Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Censo Agropecuário

IBGE participa da Agrishow e destaca preparativos para realização do Censo Agro 2026

Editoria: IBGE | Ralph Izumi

03/05/2024 11h41 | Atualizado em 03/05/2024 18h25

  • Destaques

  • IBGE visita Agrishow, maior feira do agronegócio da América Latina, com estimativa de mais de 195 mil visitantes.
  • Esta é a primeira vez que o Instituto participa da feira, localizada no município de Ribeirão Preto (SP).
  • A presidência do IBGE dialogou com entidades importantes do setor, como Abag e Abimaq, no intuito de realizar futuros acordos de cooperação técnica.
IBGE dialoga com a Abag - Foto: Ralph Izumi

Na última terça-feira, dia 30, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) participou da Agrishow 2024, a maior feira do agronegócio da América Latina. O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, esteve no evento realizando diálogos com entidades representativas do setor para falar dos preparativos para o Censo Agro 2026. O Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola é a principal e mais completa investigação estatística e territorial sobre a estrutura, a dinâmica e o nível de produção da atividade agropecuária brasileira.

No último Censo Agro (2017), foram identificados cerca de 5,1 milhões de estabelecimentos que se adequavam às atividades agropecuária, florestal ou aquícola. Participando pela primeira vez na Agrishow, o IBGE dialogou em busca de firmar acordos de cooperação técnica para aprimorar a realização do Censo, no intuito de coletar informações que possam retratar de modo mais preciso a realidade da agropecuária brasileira.

Em coletiva de imprensa com João Marchesan, presidente da Agrishow e vice-presidente da Abimaq, Pochmann afirmou que o IBGE está formando comitês técnicos consultivos com especialistas de várias áreas para que esse Censo Agro seja realizado com êxito. “Vamos construir também um conselho de orientação. Seria importante contar com a presença de todos aqueles que atuam no complexo agropecuário do Brasil”, disse o presidente do IBGE.

Presidente durante coletiva de imprensa realizada pela Abimaq - Foto: Ralph Izumi

Já Marchesan ressaltou em sua fala a relevância deste Censo para o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas voltadas ao segmento agropecuário brasileiro, um dos setores econômicos mais dinâmicos do país. “O Censo Agro 2026 será de fundamental importância para que o setor tenha elementos e subsídios para a tomada de decisões”, afirmou o presidente da Agrishow.

O superintendente do IBGE no Estado de São Paulo, Franciso Barcia, exemplificou as ações preparativas do Censo Agro em São Paulo. "Já foram realizadas mais de 430 reuniões com o poder público, no intuito de realizar com sucesso esse Censo. Com certeza, essa articulação institucional que o IBGE promove será fundamental para que os estabelecimentos recebam nossos recenseadores da melhor forma possível".

Pochmann e presidente da Agrishow após a coletiva de imprensa - Foto: Ralph Izumi

IBGE realiza diálogos com Abag e Abimaq

Em participação na Feira, o primeiro diálogo do IBGE foi realizado com a diretoria da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). Estavam presentes, além de Pochmann e Barcia, o chefe de agências do IBGE São Paulo, Rafael Carvalho, o vice-presidente da Abag, Ingo Pogler, e Gislaine Balbinot, diretora-executiva da Abag.

IBGE e Abag se reúnem para diálogo sobre Censo Agro - Foto: Ralph Izumi

Pogler abriu o diálogo frisando a importância da agricultura para o país. "Somos os maiores produtores de carne e soja do mundo; ou seja, o agronegócio tem uma grande importância para a economia do país, gerando empregos e desenvolvimento econômico. Temos inúmeros gargalos no setor, como a questão de estocagem, transporte, entre outras outros; desse modo, é fundamental que o IBGE, como instituição de pesquisa e estatística, nos auxilie a identificar onde estão os nossos desafios, para que possamos desenvolver cada vez mais o nosso setor", avaliou Pogler.

Na sequência, Pochmann fez um breve histórico do IBGE e afirmou que o Instituto tem interesse em realizar uma nova pesquisa amostral anual sobre a situação dos estabelecimentos no campo. Além disso, expressou o interesse em realizar futuros acordos de cooperação técnica entre Abag e o IBGE. "Devemos pensar na possibilidade de um acordo técnico entre ambas as instituições. O Instituto sabe da importância do agronegócio para o desenvolvimento do país; desse modo, um acordo de cooperação é fundamental para troca de informações".

Em seguida, Pochmann reuniu-se com a direção da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), e destacou o interesse em realizar também um acordo de cooperação técnica com esta entidade. "Conforme dados da Nasa e compartilhados pelo IBGE, a produção mundial agrícola equivale a 1,9 bilhão de hectares. O Brasil ocupa o 5º lugar no mundo, com 3,4% desse montante, perdendo apenas para a Índia (9,6%), Estados Unidos (9%), China (8,8%) e Rússia (8,3%); dessa maneira, o Censo Agro 2026 precisa do apoio das maiores entidades desse setor, para que possamos realizar uma pesquisa completa e que promova um crescimento exponencial do agronegócio no país”, concluiu o presidente do IBGE.

Agrishow 2024

A feira é uma iniciativa das principais entidades do agronegócio no país: Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos), Faesp (Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo) e SRB (Sociedade Rural Brasileira).

Pochmann durante entrevista para a Agrishow - Foto: Ralph Izumi

Em sua 29ª edição, a feira reúne, em cinco dias de evento, mais de 800 marcas expositoras e mais de 195 mil visitantes em 530.000 m² de área. “Importante notar que o contínuo aperfeiçoamento das máquinas, implementos agrícolas e o advento da digitalização na agricultura constituem importantes fatores de aumento da produtividade das lavouras e da competitividade do agronegócio brasileiro”, destaca João Marchesan, presidente da Agrishow.