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IBGE lança agência multimídia

Editoria: IBGE

25/05/2017 13h04 | Atualizado em 04/06/2018 12h07

O dia 29 de maio, quando o IBGE completa 81 anos de fundação, foi escolhido não ao acaso para o lançamento da Agência IBGE Notícias. A expectativa é que o portal represente um avanço na democratização da comunicação das estatísticas públicas e no exercício da cidadania, em sintonia com a missão do Instituto. Com o slogan “A notícia de quem produz a informação”, a Agência reúne uma equipe multidisciplinar de jornalistas, designers e fotógrafos, que produzirá conteúdo multimídia a partir dos núcleos de Jornalismo Digital, Imagem e Design, Audiovisual, Revista, Mídias Sociais e Imprensa.

 

 

Desde o fim da década de 90, as informações produzidas pelo IBGE vêm sendo disseminadas, prioritariamente, pelo portal da instituição na internet e através dos veículos de comunicação. A mídia tem sido uma parceria importante na divulgação das pesquisas, mas nem sempre consegue produzir notícias a partir de cruzamentos de dados e com os recortes geográficos disponíveis nas pesquisas. Por sua vez, o usuário comum muitas vezes não conhece as pesquisas do IBGE ou não sabe utilizá-las diretamente a partir do site.

Pensando nisso, a Agência vai acionar os diversos núcleos para transformar dados em informação. O núcleo de Jornalismo Digital, por exemplo, terá o desafio de traduzir as informações estatísticas para facilitar a compreensão das matérias. Além disso, vai tratar de aspectos importantes das pesquisas, como a coleta de dados e amostragem, que não costumam ser abordados pela cobertura jornalística externa.

Como os demais projetos e ações de comunicação do IBGE, a produção da Agência IBGE Notícias vai seguir as orientações da Política de Comunicação Integrada da instituição. O documento estabelece que, em uma sociedade democrática, é fundamental o relacionamento com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário (nas esferas federal, estadual e municipal), com a comunidade acadêmica, com as instituições de pesquisa nacionais e internacionais, com a imprensa e com a sociedade.

Raquel Paiva, Professora da Escola de Comunicação e coordenadora do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acredita que a criação da Agência é uma forma de a sociedade obter informações do IBGE direto da fonte.

 

 

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Por Adriana Gonçalves Saraiva
Jornalista