Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PNAD 2013 investiga segurança alimentar, TV digital e acesso a internet por celular

A coleta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2013 já está em campo em alguns estados, mas hoje começa em todo o Brasil.

29/10/2013 08h00 | Atualizado em 29/10/2013 08h00

A coleta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2013 já está em campo em alguns estados, mas hoje começa em todo o Brasil. Entre as novidades, estão as questões sobre a recepção de sinal digital para televisores, o uso de celulares para acesso à internet e, pela terceira vez, a segurança alimentar. Serão visitados mais de 150 mil domicílios nas 27 unidades da federação do país, para investigar questões relativas a emprego, rendimento, saneamento básico, alfabetização, demografia, migração e bens duráveis existentes nos domicílios, entre outros temas, num total de aproximadamente 275 perguntas.

A fase de coleta de dados da PNAD se encerra no final do mês de dezembro. Até lá, cerca de 2.000 entrevistadores do IBGE vão visitar os domicílios selecionados para a pesquisa. Todos eles portam equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e crachá de identificação com nome, número de matrícula e foto. Essa identidade poderá ser confirmada por meio de ligação gratuita para o telefone 0800-7218181, das 8h às 22h. Os resultados serão divulgados a partir de setembro de 2014.

PNAD investiga se a alimentação nos domicílios foi saudável e variada

Pela terceira vez, o IBGE realizará, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, uma investigação sobre Segurança Alimentar, que permitirá classificar os domicílios do país de acordo com o grau de severidade em que a insegurança alimentar é vivenciada pelos seus moradores. Serão feitas perguntas relacionadas qualidade e variedade da alimentação; à preocupação de que os alimentos acabem; se algum morador deixou de fazer alguma refeição; se comeu menos do que achou que deveria; se sentiu fome, mas não comeu; e outras, sempre relacionadas à falta de dinheiro para compra alimentos. A investigação permitirá acompanhar a evolução dos indicadores já investigados em 2004 e 2009. Detalhes sobre a última edição podem ser encontrados no release divulgado em 26/11/2010:
http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&idnoticia=1763

Recepção de sinal digital e TV por assinatura integrarão a pesquisa

Pela primeira vez, a PNAD vai investigar questões sobre a posse e quantidade de televisores, discriminando se são de tela fina ou tubo, bem como se o domicilio tem TV por assinatura, antena parabólica e recepção de sinal digital nos televisores. Essas informações darão mais subsídios para a implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) pelo Ministério das Comunicações, e o consequente desligamento do sinal analógico de TV aberta, sem causar prejuízos à população.

Acesso à internet por celular e outros dispositivos também será investigado

A PNAD 2013 ampliará a investigação sobre o acesso à Internet. Será verificado se o domicílio possui tablet, qual o dispositivo que é utilizado para acessar a internet (celular, tablet, computador, TV ou outro equipamento eletrônico) e qual o tipo de conexão utilizada (sinal de rede celular - 3G ou 4G; discada e/ou banda larga). Estas informações vão auxiliar na melhoria do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), do Ministério das Comunicações. O último suplemento da PNAD sobre acesso à internet teve 2011 como referência e foi divulgado em 16/05/2013:
http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&idnoticia=2382

PNAD é realizada desde 1967 e edição mais recente refere-se a 2012

A PNAD, principal fonte de indicadores socioeconômicos do país, é realizada desde 1967 e contém informações sobre população, migração, educação, trabalho, rendimento e domicílios, incluindo dados sobre acesso à internet e posse de telefone celular, para Brasil, grandes regiões, estados e regiões metropolitanas. Detalhes sobre os resultados apurados na última edição, referente a 2012, podem ser encontrados no release divulgado em 27/09/2013:
http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&idnoticia=2476