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IBGE lança livro e registra as transformações em mais de 80 anos da comunicação no Instituto

Editoria: IBGE

26/09/2018 10h00 | Atualizado em 26/09/2018 10h00

O IBGE lançará, na próxima sexta-feira (28 de setembro), o livro Brasil em Pauta – A trajetória da comunicação no IBGE, resultado de um minucioso trabalho de pesquisa histórica em arquivos, entrevistas e coleta de depoimentos, que compõem um retrato dos principais projetos e personagens dessa área do IBGE, desde a criação do Instituto até os dias de hoje.

Com a presença do presidente do IBGE, Roberto Olinto Ramos, que apresentará o seminário Como o IBGE se prepara para a comunicação do futuro, e  com a participação das jornalistas Flávia Oliveira e Beth Cataldo, o lançamento será às 14 horas, no Auditório do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (Rua General Canabarro, 706, Maracanã – Rio de Janeiro).

De autoria do historiador Nelson Senra e das jornalistas do IBGE Silvia Maia e Teresa Millions, a obra conta a história da comunicação em uma das instituições mais antigas do país e destaca, também, o trabalho de alguns de seus profissionais.

A publicação tem quatro partes: A primeira compreende o período de 1936 a 1979 e aborda Os passos iniciais da comunicação, na época do primeiro presidente do Instituto, Teixeira de Freitas. Vê-se aqui a surgimento da tecnologia de divulgação, com a implantação do Serviço Gráfico, responsável pelas primeiras publicações e, posteriormente, o surgimento da computação, que revolucionou os processos de trabalho e produtos de comunicação.

A segunda parte (1979-1999) destaca A chegada da comunicação eletrônica, que torna tanto a produção quanto a editoração e a impressão mais simplificadas, sem contar o quanto fez avançar a comunicação, com o início dos meios eletrônicos, mas ainda sem abrir mão do papel. Os desafios cresciam e tiveram resposta com a entrada do IBGE na rede mundial de computadores – Internet.

A terceira parte do livro (1999-2017) ressalta A nova era da comunicação, quando esta deu um salto de qualidade, agora somando a cidadania aos recursos tecnológicos, com a participação do jornalista Luiz Mário Gazzaneo como Coordenador de Comunicação. Com seu prestígio, a grande mídia foi alcançada e deu espaço crescente ao IBGE. Começaram a ser realizados, também, midia trainings para mostrar aos técnicos a importância de atender os jornalistas. Novos veículos surgiram e novas mídias foram utilizadas (Twitter, Facebook etc.). Em 2012, foi escrita a Política de Comunicação Integrada.

A quarta parte (2017- dias atuais) – A comunicação do amanhã já começou – mostra o quanto se tem de potência em recursos técnicos e tecnológicos e recursos humanos, bem como o conhecimento acumulado ao longo dos anos nas áreas de comunicação do IBGE para dar conta das constantes transformações sociais.

O livro traz, ainda, uma linha do tempo, que oferece um olhar macro dessa jornada, onde o leitor poderá perceber as sucessivas fases e os veículos que foram criados para atender os diversos públicos. No prefácio, a jornalista Flávia Oliveira, que se graduou em Estatísticas na Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE, demonstra o vasto conhecimento sobre o tema e a importância do IBGE para a sociedade.