Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Caravana Federativa

IBGE realiza mais de 210 atendimentos na Caravana Federativa no Maranhão

Editoria: IBGE

28/11/2023 11h54 | Atualizado em 28/11/2023 12h55

Ministro da Justiça, Flávio Dino, recebendo dos servidores do IBGE kit de divulgação

A Caravana Federativa do governo federal passou pelo Maranhão e registrou mais de 2,6 mil atendimentos em sua quinta edição, nos dias 23 e 24 de novembro. Realizado no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), na capital São Luís, a Caravana contou com a participação de mais 39 órgãos federais. O IBGE, representado pela Superintendência Estadual do Maranhão (SES/MA), realizou mais de 210 atendimentos durante os dois dias de evento. Representantes dos 217 munícipios maranhenses puderam sanar dúvidas, obter informações e impulsionar parcerias com o governo federal.

Passaram pelo estande do IBGE prefeitos, vereadores, secretários, coordenadores e servidores de diferentes munícipios. O Instituto possui um “quantitativo riquíssimo de informações que proporciona aos munícipios projeções sobre a realidade do local”, pontuou Marcelo Virgino de Melo, superintendente do IBGE no Maranhão.

Para o prefeito do município de Caxias, Fábio Gentil, a visita ao estande do IBGE é importante para compreender não só os dados coletados sobre o município, como seu papel histórico para a sociedade. “Com os dados apresentados podemos ir atrás dos grandes recursos para, assim, executar nosso papel de gestor. São dados relevantes para as nossas ações e, acima de tudo, são dados verdadeiros para a administração pública”, afirmou Gentil.

Secretário de Assuntos Federativos, André Ceciliano, sendo recepcionado pelos servidores do IBGE
Coordenadora da Caravana Federativa, Elisa Pellegrini, ao lado da equipe do IBGE e demais participantes do evento
Governador do Maranhão, Carlos Brandão, durante visita ao estande do IBGE
Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, ao lado do superintendente do IBGE/MA, Marcelo de Melo, e dos demais servidores do Instituto
No estande do IBGE na Caravana Federativa no MA dezenas de pessoas tiraram dúvidas sobre Estatísticas e Geociências

Atendimentos realizados

O IBGE proporcionou aos visitantes informações sobre suas pesquisas e ferramentas disponíveis: Censo 2022, Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), IBGEeduca e Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA). No final de cada atendimento, foram entregues kits, contendo material informativo sobre outras pesquisas, como: Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS), Estatísticas do Registro Civil e PIB dos Municípios.

A participação do Instituto constrói um canal de diálogos com gestores municipais e governos estaduais, de acordo com a coordenadora do evento, Elisa Pellegrini. “É extremamente significativo a presença do IBGE para o que queremos como projeto de governo. Nada melhor do que chegar aos munícipios com políticas públicas, com indicadores, para saber o que realmente precisa para a qualidade de vida da população. Ter o IBGE, um instituto forte, na porta de cada um, buscando conhecer e retratar, é muito bom”, explanou Pellegrini.

Caravana Federativa – 5ª edição

De acordo com dados emitidos pelo Governo do Maranhão, o evento recebeu mais de 350 funcionários de 40 órgãos federais e cerca de 180 representantes de prefeituras, o que corresponde a 82% dos 217 municípios maranhenses. Entre os órgãos federais, estiveram presentes 34 ministérios, três bancos – Caixa Econômica, Banco do Brasil e BNDES – e mais quatro autarquias e fundações - INSS, Codevasf, FNDE e Funasa.

Com o tema “União e reconstrução por uma nova relação federativa”, a Caravana passou por São Luís (MA), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Palmas (TO). A próxima edição está prevista para acontecer no estado do Ceará. Para o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a Caravana visa “a resolutividade e aproximação dos estados para garantir a execução de políticas públicas com o governo federal”, frisou.

Para o secretário de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, o evento foca na resolução dos problemas. “Estamos aqui para solucionar a pendência de um convênio, ou até mesmo alavancar um programa com recursos federais a fundo perdido, que o prefeito não teve acesso ainda”, destacou o secretário.

Além dos representantes municipais, estiveram presentes no estande do IBGE o Ministro da Justiça, Flávio Dino, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, a senadora Eliziane Gama, e deputados estaduais e federais.

Números gerais*

178 Prefeituras representadas
21 Vice-prefeitos(as)
03 Deputados(as) Federais
22 Deputados(as) Estaduais
411 Secretários(as)
3506 inscrições realizadas
2318 credenciais retiradas
2612 atendimentos em órgãos participantes
*Dados divulgados pelo Ministério das Relações Institucionais