Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Vendas no varejo crescem 0,9% em abril

10/06/2022 09h00 | Atualizado em 10/06/2022 09h43

Em abril de 2022 o volume de vendas no comércio varejista cresceu 0,9% frente ao mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal, quarto aumento consecutivo para esse indicador. A média móvel trimestral foi de 1,2%.

Período Varejo (%) Varejo Ampliado(%)
Volume de vendas Receita nominal Volume de vendas Receita nominal
Abril / Março* 0,9 1,3 0,7 1,3
Média móvel trimestral* 1,2 3,7 1,1 1,8
Abril 2022 / Abril 2021 4,5 22,3 1,5 18,7
Acumulado 2022 2,3 16,8 1,4 16,5
Acumulado 12 meses 0,8 14,5 2,2 16,8
*Série COM ajuste sazonal
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Indústria 

Na série sem ajuste, frente a abril de 2021, o comércio varejista cresceu 4,5%, terceira alta consecutiva. No ano de 2022, o comércio varejista acumula crescimento de 2,3%, enquanto nos últimos dozes meses o resultado foi de 0,8%.

No varejo ampliado, que inclui Veículos, motos, partes e peças e Material de construção, o volume de vendas variou 0,7% em relação a março e a média móvel trimestral foi de 1,1%. Em relação a abril de 2021, o varejo ampliado cresceu 1,5%, terceira alta consecutiva. No ano, o acumulado foi de 1,4% e nos últimos doze meses, de 2,2%.

Quatro das oito atividades do varejo ficaram positivas em abril

A variação de 0,9% no volume de vendas do comércio varejista, na passagem de março para abril de 2022, na série com ajuste sazonal, teve, em termos setoriais, equilíbrio entre taxas no campo negativo e taxas no campo positivo: Móveis e eletrodomésticos (2,3%), Tecidos, vestuário e calçados (1,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,4%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,1%) tiveram resultados positivos.

Já Combustíveis e lubrificantes (-0,1%), Hiper, supermercados, produtos  alimentícios, bebidas e fumo (-1,1%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-5,6%) e Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-6,7%) tiveram variações no campo negativo. Para o varejo ampliado, tanto a atividade de Veículos, motos, partes e peças (-0,2%) quanto de Material de Construção (-2,0%) tiveram resultados negativos.

VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:  Abril 2022
ATIVIDADES MÊS/MÊS ANTERIOR (1) MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%)
FEV MAR ABR FEV MAR ABR NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) 1,4 1,4 0,9 1,3 4,9 4,5 2,3 0,8
1 - Combustíveis e lubrificantes 6,2 5,5 -0,1 0,1 12,3 9,7 3,7 1,9
2 - Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo 1,1 -0,1 -1,1 2,0 -3,4 4,0 0,4 -1,8
       2.1 - Super e hipermercados 1,0 0,0 -1,4 1,5 -3,8 4,0 0,1 -1,9
3 - Tecidos, vest. e calçados 2,5 0,2 1,7 8,2 81,3 33,9 26,7 19,4
4 - Móveis e eletrodomésticos 1,9 1,2 2,3 -13,3 7,2 -8,7 -6,9 -12,0
       4.1 - Móveis - - - -5,5 8,3 -6,7 -3,2 -7,0
       4.2 - Eletrodomésticos - - - -17,1 6,4 -10,2 -8,9 -14,3
5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria -4,6 -4,3 0,4 9,5 3,6 3,5 7,6 7,2
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria 85,7 3,6 -5,6 18,8 40,6 -0,9 20,4 5,8
7 - Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação -1,1 14,6 -6,7 -8,0 16,5 -0,5 0,0 -2,3
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico 1,0 1,2 0,1 1,1 8,9 1,5 1,0 5,7
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) 2,4 0,1 0,7 0,3 5,3 1,5 1,4 2,2
9 - Veículos e motos, partes e peças 5,3 0,6 -0,2 1,2 8,5 -2,1 2,3 10,0
10- Material de construção 0,7 1,6 -2,0 -7,9 1,2 -10,1 -6,1 -4,1
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.
(1) Séries com ajuste sazonal.
(2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8.
(3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10.    

