de –8,83%, justificada pela evolução dos preços que, nos últimos 12 meses, tiveram um aumento acumulado de 21,13%, segundo o IPCA. Em termos de variação acumulada no ano e nos últimos 12 meses, a atividade de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebida e fumo apresentou taxas de 6,13% e 7,72%, respectivamente em volume e em receita nominal. No segmento Outros artigos de uso pessoal e doméstico, a variação acumulada no primeiro trimestre do ano situou-se em 16,06%. As demais atividades tiveram os seguintes comportamentos: 0,85% em relação ao mês de março de 2004 para Tecidos, vestuário e calçados; 2,39% para Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos; 37,63% para Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação e 2,26% para Livros, jornais, revistas e papelaria. Compondo o índice de varejo ampliado, foi obtida variação de 5,01% para Veículos, motos, partes e peças e -7,87% para Material de construção (Tabela 1). Em relação às Unidades da Federação, os cinco maiores resultados em volume de vendas, em relação a março/04, foram: Acre com 31,85%; Amazonas (31,53%); Sergipe (25,70%); Tocantins (24,73%) e Paraíba (24,01%). Entretanto, os seis estados que mais influenciaram positivamente o desempenho do setor em março foram: São Paulo com 5,79%; Rio de Janeiro (7,84%); Minas Gerais (10,21%); Pernambuco (23,45%); Santa Catarina (9,36%) e Distrito Federal (14,70%). Ainda, em relação ao volume de vendas, para o comércio varejista ampliado, os estados que mais influenciaram foram São Paulo com variação de 4,71%; Rio de Janeiro (6,28%); Pernambuco (21,72%); Goiás (14,74%) e Pará (27,83%).