Amazônia Legal
Em Belém, IBGE divulga publicação Áreas Protegidas na Amazônia Legal: um retrato ambiental e estatístico
11/11/2025 11h45 | Atualizado em 11/11/2025 15h55
No contexto da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), o IBGE promove amanhã (12) evento de lançamento da publicação Áreas Protegidas na Amazônia Legal: um retrato ambiental e estatístico, na Casa Brasil IBGE Belém, no Pará. O evento contará com a participação online da equipe responsável pela publicação, Marta de Oliveira Antunes, gerente de Povos e Comunidades Tradicionais; André Pelech, gerente de Mapeamento de Recursos Naturais; e Fernando Souza Damasco, gerente técnico do Censo Demográfico. O evento terá ainda a presença do superintendente estadual do Pará, Rony Helder Nogueira Cordeiro, e representantes de outros órgãos públicos. Haverá transmissão ao vivo pelo IBGE Digital.
O estudo traz um recorte especial a partir de dados que já foram divulgados pelo IBGE. O retrato estatístico apresenta a quantidade de habitantes nas Áreas Protegidas, que são as Unidades de Conservação, Terras Indígenas e Territórios Quilombolas na Amazônia Legal com base no Censo Demográfico 2022. A publicação traz informações sobre sexo e idade da população; pertencimento étnico-racial; situação de alfabetização das pessoas de 15 anos ou mais; e condições de saneamento básico nessas áreas. O retrato ambiental aborda os aspectos dos meios físico e biótico da região, bem como os tipos vegetacionais predominantes nesses territórios de acordo com a base de dados de 2023 do Banco de Informações Ambientais (BDiA).
Áreas Protegidas da Amazônia Legal
A Amazônia Legal abrange os estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão, ocupando mais da metade do território brasileiro.
As Unidades de Conservação foram definidas como espaços territoriais e seus recursos ambientais, com características naturais relevantes, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção, e determina critérios e normas para sua criação, implantação e gestão.
As Terras Indígenas englobam as terras tradicionalmente ocupadas pelos indígenas, isto é, as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.
Os Territórios Quilombolas são aqueles utilizados para a garantia da reprodução física, social, econômica e cultural pelas comunidades quilombolas, as quais correspondem aos grupos étnico-raciais, segundo critérios de autoatribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica.
SERVIÇO
Lançamento da publicação “Áreas Protegidas na Amazônia Legal: um retrato ambiental e estatístico”
Data: 12 de novembro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 10h
Local: Casa Brasil IBGE COP Belém - Espaço Recreativo (Vadião) - Térreo. Universidade Federal do Pará (UFPA)
Endereço: Rua Augusto Corrêa, 01. Campus Universitário Guamá - Setor Básico 1. Bairro Guamá.
