Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE divulga taxa de desocupação em cinco regiões metropolitanas

O IBGE divulga, hoje (26 de julho de 2012), a Pesquisa Mensal de Emprego (PME),

26/07/2012 06h01 | Atualizado em 26/07/2012 06h01

O IBGE divulga, hoje (26 de julho de 2012), a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, conforme consta no calendário disponível na pagina da Instituição na Internet. Os dados da Pesquisa referem-se ao mês de junho de 2012 e, excepcionalmente, não estão disponibilizados os dados da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A coleta dos dados desta região foi preservada, mas não foi possível proceder às etapas de apuração, crítica e análise para a divulgação completa na data prevista no calendário de divulgação, devido à paralisação dos servidores do IBGE. Assim sendo, nesta divulgação, estão disponibilizados apenas os dados completos das regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre. Posteriormente, em data ainda não definida, serão divulgados os dados completos do mês de junho incluindo a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A Pesquisa Mensal de Emprego produz indicadores mensais sobre a força de trabalho que permitem avaliar as flutuações e a tendência, a médio e a longo prazos, do mercado de trabalho, nas suas áreas de abrangência, constituindo um indicativo ágil dos efeitos da conjuntura econômica sobre esse mercado, além de atender a outras necessidades importantes para o planejamento socioeconômico do País. A pesquisa abrange informações referentes à condição de atividade, condição de ocupação, rendimento médio nominal e real, posição na ocupação, posse de carteira de trabalho assinada, entre outras, tendo como unidade de coleta os domicílios. A publicação completa da pesquisa pode ser acessada na página
www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/default.shtm.

Taxa de desocupação cai apenas em Belo Horizonte na comparação com maio

Em junho de 2012, a taxa de desocupação, na análise mensal, permaneceu estável nas Regiões Metropolitanas de Recife (6,3%), Salvador (7,9%), São Paulo (6,5%) e Porto Alegre (4,0%). Em Belo Horizonte (4,5%) houve redução desse indicador em 0,6 ponto percentual.

Frente a junho de 2011, observou-se queda de 2,3 pontos percentuais na taxa de desocupação em Salvador, e estabilidade nas demais regiões.

Taxa de Desocupação

População ocupada permanece estável em três regiões metropolitanas

Em junho de 2012, a população ocupada permaneceu estável em Salvador, Recife e São Paulo. Houve redução em Belo Horizonte e Porto Alegre, 1,8% e 1,9%, respectivamente.

Quando comparadas às estimativas de junho de 2011, essa população cresceu 3,9% em Recife e 2,2% em São Paulo. Não houve variação estatisticamente significativa nessa estimativa nas demais regiões.

População ocupada na indústria cresceu 11,8% em Recife

A análise mensal dos grupamentos de atividade mostrou crescimento de 11,8% da população ocupada na indústria de Recife. Em Salvador, houve queda de 10,9% nos serviços domésticos e em Porto Alegre, queda de 11,9% na construção.

Na análise anual, houve crescimento de 17,6% na indústria e de 13,5% nos serviços prestados à empresas em Recife. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a construção aumentou em 12,1%, enquanto a indústria e os serviços domésticos apresentaram quedas de 7,9% e 9,4%, respectivamente. Porto Alegre registrou quedas de 12,5% e 15,3% na construção e nos serviços domésticos, nessa ordem.

Emprego sem carteira cai 10,5% em Porto Alegre

Analisando a população ocupada, face às diversas formas de inserção, verificou-se que, de maio para junho de 2012, houve variação significativa apenas na RM de Porto Alegre, onde o emprego sem carteira assinada apresentou queda foi 10,5%. Nas demais regiões, o panorama foi de estabilidade em todas as formas de inserção.

Frente a junho de 2011, houve crescimento no contingente de trabalhadores por conta própria (11,2%) e de empregadores (27,9%) em Recife. Em São Paulo, o emprego dos trabalhadores com carteira de trabalho assinada e o dos militares e funcionários públicos estatutários aumentou 4,8% e 16,8%, respectivamente. Nas demais regiões não foi verificada variação significativa.

Rendimento médio real cresce em todas as regiões na comparação com junho de 2011

De maio para junho de 2012 foi verificada alta no rendimento médio real nas regiões metropolitanas de Recife (2,8%), Salvador (2,0%), Belo Horizonte (2,3%), e Porto Alegre (1,6%). Na RM de São Paulo registrou-se queda nesta estimativa (-0,4%).

Na comparação anual, todas as cinco regiões metropolitanas tiveram acréscimo do rendimento médio real. Destaca-se a Região Metropolitana de Recife, onde a variação positiva foi de 13,4%.