Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

After rising for three months, trade registers -0.4% in April

June 12, 2025 09h00 AM | Last Updated: June 12, 2025 09h34 AM

In the seasonally-adjusted series, volume of the retail trade sales stayed at -0.4% in April 2025. The change had been 0.8% in the previous month. The quarterly moving average changed 0.3% in the quarter ended in April.

In the seasonally-unadjusted series, the retail trade grew 4.8% over April 2024. The cumulative index in the year stayed at 2.1%, whereas the cumulative index in the last 12 months stayed at 3.4%.

As for the extended retail trade, which encompasses vehicles, motorcycles, parts and pieces and construction material, volume of sales retreated -1.9% in the seasonally-adjusted series, after rising 1.7% in March. The quarterly moving average changed -0.2% in the quarter ended in April 2025, after advancing 1.5% in the immediately previous month.

In the seasonally-unadjusted series, which also includes wholesale specialized in food, beverages and tobacco, the extended retail grew 0.8%, the first rise of after registering -1.2% in March. The cumulative index in the year stayed at 1.0%, whereas the cumulative index in 12 months stayed at 2.7%.

Period Retail Extended Retail
Volume of sales Nominal revenue Volume of sales Nominal revenue
April / March* -0.4 0.1 -1.9 -1.4
Quarterly moving average* 0.3 0.9 -0.2 0.3
April 2025 / April 2024 4.8 11.5 0.8 6.2
Cumulative in 2025 2.1 8.2 1.0 5.9
Cumulative in 12 months 3.4 8.7 2.7 7.0

* Seasonally-adjusted series
Source: IBGE, Directorate of Surveys, Coordination of Short-Term Statistics in Enterprises.

The remainder is temporarily in Portuguese

Equilíbrio entre taxas positivas e negativas nas oito atividades

Em abril de 2025, na série com ajuste sazonal, houve equilíbrio entre taxas positivas e negativas. Registrou-se queda em Combustíveis e lubrificantes (-1,7%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-1,3%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,3%).

Por outro lado, houve crescimento em Livros, jornais, revistas e papelaria (1,6%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,0%), Tecidos, vestuário e calçados (0,6%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,2%).

VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:
 Abril 2025 - Brasil
ATIVIDADES MÊS/MÊS ANTERIOR (1) MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de
Variação (%)
Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%)
FEV MAR ABR FEV MAR ABR NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) 0,6 0,8 -0,4 1,6 -0,8 4,8 2,1 3,4
1 - Combustíveis e lubrificantes 0,3 -1,0 -1,7 2,2 1,1 -1,9 0,6 -1,1
2 - Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo 1,1 0,3 -0,8 -0,3 -1,4 6,4 1,8 3,4
       2.1 - Super e hipermercados 1,2 -0,2 -0,6 0,1 -1,2 7,0 2,3 4,0
3 - Tecidos, vest. e calçados 0,1 1,2 0,6 8,6 1,1 7,8 4,9 4,6
4 - Móveis e eletrodomésticos 1,1 -0,6 -0,3 9,7 3,0 0,7 4,4 5,0
       4.1 - Móveis - - - -1,1 -3,0 -6,3 -2,4 4,4
       4.2 - Eletrodomésticos - - - 12,9 4,6 2,8 6,4 5,0
5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria 0,6 1,1 0,2 3,2 2,1 1,9 3,2 5,7
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria -19,8 29,8 1,6 -4,9 -7,9 -3,8 -3,9 -6,4
7 - Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação -4,2 2,8 -1,3 -3,8 -2,1 -5,2 -2,4 -1,1
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico 0,5 1,6 1,0 2,7 -6,3 10,9 2,7 6,0
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) -0,3 1,7 -1,9 2,4 -1,2 0,8 1,0 2,7
9 - Veículos e motos, partes e peças -2,7 1,3 -2,2 9,8 -2,5 -7,1 1,8 7,6
10- Material de construção 1,1 0,5 -0,4 9,7 5,0 -2,7 3,8 5,2
11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo       -6,6 -3,7 -2,4 -5,8 -7,4
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas
(1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8.
(3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10        

As duas atividades adicionais que compõem o varejo ampliado nesse indicador tiveram variação negativa: Veículos e motos, partes e peças, com –2,2%, e Material de construção, com –0,4%.

Cinco atividades do varejo tiveram alta frente a abril de 2024

Em relação a abril de 2024, cinco dos oito setores investigados no comércio varejista cresceram: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,9%), Tecidos, vestuário e calçados (7,8%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (6,4%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,9%) e Móveis e eletrodomésticos (0,7%).

As outras três atividades apresentaram resultados no campo negativo: Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-5,2%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-3,8%) e Combustíveis e lubrificantes (-1,9%).

No comércio varejista ampliado, todas as três atividades adicionais tiveram resultados negativos: Veículos e motos, partes e peças (-7,1%), Material de construção (-2,7%) e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,4%).

RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:
Abril 2025 - Brasil
ATIVIDADES MÊS/MÊS ANTERIOR (1) MÊS/IGUAL
MÊS DO ANO ANTERIOR
ACUMULADO
Taxa de
Variação (%)
Taxa de
Variação (%)
Taxa de Variação (%)
FEV MAR ABR FEV MAR ABR NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) 1,5 1,2 0,1 7,2 5,4 11,5 8,2 8,7
1 - Combustíveis e lubrificantes 2,7 -1,4 -2,8 11,8 11,2 5,7 9,2 6,5
2 - Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo 1,7 0,6 -0,2 6,0 5,8 14,2 8,8 9,3
       2.1 - Super e hipermercados 1,6 1,0 -0,5 6,3 5,8 14,8 9,2 9,9
3 - Tecidos, vest. e calçados 1,6 -1,5 1,8 11,1 3,9 11,2 7,6 6,7
4 - Móveis e eletrodomésticos 1,3 -0,1 0,3 9,9 3,8 2,5 5,0 5,3
       4.1 - Móveis - - - 1,5 -0,5 -3,5 0,2 6,1
       4.2 - Eletrodomésticos - - - 12,8 5,2 4,6 6,6 5,0
5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria 0,9 1,6 0,2 8,4 7,0 6,5 8,1 11,2
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria -10,8 11,5 1,5 1,0 -2,2 2,7 2,1 0,5
7 - Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação -4,7 2,7 0,0 -3,1 -1,0 -2,5 -1,2 -1,8
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico 2,1 1,3 1,6 6,5 -2,1 16,5 6,9 9,5
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) 0,9 1,5 -1,4 7,0 3,9 6,2 5,9 7,0
9 - Veículos e motos, partes e peças -2,4 2,7 -2,4 12,3 0,0 -4,5 4,3 8,5
10- Material de construção 1,5 0,8 0,2 10,9 7,0 -0,1 5,7 6,1
11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo       -1,1 1,7 2,7 -0,3 -0,7
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas
(1) Séries com ajuste sazonal.    
    

Para a atividade Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos etc., o indicador registrou crescimento de 10,9% na comparação interanual, invertendo sinal registrado no mês anterior (-6,3% em março de 2025 contra março de 2024). O setor foi o segundo que mais contribuiu, no campo positivo, para o resultado global, somando 0,9 p.p. ao total de 4,8% do varejo. A atividade também mostra crescimento de ritmo em relação ao acumulado no ano, passando de 0,1% em março para 2,7% em abril. O mesmo acontece para o acumulado nos últimos doze meses, que registrou 6,0% até abril.

A atividade de Tecidos, vestuário e calçados apresentou alta de 7,8% nas vendas frente a abril de 2024, décimo resultado positivo consecutivo. Com isso, a atividade registrou a segunda maior alta, na comparação interanual, entre as atividades do comércio varejista, contribuindo com 0,4 p.p. ao total de 4,8% do volume do comércio. O setor acumula ganhos de 4,9% no ano. No acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 3,7% até março para 4,6% até abril, o setor demonstra aumento no ritmo de ganhos.

O setor de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentou alta de 6,4% nas vendas frente a abril de 2024, primeiro resultado positivo para esse indicador desde janeiro de 2025 (2,8%). Com isso, o setor alcançou a maior contribuição, no campo positivo, somando 3,6 p.p. ao total de 4,8% do varejo. No ano, o setor acumula 1,8% de crescimento até abril, acima do patamar de março (0,3%). Nos últimos doze meses, o valor também é positivo, passando de 2,8% de ganhos até março para 3,4% até abril.

A atividade de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria apresentou aumento de 1,9% nas vendas frente a abril de 2024. Ao todo, são 26 meses consecutivos registrando crescimento: a última vez que houve queda para o setor foi em março de 2023 (-0,5%). Com isso, o setor acumula no ano, até abril, 3,2%, abaixo do acumulado até março (3,6%). Nos últimos doze meses o acúmulo é de 5,7% até abril, uma diminuição da intensidade dos ganhos, uma vez que o resultado até março havia sido 6,5%.

O setor de Móveis e eletrodomésticos apresentou alta de 0,7% nas vendas frente a abril de 2024, sétimo resultado positivo na comparação interanual. O último mês a registrar taxa negativa foi setembro de 2024 (-0,2%). Ainda na leitura interanual, nos últimos 16 meses, o setor apresentou 14 resultados positivos e dois negativos. No acumulado no ano até abril, ao passar de 5,7% até março para 4,4% no mês de referência, a atividade mostra diminuição no ritmo de ganhos. O mesmo se dá para o acumulado de doze meses, que passa de 5,6% até março para 5,0% até abril.

O agrupamento de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação apresentou queda pelo terceiro mês consecutivo: -3,8% em fevereiro, -2,1% em março e -5,2% em abril. A trajetória de queda ocorreu em sete dos últimos nove meses na comparação interanual. No ano, o setor acumula perdas, passando de -1,4 até março para -2,4% até abril. Nos últimos doze meses, o setor mostra inversão de trajetória, ao passar de +0,4% até março para -1,1% em abril.