Comércio varejista cresce 4,5% frente a abril de 2021

Em relação a abril de 2021, o comércio varejista avançou em cinco das oito atividades pesquisadas: Tecidos, vestuário e calçados (33,9%), Combustíveis e lubrificantes (9,7%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,0%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,5%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,5%).

Por outro lado, três atividades registraram queda na comparação interanual: Móveis e eletrodomésticos (-8,7%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,9%) e Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-0,5%). Considerando o comércio varejista ampliado, Veículos e motos, partes e peças registrou queda de 2,1% e Material de construção caiu 10,1%.

 RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: Abril 2022
ATIVIDADES MÊS/MÊS ANTERIOR (1) MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR ACUMULADO
Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%) Taxa de Variação (%)
FEV MAR ABR FEV MAR ABR NO ANO 12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2) 2,5 7,5 1,3 14,3 19,3 22,3 16,8 14,5
1 - Combustíveis e lubrificantes 3,4 12,3 1,9 34,0 44,2 46,6 40,1 44,0
2 - Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo 4,9 2,5 0,7 12,2 9,4 20,0 12,3 9,8
       2.1 - Super e hipermercados 3,3 2,3 0,7 11,5 8,7 19,7 11,8 9,7
3 - Tecidos, vest. e calçados 5,4 1,7 1,1 20,8 105,9 53,0 43,0 29,4
4 - Móveis e eletrodomésticos 3,4 1,7 4,2 -1,1 21,8 5,3 6,1 -0,9
       4.1 - Móveis - - - 7,3 24,3 7,8 10,6 4,6
       4.2 - Eletrodomésticos - - - -4,5 20,8 4,2 4,3 -3,0
5 - Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria -5,3 -1,8 3,4 16,4 12,5 15,4 16,3 13,3
6 - Livros, jornais, rev. e papelaria 128,8 9,5 -22,8 24,7 50,7 5,0 27,1 10,0
7 - Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação -0,2 13,6 -5,2 -4,8 20,2 3,9 3,4 1,3
8 - Outros arts. de uso pessoal e doméstico 2,6 0,1 0,4 12,9 22,6 15,3 13,7 16,2
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3) 3,5 0,7 1,3 14,5 20,5 18,7 16,5 16,8
9 - Veículos e motos, partes e peças 6,3 1,2 0,4 19,6 27,0 14,3 19,8 26,2
10- Material de construção 2,3 2,3 -0,8 6,5 16,2 3,3 8,5 16,0
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.
(1) Séries com ajuste sazonal.        

A atividade de Tecidos, vestuário e calçados cresceu 33,9% frente a abril de 2021, quarto resultado positivo consecutivo. Com isso, o setor registra a segunda maior contribuição do varejo, com 1,9 p.p. No ano, o setor acumula crescimento de 26,7%. Nos últimos doze meses, ao passar de 23,5% em março para 19,4% em abril, o setor demonstra redução de intensidade de crescimento.

O setor de Combustíveis e lubrificantes aumentou 9,7% frente a abril de 2021, contra aumento de 12,3% em março de 2022.  Em relação ao acumulado no ano, ao passar de 1,7% em março para 3,7% em abril, a atividade mostra aumento no ritmo de vendas. No acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 2,5% em março para 1,9% em abril, o setor assinala diminuição de intensidade de crescimento.

A atividade de Hiper, supermercados, produtos  alimentícios, bebidas e fumo cresceu 4,0% nas vendas frente a abril de 2021, contra queda de 3,4% no mês anterior. O resultado de abril também representou a maior contribuição para o total do comércio varejista, com
2,0 p.p. No ano o setor acumula 0,4% de crescimento, invertendo sinal de março (-0,9%). No acumulado nos últimos doze meses, ao passar -2,3% em março para -1,8% em abril, o setor mostra redução de intensidade de queda.

O agrupamento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria cresceu pelo sexto mês consecutivo no indicador interanual, atingindo 3,5% nas vendas frente a abril de 2021. No acumulado do ano, no entanto, a entrada de abril de 2022 representou diminuição no ritmo de crescimento: 8.9% até março contra 7,6% até abril.

