Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Censo 2022

Em Aracaju (SE), IBGE divulga resultados do Censo 2022 sobre nupcialidade e família

Editoria: IBGE | Breno Siqueira

06/11/2025 09h00 | Atualizado em 06/11/2025 09h00

Em coletiva pública no Memorial de Sergipe, foram apresentados os resultados de Nupcialidade e Família do Censo 2022 - Foto: Magali Andrade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quarta-feira (5), em Aracaju (SE), os resultados do Censo Demográfico 2022: Nupcialidade e Família: Resultados preliminares da amostra. O evento foi realizado no Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa, na capital sergipana e transmitido pelo Portal do IBGE, na seção IBGE Digital. É possível assistir à gravação aqui. Os resultados podem ser acessados nas notícias sobre Nupcialidade e na notícia sobre Família, da Agência IBGE Notícias.

A divulgação contou com a presença do diretor de Pesquisas do Instituto, Gustavo Junger, do superintendente do IBGE em Sergipe, Fábio de Albuquerque, do coordenador adjunto Técnico do Censo Demográfico, Bruno Mandelli Perez. Também participaram da coletiva pública, a historiadora do Memorial, Silvia Maia, a defensora pública Carolina D’Ávila e o representante da Fecomércio, José Raimundo. Já a apresentação técnica ficou responsável pelos analistas Marcio Minamiguchi e Luciene Longo.

Os pesquisadores Marcio Minamiguchi e Luciene Longo apresentaram os resultados de Nupcialidade e Família do Censo 2022 - Foto: Magali Andrade

Junger abriu a divulgação agradecendo a participação de todos os ibgeanos na produção do Censo Demográfico 2022. “Este evento segue a premissa de percorrer todas as regiões do Brasil. Mesmo com a sede do Instituto sendo no Rio de Janeiro, percorremos todo o país para divulgar os dados do Censo, uma operação muito complexa que passou por diversos desafios orçamentários, problemas com notícias falsas e ainda num período pós-pandêmico no Brasil. Agora estamos num momento de celebração por conta da devolução destas informações à sociedade brasileira”, ressaltou o diretor de Pesquisas do Instituto.

Na sequência, o superintendente Fábio de Albuquerque relatou ser “um prazer receber em nosso estado um evento de divulgação tão importante como este do Censo. Agradecemos à equipe do IBGE de Sergipe pela organização e do Memorial pela parceria nesta jornada”.

Representando o Memorial de Sergipe, Silvia Maia citou a satisfação em receber o IBGE. “Um órgão que realiza uma grande prestação de serviço. Este Memorial é um espaço que preserva e conta a história deste estado”. Ela ainda explicou que o local é mantido pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e idealizado por Jouberto Uchôa, reitor da Universidade Tiradentes (Unit).

A coletiva pública do IBGE reuniu no Memoerial de Sergipe pesquisadores e representantes do IBGE e outras instituições - Foto: Magali Andrade

O evento reuniu 70 participantes presencialmente - incluindo pesquisadores, estudantes, servidores e jornalistas - e centenas de espectadores online pelo canal do IBGE no YouTube.

Os resultados podem ser acessados no portal do IBGE e no Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA. Os dados abrangem Grandes Regiões, Estados e Municípios.

Oficina prática foi oferecida para estudantes e pesquisadores

Na sequência do evento, o Instituto promoveu a oficina “Um território de informações: Potencialidades dos Dados do Censo 2022”, que busca apresentar, além dos aspectos técnicos e operacionais da pesquisa, suas potencialidades para tomada de decisão de gestores locais.

Nas oficinas gratuitas ministradas por Bruno Mandelli Perez, Luciene Longo, Marcio Minamiguchi, Marco Antônio Guimarães e Luiz Felipe Barros, os participantes puderam se aprofundar nas novidades do Censo 2022 na investigação as novidades do Censo 2022, formas de acesso aos resultados e atividades práticas.