Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE maps land use and land cover in the state of Rio de Janeiro

Section: Geosciences

July 28, 2016 09h41 AM | Last Updated: August 19, 2019 03h15 PM

 

The IBGE makes available today, July 28, 2016, the Map of Land Cover and Land Use of the State of Rio de Janeiro, in pdf and vector formats, at scales of  1:250,000 (1 cm = 2,500 m) and 1:700,000 (1 cm = 7,000 m). The products result from the interpretation of 30-meter resolution satellite images, captured in 2015, and from field survey and statistical information of the 92 municipalities in the state of Rio. Click here to download for free the map in pdf, and here to download the vector file.

The remainder is temporarily in Portuguese.

O IBGE mapeia sistematicamente a cobertura e o uso da terra em cada unidade da federação, refletindo a situação encontrada no ano específico de trabalho, sempre na escala de 1:250.000. Além dos mapas do Rio de Janeiro, estão disponíveis os do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Sergipe.

Os arquivos em formato vetorial, nas duas escalas, são voltados aos que utilizam Sistemas de Informação Geográfica. Já o produto em pdf (apenas na escala 1:700.000) tanto pode ser visualizado em computadores domésticos como impresso em grande formato (plotter), e possibilita uma visão geral das coberturas e usos encontrados (figura abaixo).

Um terço de todo estado ainda é coberto por florestas

O mapeamento da cobertura do estado do Rio de Janeiro mostrou que quase a metade (47,2%) dos 43.782 km² tem predominância de pastagens. O mapa também apresenta que um terço (33,1%) de todo o território fluminense ainda é coberto por áreas florestais.

A cobertura florestal se encontra em sua totalidade no Bioma Mata Atlântica, majoritariamente nas áreas de serras, o que representa um aspecto de suma importância para a conservação da biodiversidade no país, principalmente em um estado que possui alta densidade demográfica (378 hab/km2) e elevada taxa de urbanização (97,3%).

Os levantamentos de campo apontaram que as atividades tradicionais, como a lavoura de cana-de-açúcar, no norte do estado, e a extração de sal, na Região dos Lagos, mostraram sinais de redução, devido à expansão da pecuária e das áreas urbanas, respectivamente. Por outro lado, novas atividades foram detectadas, como o cultivo de noz de macadâmia, no município de Piraí, e o plantio de grama comercial, em Saquarema, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu e Casimiro de Abreu. Os percentuais dos principais tipos de coberturas e usos da terra em relação à área do estado do Rio estão na tabela a seguir:

Participação percentual das classes de Cobertura e
Uso da Terra na área do estado do Rio de Janeiro
Pastagens
47,2
Área Florestal
33,1
Lavouras
7,1
Áreas Urbanizadas
6,6
Área Campestre
2,6
Águas Costeiras
1,2
Águas Continentais
0,8
Silvicultura
0,6
Áreas Descobertas
0,6
Áreas de Mineração
0,2