O grupo de Livros, jornais, revistas e papelaria registrou a décima segunda queda consecutiva (-3,8% frente a abril de 2024). Houve apenas duas altas na atividade, desde janeiro de 2023: em janeiro de 2023 (18,3%) e abril de 2024 (2,4%). No ano, o setor acumula perdas consecutivas por 23 meses, chegando a -3,9% até abril. Nos últimos doze meses, o cenário é similar: 20 meses negativos consecutivos, atingindo -6,4% até abril.

Na comparação interanual, o setor de Combustíveis e lubrificantes apresentou a primeira queda (-1,9%, frente a abril de 2024) pela primeira vez desde dezembro de 2024 (-1,8% em dezembro, 1,3% em janeiro de 2025, 2,2% em fevereiro e 1,1% em março). Em relação ao acumulado no ano, ao passar de 1,5% até março para 0,6% no mês de referência, a atividade mostra diminuição no ritmo de ganhos. Nos últimos doze meses, o resultado é negativo: -0,8% até março contra -1,1% até abril.

No comércio varejista ampliado, as empresas que comercializam Veículos e motos, partes e peças apresentaram queda (-7,1%) na comparação de abril de 2025 com abril de 2024, maior recuo desde julho de 2022 (-8,5%). O resultado de abril foi a maior contribuição negativa dentre os onze setores para o varejo ampliado, alcançando -1,4 p.p. do total de +0,8%. No acumulado do ano, houve desaceleração, passando de 5,2% até março para 1,8% até abril. O mesmo se deu para o acumulado dos últimos doze meses, passando de 10,5% até março para 7,6% até abril.

O grupo de Material de construção também apresentou o primeiro recuo depois de dez meses de altas queda (-2,7% frente a abril de 2024). No acumulado no ano até abril, a atividade mostra diminuição no ritmo de ganhos ao passar de 6,1% até março para 3,8% até o mês de referência. Nos últimos doze meses, o ritmo também se inverte: 5,5% até fevereiro, 6,8% até março e 5,2% até abril de 2025.

A atividade de Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou sua nona taxa negativa consecutiva (-2,4%). Na comparação interanual, tem havido predominância de resultados negativos: desde março de 2024, apenas o mês de julho (0,6%) não foi negativo. Houve perdas tanto no acumulado do ano (-5,8%) quanto no acumulado dos últimos doze meses (-7,4% até abril).

Varejo registra alta de 1,9% no último bimestre

O bimestre encerrado em abril de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior, teve crescimento de 1,9% para o comércio varejista. É a décima sexta taxa positiva consecutiva nessa comparação, já que o último resultado negativo foi no quarto bi de 2022 (-2,0%).

Em termos setoriais, cinco atividades tiveram resultados no campo positivo: Tecidos, vestuário e calçados (4,5%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,3%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,0%), Móveis e eletrodomésticos (1,9%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,8%). Por outro lado, três atividades fecharam o bimestre com taxas negativas: Livros, jornais, revistas e artigos de papelaria (-6,0%), Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-3,7%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,4%).

Para o comércio varejista ampliado, o resultado para o segundo bimestre de 2025 foi de -0,2%, o primeiro no campo negativo após doze meses de altas. Em termos setoriais, ainda para o varejo ampliado, Veículos, motos, partes e peças apresentou queda de 4,9%, Material de construção fechou em alta (1,1%) e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo teve recuo (-3,1%).

Vendas avançam em 17 das 27 unidades da federação em relação a março

Na passagem de março para abril de 2025, na série com ajuste sazonal, a taxa média nacional de vendas do comércio varejista foi de -0,4%, com resultados positivos em 17 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Rondônia (2,3%), Amazonas (1,7%) e Acre (1,6%). Por outro lado, nove das 27 Unidades da Federação tiveram resultados negativos, com destaque para: Goiás (-2,7%), Rio de Janeiro (-1,9%) e Minas Gerais (-1,7%). Tocantins registrou estabilidade (0,0%).

Ainda frente a março de 2025, o comércio varejista ampliado registrou resultados positivos em 14 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Pernambuco (2,3%), Roraima (2,1%) e Sergipe (1,9%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram doze das 27 Unidades da Federação, com destaque para Paraná (-5,0%), Espírito Santo (-2,8%) e Rio Grande do Sul (-1,9%). A Paraíba apresentou estabilidade (0,0%) para este indicador.

Em relação a 2024, vendas crescem em 24 unidades da federação

Frente a abril de 2024, as vendas no comércio varejista, no corrente mês, cresceram 4,8%, com resultados positivos em 24 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Santa Catarina (11,7%), Paraíba (11,6%) e Alagoas (10,2%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram três das 27 Unidades da Federação: Roraima (-3,8%), Tocantins (-1,2%) e Rio de Janeiro (-0,5%).

Já no comércio varejista ampliado, a variação entre abril de 2024 e abril de 2025 mostrou crescimento de 0,8%, com resultados positivos em 17 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Paraíba (9,6%), Ceará (7,2%) e Amapá (5,6%). Do lado negativo, figuram dez Unidades da Federação, com destaque para Goiás (-9,2%), Bahia (-2,2%) e Acre (-1,6%)