Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE promove evento para divulgar informações ambientais

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza, de segunda a quarta-feira da próxima semana (2, 3 e 4 de junho), uma Mostra de Meio Ambiente. ...

30/05/2008 07h01 | Atualizado em 30/05/2008 07h01

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza, de segunda a quarta-feira da próxima semana (2, 3 e 4 de junho), uma Mostra de Meio Ambiente. O objetivo é divulgar informações ambientais produzidas ou compiladas pelo instituto, visando subsidiar a formulação de políticas públicas e ações sobre o território e o meio ambiente, bem como estimular e reforçar a consciência ambiental da sociedade em geral, além de ações voltadas à proteção e à educação ambientais.
Durante a mostra, haverá lançamentos de produtos inéditos, exposição de mapas, painéis e fotografias temáticas, além de apresentações e discussões sobre os principais estudos e trabalhos ambientais concluídos ou em andamento.

O evento, que ocorrerá no Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE (CDDI), na rua General Canabarro, 706, Maracanã, Rio de Janeiro, é aberto ao público, de forma gratuita.

O IBGE detém um significativo acervo de informações de grande valia na gestão do território e na avaliação da qualidade ambiental, que vem sendo enriquecido ao longo do tempo. Além de produzir dados básicos, o instituto também compila, organiza e divulga informações sobre o meio ambiente produzidas por outras instituições públicas e privadas.
Entre os destaques da Mostra de Meio Ambiente do IBGE estão os lançamentos dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2008 (IDS 2008), do Mapa de Insetos e Outros Invertebrados Terrestres Ameaçados de Extinção, de uma Estimativa do Potencial de Poluição Industrial do Ar no Estado do Rio de Janeiro e de um Banco de Dados sobre a Vegetação da Amazônia Legal. Também estará disponibilizando um sistema Web para permuta de informações sobre coleções científicas botânicas e zoológicas.
Abaixo, a programação diária detalhada.