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PAS 2002 traz pela primeira vez informações sobre comércio internacional de serviços

16/09/2004 07h01 | Atualizado em 16/09/2004 07h01

Em 2002, os serviços de Informação e Transporte registraram, juntos, exportações da ordem de R$ 5,9 bilhões, ou seja, 4,1% do total da receita operacional líquida gerada pelas empresas que os produziram. A exportação de serviços de Transporte Aéreo foi de R$ 3,9 bilhões (65% do total), o que significou 26,7% da receita do segmento. Esses dados estão no suplemento da Pesquisa Anual de Serviços – Produto 2002, que pela primeira vez pesquisou informações sobre comércio internacional de serviços.

 



O levantamento inicial mostrou ainda que as empresas de Telecomunicações faturaram R$ 855 milhões com serviços prestados no exterior, ou seja, 14,5% das exportações de serviços e 1,4% da receita gerada por essa atividade. Os serviços de Transporte Aquaviário também se destacaram, obtendo R$481,9 milhões de receita de exportação, o que correspondeu a 8,1% de toda a receita proveniente dos serviços prestados no exterior e 8,6% da receita desse segmento de transporte.

 



Serviços de Informação

Os Serviços de Informação oferecidos pelas empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas geraram receita operacional líquida de R$ 86,8 bilhões, contra os R$ 75,4 bilhões obtidos no ano anterior.

 



Telefonia celular perde espaço para serviços complementares de telefonia fixa

Em 2002, a Telefonia fixa - chamadas foi, mais uma vez, o produto que, isoladamente, gerou a maior receita (R$ 21,9 bilhões) entre os serviços investigados pela PAS – Produto. Nesse ano, no entanto, a Telefonia celular – chamadas, com faturamento de R$ 8,7 bilhões – perdeu a posição de segunda maior receita obtida em 2001, para o segmento de Serviços complementares de telefonia fixa (assinaturas, mudança de titularidade, etc.), que gerou R$9,9 bilhões.

A venda de telefones celulares também caiu da 9ª para 14ª posição entre os 20 maiores produtos dos Serviços de Informação, gerando, em 2002, receita de R$ 1,5 bilhão. Já a venda de equipamentos de informática, com receita de R$ 1,6 bilhão, passou da 22ª para 13ª posição. Os Serviços de acesso à Internet (provedores) também cresceram e faturaram R$ 1,5 bilhão, contra R$ 1,2 bilhão no ano anterior.

Entre as Atividades de informática, no entanto, destacou-se o produto Desenvolvimento de softwares sob encomenda , que faturou R$ 2,3 bilhões, representando 2,6% da receita do setor Serviços de Informação e 13,4% das empresas de informática pesquisadas.

 Publicidade e merchandising na TV aberta geraram R$ 5,0 bilhões

Vendas de espaço para publicidade de merchandising na televisão aberta (R$ 5,0 bilhões) figurou em quarto lugar, em termos de geração de receita, no ranking dos 20 maiores produtos do segmento Serviços de Informação, representando 5,8% da receita do segmento e 47,1% da receita de serviços audiovisuais.

O produto Serviços de programação básica de televisão por assinatura também cresceu, e gerou receita de R$ 2,1 bilhões. Somados, os dois produtos mais importantes dos Serviços audiovisuais geraram 8,2% da receita dos Serviços de Informação e 66,8% da gerada pelas empresas audiovisuais.

Em 2002, os Serviços audiovisuais como um todo responderam por 12,3% da receita dos Serviços de Informação, sendo que a participação registrada em 2001 foi de 13%.

Transportes

Em 2002, os Serviços de Transportes obtiveram, no total, uma receita operacional líquida de R$ 57,3 bilhões, em comparação aos R$ 50,0 bilhões gerados em 2001.

Transporte aéreo de passageiros em linhas regulares continuam predominando

Apesar de continuar sendo o principal produto do setor de Transportes no Brasil, em termos de receita, o Transporte aéreo de passageiros em linhas regulares faturou, em 2002, R$ 10,6 bilhões, o que representou 18,5% da receita total, enquanto em 2001, o faturamento foi de R$ 9,9 bilhões.

Receita quase idêntica (R$10,5 bilhões) obteve o Transporte rodoviário de passageiros em linhas regulares intramunicipais, o maior peso (62,6%) em na receita do transporte rodoviário de passageiros.

Os serviços de Transporte ferroviário/metroviário aumentaram sua representatividade na receita do setor de transporte, passando de 5,8%, em 2001, para 6,2%, em 2002. O mesmo aconteceu com os serviços de Transporte aquaviário, cuja participação aumentou de 8,3% para 9,9% de um ano para o outro.