Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Caravana Federativa

No Maranhão, IBGE faz mais de 300 atendimentos na Caravana Federativa

Editoria: IBGE | Ederson de Araujo

12/09/2025 18h29 | Atualizado em 12/09/2025 18h31

Estande do IBGE durante a Caravana Federativa sediada no Maranhão - Foto: Marina Guerra

A segunda edição da Caravana Federativa realizada no Maranhão reuniu, nos dias 11 e 12 de setembro, no Multicenter Sebrae, na capital São Luís, vários órgãos e instituições federais. Visitaram o estande do IBGE secretários de estado, prefeitos, professores, estudantes, representantes de movimentos sociais e população em geral, totalizando mais de 300 atendimentos. O Meu IBGE e o Panorama dos Municipíos foram os produtos mais procurados. Acesse aqui para ver a participação do IBGE na primeira Caravana no estado, em novembro de 2023.

O objetivo da Caravana foi aproximar o poder público da sociedade, seja tirando dúvidas ou prestando serviço. Representou o IBGE o Coordenador-Geral de Documentação e Disseminação do IBGE, José Daniel Castro, o analista da Seção de Disseminação de Informações, João Ricardo Costa Silva, acompanhado da equipe da Superintendência.

Analista do IBGE, João Ricardo, (à direita) presta atendimento no estande - Foto: Marina Guerra

João Ricardo avaliou como imprescindível a participação do Instituto neste projeto: “É fundamental a participação do IBGE por ser um grande fornecedor de dados e informações estatísticas e geocientíficas que subsidiam a tomada de decisão dos gestores, a formulação e o acompanhamento de diversas políticas públicas”, ressalta. João Ricardo lembra ainda que “o IBGE se coloca à disposição para capacitação dos gestores municipais e estaduais para como utilizar as ferramentas digitais e os bancos de dados que o Instituto possui”, finaliza.

João Ricardo Costa Silva, da SES/MA , Márcio Jardim, Assessor da diretoria do Serpro e José Daniel Castro, Coordenador-Geral do CCDIMaranhão - Foto: Marina Guerra/IBGE

Autoridades Públicas

Prefeito de Loreto-MA, Germano Coelho, (à esquerda) recebe atendimento no estande - Foto: Marina Guerra/IBGE

Ao longo dos dois dias de programação, passaram pelo estande do IBGE autoridades municipais, como o prefeito de Loreto, Germano Coelho, que destacou a importância dos dados do IBGE para a gestão pública: “É um banco de dados que enriquece a administração de qualquer gestor. Então, a gente fica grato pelo atendimento para que continuemos a trocar ideia e aperfeiçoando. Ver onde podemos melhorar alguns índices, ficar atento aos dados do IBGE nos ajuda a dar um direcionamento à gestão”, afirma.

João Carlos do Min. Desen. Agrário ao lado da servidora do IBGE Maria Eduarda – Foto: Éderson Araújo/IBGE

Representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, João Carlos esteve presente no estande do IBGE, porque, segundo ele “o IBGE é um órgão muito importante para se construir as políticas públicas, ter dados para se ter um diagnostico assertivo. Por isso, eu entendo o IBGE como um órgão de inteligência do Brasil, porque não se pode pensar política pública se não tivermos um retrato real do que é o Brasil”, analisa.

O estande do IBGE também recebeu a visita do Ministério da Agricultura e Pecuária, representado pela servidora Katia Nicolau, que destacou a parceria entre o Instituto e o seu Ministério, por exemplo, nas pesquisas que são feitas nos setores da Agricultura e Pecuária.

Também estiveram presentes Secretários municipais, como o Secretário de Meio Ambiente e Turismo da cidade de Matinha, Jorge Luís, que solicitou dados sobre o seu município: “Eu peguei alguns informativos sobre o ranking da minha cidade na questão da educação, saúde, meio ambiente, turismo. Isso dá uma clareza para nós gestores tomar um rumo que venha a beneficiar o nosso munícipe”, conclui.

Representantes de órgãos do estado também passaram pelo estande do IBGE, como a gestora de uma casa de cultura, órgão vinculado à Secretária de Cultura do Estado do Maranhão, Ana Cláudia Damascena, a qual ressalta a importância da Caravana: “Esse evento é de primordial importância, visto que é possível adquirir vários conhecimentos, agregar valores, conhecer novas pessoas, estar mais perto dos ministérios e dos serviços oferecidos”, reflete.

Movimentos sociais

Gelilson Gonçalves do Sindicato dos Servidores Públicos prestigia o IBGE - Foto: Éderson Araújo/IBGE

Representante do Sindicato dos Servidores Públicos, Gelilson Gonçalves, prestigiou o estande do IBGE: “É gratificante para mim, poder acompanhar o trabalho do IBGE, por ser formado em Geografia. Ver os materiais, o trabalho que o IBGE produz tanto na parte de base cartográfica, quanto de estudos socioeconômicos é importante não só para a formulação de políticas públicas, mas também para que nós, enquanto sociedade, nos conheçamos melhor”, afirma.

Representante do Movimento LGBT, Breno Santana, visita o estande do IBGE - Foto: Éderson Araújo/IBGE

Presidente da União Nacional LGBT no Estado do Maranhão, Breno Santana, prestigiou o estande do IBGE e aproveitou o kit: “Foi muito bom passar aqui pelo IBGE, pois peguei alguns informativos que levarei para a minha comunidade para fazer um minilevantamento sobre a vivência do território”, finaliza.

Serviços prestados

Estande do IBGE teve bastante movimento durante a Caravana Federativa - Foto: Éderson Araújo/IBGEE

Os principais serviços solicitados pelos visitantes foram dados sobre georreferenciamento para fins de localização e delimitação de espaço territorial entre municípios; dados do Censo 2022; população de um município especifico; mapas municipais também teve muita demanda dos visitantes.