A atividade de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, etc., cresceu de 1,5% em abril, terceiro aumento consecutivo após seis meses de queda. No ano, o resultado é positivo em 1,0%, mantendo ritmo do mês anterior (0,9% até março). Nos últimos doze meses, há acúmulo de 5,7%, abaixo da comparação até março (9,9%).

O setor de Móveis e eletrodomésticos caiu 8,7% frente a abril de 2021, voltando a apresentar resultado negativo na leitura interanual, já que o mês de março registrou aumento de 7,2% depois de nove meses com valores negativos. Adicionalmente, a atividade foi a única a influenciar negativamente no indicador global, contribuindo com -0,9 p.p. Em relação ao acumulado no ano, ao passar de -6,3% em março para -6,9% em abril, a atividade mostra aumento no ritmo de perdas.

O grupo de Livros, jornais, revistas e papelaria teve queda de 0,9% frente a abril de 2021. Este é o primeiro mês de resultados positivos para a atividade após três meses consecutivos de crescimento. Em relação ao acumulado no ano, ao passar de 25,8% em março para 20,4% em abril, a atividade mostra redução de ritmo de crescimento. O mesmo se dá para o acumulado dos últimos doze meses: 9,7% até março e 5,8% até abril.

O setor de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação apresentou taxa de -0,5% frente a abril de 2021, após aumento de 16,5% no mês anterior.  No ano, o setor segue registrando taxas próximas à estabilidade: 0,2% até março contra 0,0% até abril. Por outro lado, no acumulado nos últimos doze meses, ao passar de -0,2% em março para
-2,3% em abril, o setor mostrou perda de ritmo de crescimento.

No comércio varejista ampliado, a atividade de Veículos e motos, partes e peças, teve queda de 2,1% frente a abril de 2021, primeira após cinco meses consecutivos de crescimento. O setor também foi responsável pela segunda maior contribuição negativa à taxa global do varejo ampliado (-0,5 p.p). Em relação ao acumulado no ano, ao passar de 3,9% em março para 2,3% em abril, a atividade aponta perda de ritmo, mesma leitura para o indicador acumulado dos últimos doze meses: 15,9% até março para 10,0% até abril.

Também compondo o varejo ampliado, a atividade de Material de construção caiu 10,1% frente a abril de 2021, contra aumento de 1,2% no mês anterior. Em relação ao acumulado no ano, ao passar de -4,8% até março para -6,1% até abril, a atividade mostra aumento no ritmo de perda, mesmo cenário do acumulado nos últimos doze meses, que passa de -1,0% em março para -4,1% em abril.

Varejo tem resultados positivos em 19 Unidades da Federação de março para abril

Na passagem de março para abril de 2022, na série com ajuste sazonal, a taxa média nacional de vendas do comércio varejista cresceu 0,9%, com resultados no campo positivo em 19 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amazonas (4,4%), Rio Grande do Norte (4,0%) e Alagoas (3,8%). Por outro lado, oito estados tiveram resultados no campo negativo, com destaque para: Pernambuco (-7,7%), Roraima (-4,5%) e Pará (-4,4%).

Para a mesma comparação, o comércio varejista ampliado registrou resultados positivos em 18 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Ceará (6,6%), Amazonas (6,4%) e Rio Grande do Norte (3,4%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 9 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Espírito Santo (-5,3%), Roraima (-2,5%) e Goiás (-2,3%).

Frente a abril de 2021, o comércio varejista registrou avanço de 4,5%, com resultados positivos em 23 das 27 Unidades da Federação e destaque para: Ceará (18,5%), Alagoas (15,1%) e Espírito Santo (14,9%). Por outro lado, pressionando negativamente, destacam-se Pernambuco (-7,6%), Bahia (-4,9%) e Amazonas (-2,0%).

Já no comércio varejista ampliado, entre abril de 2022 e abril de 2021, houve recuo de 1,5%, com resultados positivos em 20 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Alagoas (11,1%), Rio Grande do Norte (9,9%) e Ceará (9,2%). Por outro lado, pressionando negativamente, destacam-se Pernambuco (-10,2%), Bahia (-5,8%) e Paraná
(-3,6%).