Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE prepara indicadores ODS para relatório que o Brasil vai apresentar em evento da ONU

Editoria: IBGE

07/02/2024 14h10 | Atualizado em 08/02/2024 08h52

Foto: Márcio Costa/Agência IBGE Notícias

Em reunião realizada ontem (6 de fevereiro), o IBGE iniciou as discussões sobre as ações a serem desenvolvidas em 2024 para avançar no monitoramento e na produção de indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para o país. A primeira delas é a inclusão dos indicadores ODS no Relatório Nacional Voluntário que será apresentado pelo Brasil no Fórum Político de Alto Nível, em julho, na sede nos Estados Unidos.

Participaram da reunião coordenadores e membros do Comitê de Produção dos Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do IBGE, diretores e o presidente do IBGE, Marcio Pochmann. 

“Desde o ano passado há a retomada do grupo que está trabalhando em torno dos ODS e o IBGE faz parte desse primeiro time. Enquanto missão institucional, cabe a ele, ao retratar a realidade, fornecer como subsídios dados e informações que permitam o Brasil fazer um excelente relatório, retratando os diferentes pontos sobre os quais o IBGE pode colaborar”, avalia o presidente. 

Foto: Márcio Costa/Agência IBGE Notícias

O Fórum Político de Alto Nível é a plataforma central da ONU para o acompanhamento e revisão da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  

O IBGE é o Coordenador Nacional da Produção dos Indicadores ODS e trabalha de forma compartilhada com outras 26 instituições produtoras de dados em âmbito nacional. De acordo com a gerente de Relações Institucionais do IBGE, Denise Kronemberger, além de discutir os indicares para o Brasil apresentar na ONU, a reunião foi importante para planejar novas ações: 

“Foi um momento de diálogo para discutirmos como é que podemos avançar não só na produção dos indicadores globais que ainda faltam, mas com investir em indicadores nacionais regionais, municipais e em outros recortes que serão úteis para políticas públicas”, conclui. 

Leia sobre a instalação do Comitê ODS do IBGE

Acesse o Portal ODS