Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
IBGE comemora uma década dos ODS com nova publicação e evento
20/10/2025 10h00 | Atualizado em 20/10/2025 10h04
Em evento na Casa Brasil IBGE, será lançada, na próxima quinta-feira (23), a partir das 10h, a publicação Reflexões sobre a Agenda 2030 - 10 Anos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro (RJ). O lançamento da publicação contará com a presença da coordenadora geral do Projeto Indicadores ODS no Instituto, Denise Kronemberger, e dos pesquisadores Leonardo Athias e Barbara Cobo, que organizaram a obra, além da participação de autores dos oito capítulos. Haverá transmissão pelo canal IBGE Digital.
O projeto comemora o histórico do trabalho de coordenação do IBGE e instituições colaboradoras na produção de indicadores de monitoramento dos ODS, além de reflexões sobre as múltiplas dimensões da Agenda 2030, os desafios enfrentados e as lições aprendidas.
Sobre a Agenda 2030
Criada em 2015, a Agenda 2030 é integrada por 17 ODS e 169 metas de ação global para alcance até 2030, em sua maioria, abrangendo as dimensões ambiental, social e econômica do desenvolvimento sustentável, de forma integrada, indivisível e inter-relacionada.
Para monitorar os ODS, a Comissão de Estatística da ONU definiu indicadores globais com base em metodologias padronizadas internacionalmente, desenvolvidas por agências de custódia em cooperação com os países-membros. Esses instrumentos são fundamentais para monitorar e avaliar a implementação da Agenda 2030, garantindo o desenvolvimento sustentável e os compromissos inter e intrageracionais assumidos em 2015. Além disso, contribuem para o fortalecimento dos Sistemas Estatísticos Nacionais, ampliando a base de dados disponível e reforçando o papel dos institutos oficiais na coordenação e produção de estatísticas públicas.
Conheça cada capítulo da nova publicação
O primeiro capítulo da publicação Reflexões sobre a Agenda 2030 - 10 Anos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável traça o histórico da produção dos indicadores, discorre sobre a inserção do IBGE na Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Cnods, e aponta os desafios mais gerais observados e as lições aprendidas nesse processo. Já o segundo capítulo contempla a dimensão ambiental da Agenda 2030, bem como a sua transversalidade, com exemplos pautados nos seguintes ODS: 12 - Consumo e produção responsáveis; 13 - Ação contra a mudança global do clima; 14 - Vida na água; e 15 - Vida terrestre.
O terceiro capítulo abarca a dimensão social da Agenda 2030, com exemplos que realçam os seguintes ODS: 1 - Erradicação da pobreza; 2 - Fome zero e agricultura sustentável; 3 - Saúde e bem-estar; 4 - Educação de qualidade; 8 - Trabalho decente e crescimento econômico; 10 - Redução das desigualdades; e 16 - Paz, justiça e instituições eficazes. No quarto capítulo, a publicação aborda a dimensão econômica da Agenda 2030, com exemplos para os seguintes ODS: 2 - Fome zero e agricultura sustentável; 8 - Trabalho decente e crescimento econômico; e 9 - Indústria, inovação e infraestrutura.
Na sequência, o quinto capítulo reflete sobre a desagregação de dados por características que impedem ou ameaçam impedir determinados segmentos da sociedade de alcançar as metas acordadas para todos os grupos populacionais, bem como sobre a interseccionalidade de fatores que torna alguns segmentos mais propensos a serem deixados para trás. No sexto capítulo, os autores trazem um panorama da publicação dos dados geoespaciais dos indicadores ODS por meio da Plataforma Geográfica Interativa (PGI), comenta as principais funcionalidades dessa ferramenta, e trata dos processos de construção dos dados geoespaciais representados pelos geosserviços.
O sétimo capítulo compreende as atividades de pesquisa desenvolvidas na Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE, braço acadêmico do IBGE, relacionadas aos ODS. O oitavo capítulo, por fim, versa sobre o ODS 18 - Igualdade étnico-racial, que, lançado pelo Brasil em 2023, visa eliminar o racismo e a discriminação, em todas as suas formas, contra os povos indígenas e afrodescendentes.
SERVIÇO
Reflexões sobre a Agenda 2030 - 10 Anos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Data: 23 de outubro de 2025
Horário: 10h às 12h, com credenciamento às 9h
Local: Auditório da Casa Brasil IBGE (Palácio da Fazenda - Av. Presidente Antônio Carlos, 375 - Térreo - Centro - Rio de Janeiro/RJ)
Assista online: IBGE Digital