Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Take good care of your heart: 31.3 million Brazilians suffered from hypertension in 2013

August 14, 2017 09h00 AM | Last Updated: September 04, 2017 09h21 AM

Se você sente dores de cabeça, tonteiras, vista turva e cansaço repentino, é melhor consultar o cardiologista. Se você não sente nada disso, mas passou dos 35 anos, é bom fazer o mesmo. A hipertensão é uma das principais causas de morte no Brasil. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), em 2013 a doença atingia 31,2 milhões de pessoas de 18 anos ou mais de idade em todo o país, sendo 14,9 milhões no Sudeste. Na força de trabalho, eram 14,2 milhões de pessoas ocupadas com diagnóstico de hipertensão.

Veja também:
Saúde dos brasileiros: pesquisas do IBGE sobre o tema estão em fase de preparação

Além de buscar atendimento, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda alguns hábitos saudáveis para a prevenção de doenças cardiovasculares: reduza o consumo de sal, doces e gorduras, pratique alguma atividade física regular e não tome medicamentos sem orientação profissional.

A hipertensão arterial está associada a fatores como hereditariedade, obesidade, estresse, maus hábitos alimentares e sedentarismo. A SBC mantém uma campanha permanente para conscientizar a população sobre a importância de visitar o médico com regularidade e medir a pressão. O grupo alerta que, especialmente no inverno, o risco de problemas cardiovasculares é maior, devido ao consumo sem controle de alimentos gordurosos e pesados. É importante também se agasalhar e preferir atividades físicas em espaços fechados e protegidos do clima adverso.

Dia 14 de agosto é Dia do Cardiologista. Aproveite e agende uma visita ao seu!

Texto: Eduardo Peret
Imagem: Freepick



Page 1 of 95