Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE relança portal Países

Editoria: IBGE

26/02/2019 10h00 | Atualizado em 26/02/2019 10h43

O IBGE relança hoje (26/2) o portal Países, site que reúne informações dos 193 países reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além de informações básicas como território, moeda e idioma, a plataforma apresenta dados de indicadores sociais, de economia, meio ambiente, população, saúde e comunicação. A página pode ser acessada aqui.

Nessa nova versão, o usuário pode traçar série histórica dos indicadores, criar rankings e comparar dados de até cinco país. Escolhendo, por exemplo, o tema população, é possível consultar e ranquear países segundo indicadores como população total, população por sexo, densidade demográfica, taxa bruta de mortalidade e taxa bruta de natalidade. No ranking população total aparecem: 1º China, 2º Índia, 3º Estados Unidos, 4º Indonésia, 5º Brasil.

É possível também comparar o PIB total dos países. Em “economia” pode-se consultar “total do PIB”, gerando uma lista na qual aparecem como três primeiros, respectivamente, Estados Unidos, China e Japão, e, os três últimos, Kiribati, Nauru e Tuvalu. Também é possível dispor as informações em um gráfico, tornando mais visível a disparidade entre os países.

Outra alternativa é comparar indicadores de dois países. Ao selecionar o tema “saúde” pode-se descobrir, por exemplo, a média de calorias consumidas por dia em cada país, como a Áustria, com 3.768 calorias/dia, e a República Centro Africana, com 1.720 calorias/dia, em 2016. No tema "economia", pode-se descobrir também o número de entrada de turistas por ano. No Brasil, por exemplo, foram cerca de 6,5 milhões em 2016 e na Argentina, 5,5 milhões.

O portal conta com informações de organismos internacionais, que permitem a comparabilidade entre os países. O site também ganhou recurso de importação automática de dados, permitindo que as informações sejam atualizadas automaticamente à medida que são alterados na origem, diminuindo a possibilidade de erros manuais. O site está disponível em português, inglês e espanhol.