Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Em Nova Iorque, IBGE discute experiência brasileira em evento do UNFPA

Editoria: IBGE

01/07/2024 17h37 | Atualizado em 01/07/2024 17h40

A convite do UNFPA, Fundo de População da ONU, o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, participou nos dias 27 e 28 de junho, do Diálogo Global sobre Tecnologia: Moldando um futuro equitativo para todos. O evento faz parte das celebrações do 30º aniversário da Conferência Internacional de População e Desenvolvimento - ICPD 30.

O Diálogo, realizado, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, teve por objetivo explorar o papel da tecnologia como um veículo para o avanço da saúde e dos direitos sexuais e reprodutivos, além de funcionar como um acelerador do desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo, pretende reconhecer seus benefícios e seus potenciais danos. O governo de Bahamas e de Luxemburgo, juntamente com o UNFPA, foram os anfitriões do evento. 

O presidente do IBGE participou de dois painéis: “Conectividade significativa: fechando a brecha digital”, no dia 27, que explorou soluções técnicas e políticas inovadoras visando a reduzir lacunas de conectividade e exclusão digital. E, no dia seguinte, ele integrou o painel “Preparando o cenário – Reflexões e expectativas dos líderes regionais”, quando os representantes regionais do UNFPA apresentaram ideias de suas respectivas regiões sobre como a tecnologia tem acelerado a agenda da Conferência Internacional de População e Desenvolvimento – ICPD. 

“No evento foi possível apresentar o projeto em curso no uso das novas tecnologias para reduzir o tempo e a distância presente nas pesquisas desenvolvidas pelo IBGE, como o Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados (SINGED), em construção”, afirmou Pochmann, acrescentando que “ampliar e compartilhar as informações sobre a realidade nacional, mostrando a verdadeira cara do Brasil, contribui para democratizar oportunidades, uma vez que os dados informam melhor a sociedade, e ampliar a qualidade e quantidade das políticas públicas”.

Para Pochmann, "o Diálogo Global sobre Tecnologia marca o protagonismo do UNFPA em reunir excelentes contribuições a respeito das diversidades de iniciativas voltadas para o enfrentamento da brecha digital no mundo. Uma experiência exitosa”, continua ele, "que anima e encoraja a construção de convergências necessárias à transformação do presente e futuro superior à realidade atual do planeta, sobretudo diante do salto tecnológico atualmente em curso".

Participam do evento representantes de governos, empresas de tecnologia, indústrias de saúde, sociedade civil, acadêmicos, jovens e movimentos feministas e de direitos digitais de todo o mundo. Guiado por princípios de equidade, inclusão e diversidade, o Diálogo proporcionará uma plataforma para uma representação abrangente e diversificada de vozes e perspectivas, promovendo um rico intercâmbio de ideias e estratégias. 

A ideia é produzir recomendações práticas que contribuam para a Cúpula do Futuro, incluindo o Pacto Digital Global, que acontecerá em setembro de 2024, momento que marcará uma oportunidade única em uma geração de aprimorar a cooperação global para enfrentar desafios críticos, abordar lacunas na governança global, reafirmar compromissos existentes, inclusive com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Carta das Nações Unidas, e tornar o sistema multilateral melhor posicionado para impactar positivamente a vida das pessoas.

Com UNFPA Brasil