Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE divulga taxa de desocupação de junho em quatro regiões metropolitanas

O IBGE divulga, hoje (24 de julho de 2014), os resultados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), referentes...

24/07/2014 06h00 | Atualizado em 24/07/2014 06h00

Taxa de desocupação
Ano

Mês

Recife

Belo Horizonte

Rio de Janeiro

São Paulo

2014

Junho

6,2%

3,9%

3,2%

5,1%

Maio

7,2%

3,8%

3,4%

5,1%

2013

Junho

6,5%

4,1%

5,3%

6,6%

O IBGE divulga, hoje (24 de julho de 2014), os resultados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), referentes ao mês de junho de 2014, para as regiões metropolitanas de Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.

Excepcionalmente, não estão disponibilizados os dados das Regiões Metropolitanas de Salvador e Porto Alegre. O atraso nas etapas de coleta, apuração, crítica, análise e avaliação da qualidade do dado coletado foi devido à paralisação dos servidores do IBGE, impossibilitando a divulgação completa na data prevista no calendário de divulgação. Posteriormente, em data ainda não definida, está prevista a divulgação dos dados completos do mês de junho incluindo as regiões metropolitanas de Salvador e Porto Alegre.

A Pesquisa Mensal de Emprego, realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, produz indicadores mensais sobre a força de trabalho que permitem avaliar as flutuações e a tendência, a médio e a longo prazos, do mercado de trabalho, nas suas áreas de abrangência, constituindo um indicativo ágil dos efeitos da conjuntura econômica sobre esse mercado, além de atender a outras necessidades importantes para o planejamento socioeconômico do País. A pesquisa abrange informações referentes à condição de atividade, condição de ocupação, rendimento médio nominal e real, posição na ocupação, posse de carteira de trabalho assinada, entre outras, tendo como unidade de coleta os domicílios.

Desocupação fica estável em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo

Regionalmente, em junho de 2014 a taxa de desocupação (proporção de pessoas desocupadas em relação à população economicamente ativa, que é formada pelos contingentes de ocupados e desocupados) ficou estável em relação ao mês anterior em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, e apresentou queda de 1,0 ponto percentual (p.p.) em Recife. Em relação a junho de 2013, a taxa caiu 1,5 p.p em São Paulo e 2,1 p.p no Rio de Janeiro, mantendo-se estável em Recife e Belo Horizonte.

O contingente de desocupados (pessoas sem trabalho que estão tentando se inserir no mercado), em junho de 2014, manteve-se estável em todas as regiões na comparação com maio deste ano. No confronto com junho de 2013, caiu 24,3% em São Paulo e 40,3% no Rio de Janeiro, mantendo estabilidade em Recife e Belo Horizonte.

Emprego com carteira assinada mantém estabilidade nas quatro regiões

Na classificação por posição na ocupação, em junho de 2014, a população ocupada com carteira assinada no setor privado manteve-se estável nas quatro regiões divulgadas, tanto na comparação com o mês anterior quanto com junho de 2013. Em relação aos empregados sem carteira assinada no setor privado, na comparação mensal, as quatro regiões permaneceram estáveis. Na comparação com junho de 2013, São Paulo registrou queda de 17,7% e as demais regiões registraram estabilidade.

Indústria registra queda em São Paulo nas comparações mensal e anual

Na classificação por grupamentos de atividade, em junho de 2014, a indústria em São Paulo apresentou queda de 4,1% na comparação com o mês anterior e de 5,9% em relação a junho de 2013. Já o grupamento outros serviços apresentou crescimento na comparação com o mês anterior em Recife (12,3%) e em relação a junho de 2013 em Belo Horizonte (9,8%) e em Recife (12,7%). Rio de Janeiro apresentou queda em serviços prestados às empresas (-7,8%) na comparação com junho de 2013. Todas as demais comparações com o mês anterior e com o mesmo mês do ano passado apresentaram estabilidade.

Rendimento médio real caiu nas quatro regiões metropolitanas divulgadas

De maio para junho, o rendimento médio real habitual dos trabalhadores caiu em Recife (-1,0%), Belo Horizonte (-2,2%), Rio de Janeiro (-0,5%) e São Paulo (-1,6%). Na comparação com junho de 2013, o rendimento médio real subiu em Recife (3,9%), Rio de Janeiro (6,5%) e São Paulo (0,6%), mantendo estabilidade em Belo Horizonte.